.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 27 de abril de 2021

-Quem crer em Jesus, crê em Deus Pai-José Salviano

 

28 de Abril de 2021-Ano B

 

Evangelho Jo 12,44-50

 


PRIMEIRA LEITURA

1ª Leitura - At 12,24 - 13,5a

Separai para mim Barnabé e Saulo.

Leitura dos Atos dos Apóstolos 12,24 - 13,5a

Naqueles dias:
A palavra do Senhor crescia e se espalhava cada vez mais.
Barnabé e Saulo, tendo concluído seu ministério,
voltaram de Jerusalém,
trazendo consigo João, chamado Marcos.
Na igreja de Antióquia, havia profetas e doutores.
Eram eles: Barnabé, Simeão, chamado o Negro,
Lúcio de Cirene, Manaém,
que fora criado junto com Herodes, e Saulo.
Um dia, enquanto celebravam a liturgia,
em honra do Senhor, e jejuavam,
o Espírito Santo disse:
'Separai para mim Barnabé e Saulo,
a fim de fazerem o trabalho para o qual eu os chamei.'
Então eles jejuaram e rezaram,
impuseram as mãos sobre Barnabé e Saulo,
e deixaram-nos partir.
Enviados pelo Espírito Santo,
Barnabé e Saulo desceram a Selêucia
e daí navegaram para Chipre.
Quando chegaram a Salamina,
começaram a anunciar a Palavra de Deus
nas sinagogas dos judeus.
Eles tinham João como ajudante.
Palavra do Senhor.

 

REFLEXÃO

O anúncio da palavra de Deus crescia  de forma extraordinária.  Os apóstolos  eram como  homens  santos animados e inspirados  pelo Espírito de Deus, eles faziam prodígios, muitos milagres, e  os seus argumentos eram imbatíveis.  Porém, não eram eles quem  falavam, mais sim, o poder de Deus sobre eles. Era o Espírito Santo que falava por meio das suas bocas, igual ao que aconteceu com os profetas.

Eles estavam embebidos da força  de Deus como uma esponja embebida em água. Não tinham medo, não mediam esforços, e eram incansáveis.

Queridas irmãs e irmãos. Que Deus nos dê esta mesa força e coragem para viver  a palavra de Deus,  e quem sabe até para anunciá-la como o fizeram os apóstolos.

 

EVANGELHO

Evangelho - Jo 12,44-50

Eu vim ao mundo como luz.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 12,44-50

Naquele tempo:
Jesus exclamou em alta voz:
'Quem crê em mim,
não é em mim que crê,
mas naquele que me enviou.
Quem me vê,
vê aquele que me enviou.
Eu vim ao mundo como luz,
para que todo aquele que crê em mim
não permaneça nas trevas.
Se alguém ouvir as minhas palavras e não as observar,
eu não o julgo,
porque eu não vim para julgar o mundo,
mas para salvá-lo.
Quem me rejeita e não aceita as minhas palavras
já tem o seu juiz:
a palavra que eu falei
o julgará no último dia.
Porque eu não falei por mim mesmo,
mas o Pai, que me enviou,
ele é quem me ordenou o que eu devia dizer e falar.
E eu sei que o seu mandamento é vida eterna.
Portanto, o que eu digo,
eu o digo conforme o Pai me falou.'
Palavra da Salvação.

 

REFLEXÃO

 

Como disse Jesus,  quem crer nele, na verdade, não é nele que crer, mais no Pai que o enviou ao mundo com a missão de salvar a humanidade do pecado. A nossa fé precisa ser uma fé científica, e não uma fé ingênua.  Nós cremos em Deus por Jesus Cristo. Ou seja, cremos, pelos milagres extraordinários e magníficos realizados pelo seu Filho que foi enviado a nós.  Os poderes de Jesus comprovam a  sua divindade. Por tanto, não temos dúvida  de que  Deus existe, pois Jesus nos leva ao Pai.

Jesus é a luz que veio  ao mundo para nos iluminar, e não nos deixar tropeçar nesta estrada cheia de buracos,  estrada escura, estrada  mergulhada nas trevas do pecado. Existem muitas coisas que nos arrastam para as trevas, para o pecado.  E a luz de Jesus é que nos impede de cair nestes buracos fatais.

Jesus não veio a este mundo para nos condenar, mas sim, para nos dar tudo o que  necessitamos para  promover, para preparar a nossa salvação eterna.

Quem me rejeita e não aceita as minhas palavras  já tem o seu juiz:
a palavra que eu falei o julgará no último dia.

A nossa possível condenação acontecerá  de forma automática.  Pois a na verdade somos nós mesmos que nos condenamos. Segundo as palavras de Jesus, quem não crer, automaticamente já está condenado.

Por outro lado, quem crer somente, não basta! É preciso crer e praticar a palavra de Deus.

Neste Evangelho Jesus frisa muito bem que Ele é o próprio Deus descido do Céu, o próprio Deus visível, humano e divino, o próprio Deus feito homem.  Desse modo, quem viu Jesus, viu o Pai: “Quem me vê, vê aquele que me enviou”.   E Jesus disse estas palavras em alta voz, sem medo do que o esperava por afirmar que Ele era Deus.

Jesus disse mais: “Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas”.

Deus criou o mundo e separou o dia da noite. Durante o dia o Sol, essa bola de fogo composta de matérias incandescentes, nos ilumina, nos deixa espertos para o trabalho, para  buscar a nossa sobrevivência. A luz do sol nos ilumina para que não tropeçamos nos buracos do caminho.

Depois do dia vem a noite que nos convida ao repouso, a recarga da nossa bateria, para que no outro dia possamos recomeçar com disposição a nossa caminhada, a nossa luta diária pela sobrevivência.

 

A luz do Sol nos lembra a luz divina. Jesus veio nos iluminar a nossa mente, veio nos mostrar como devemos ser, como devemos fazer, como devemos nos desviar dos perigos do corpo e da alma.

Jesus é a Luz que nos mostra o caminho certo, sem tropeços. O caminho da justiça, da honestidade, da fraternidade, da ajuda, do perdão, da oração, da aceitação do outro, e da união do cristão, com a Trindade Santa. Este é o caminho certo, o caminho que um dia nos levará a casa do Pai.

 

Jesus não foi um impostor como muitos judeus pensaram. Jesus não foi apenas um homem sábio, ou um mágico, que falava por si mesmo. Mas sim, Jesus falava o que o Pai ordenou para ele dizer.

 

E assim é que devemos ser quando  estamos conversando com as pessoas, quando vamos catequisar. O que sai da nossa boca, não deve ser coisa nossa, mas sim, devemos falar o que o Espírito de Deus nos manda falar.  Portanto, precisamos estar unidos a Cristo pela Eucaristia, pela oração e pelo amor ao próximo, para que isso aconteça com sucesso.

 

 

Tenha um bom dia. José Salviano

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário