.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 20 de abril de 2021

-EU E O PAI SOMOS UM-José Salviano

 

27 de Abril de 2021-Ano B

 

Evangelho Jo 10,22-30

 


1ª Leitura - At 11,19-26

Começaram a pregar também aos gregos,
anunciando-lhes a Boa Nova do Senhor Jesus.

Leitura dos Atos dos Apóstolos 11,19-26

Naqueles dias:
Aqueles que se haviam espalhado
por causa da perseguição que se seguiu à morte de Estêvão,
chegaram à Fenícia, à ilha de Chipre
e à cidade de Antioquia,
embora não pregassem a Palavra
a ninguém que não fosse judeu.
Contudo, alguns deles,
habitantes de Chipre e da cidade de Cirene,
chegaram a Antioquia
e começaram a pregar também aos gregos,
anunciando-lhes a Boa Nova do Senhor Jesus.
E a mão do Senhor estava com eles.
Muitas pessoas acreditaram no Evangelho
e se converteram ao Senhor.
A notícia chegou aos ouvidos da Igreja
que estava em Jerusalém.
Então enviaram Barnabé até Antioquia.
Quando Barnabé chegou
e viu a graça que Deus havia concedido,
ficou muito alegre e exortou a todos
para que permanecessem fiéis ao Senhor,
com firmeza de coração.
É que ele era um homem bom,
cheio do Espírito Santo e de fé.
E uma grande multidão aderiu ao Senhor.
Então Barnabé partiu para Tarso, à procura de Saulo.
Tendo encontrado Saulo, levou-o a Antioquia.
Passaram um ano inteiro trabalhando juntos naquela Igreja,
e instruíram uma numerosa multidão.
Em Antioquia os discípulos foram, pela primeira vez,
chamados com o nome de cristãos.
Palavra do Senhor.

 

REFLEXÃO

Os apóstolos espalhavam a palavra de Deus por odos os cantos com uma coragem nunca vista até então.  Cheios do Espírito Santos, as palavras fluíam em suas bocas, pois  elas eram pura inspiração do Espírito de Deus que os acompanhava 24 horas. E a mão do Senhor estava com eles.

Irmãs e irmãos. Deixemos  que o Espírito Santo invada o nosso ser, e ilumine os nossos pensamentos,  nos  ensinando  tudo o que devemos fazer para conseguir fazer a vontade do Pai, e para resolver os nosso problemas pessoais,  e também  nos dando força para fazer o bem e evitar o mal.  Pois sabemos que isso não é lá nada fácil.  Não só pelas dificuldades do mundo,  pela influência dos  “amigos”,  mais acima de tudo por nós mesmos,  ou seja, pelo nosso egoísmo, nosso comodismo,  e  por vezes pela nossa fraca fé.

Somente o Espírito Santo nos ilumina, nos inspira, nos dá a força e coragem para enfrentar  todos os obstáculos desta caminhada terrestre, para  conseguir seguir  em frente mesmo diante do sofrimento.

 

EVANGELHO

Evangelho - Jo 10,22-30

Eu e o Pai somos um.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 10,22-30

Celebrava-se, em Jerusalém,
a festa da Dedicação do Templo.
Era inverno.
Jesus passeava pelo Templo,
no pórtico de Salomão.
Os judeus rodeavam-no e disseram:
'Até quando nos deixarás em dúvida?
Se tu és o Messias, dize-nos abertamente.'
Jesus respondeu:
'Já vos disse, mas vós não acreditais.
As obras que eu faço em nome do meu Pai
dão testemunho de mim;
vós, porém, não acreditais,
porque não sois das minhas ovelhas.
As minhas ovelhas escutam a minha voz,
eu as conheço e elas me seguem.
Eu dou-lhes a vida eterna
e elas jamais se perderão.
E ninguém vai arrancá-las de minha mão.
Meu Pai, que me deu estas ovelhas,
é maior que todos,
e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai.
Eu e o Pai somos um.'
Palavra da Salvação.

 

REFLEXÃO

Ao ser interrogado pelos judeus se Ele era ou não o Messias  prometido, Jesus mostra que as suas obras falam por si. Elas dão testemunho da sua divindade,  e que os judeus não acreditavam por que não tinha  fé, por que não são como os seus seguidores humildes,  que representavam o seu verdadeiro rebanho, as suas ovelhas que conheciam e obedeciam a sua voz.

EU E O PAI SOMOS UMJesus disse: “Eu e o Pai somos um”.

Aqui está a verdade para aqueles que acreditam e falam abertamente aos gritos por aí, que Jesus é somente o filho de Deus. Jesus com o Pai e o Espírito Santo, forma um só Deus Uno e Trino.

Jesus não é somente o Filho de Deus, mas, é o próprio Deus como ele mesmo o afirmou:  “Eu e o Pai somos um”.

Esta frase de Jesus nos mostra a sua divindade, a sua verdadeira identidade ela nos revela que Ele não é apenas o filho de Deus como alguns pensam, mais sim, Jesus é o próprio Deus feito homem.  Ele é a segunda pessoa da Trindade Santa!

EU E O PAI SOMOS UM – Esta frase para os judeus era pura blasfêmia. Eles não se conformavam de que Jesus sendo homem, Ele se apresentava como sendo Deus.  E esta foi umas das causas da sua condenação.

Jesus passeava pelo Templo, quando foi abordado pelos judeus que lhe perguntaram: Até quando nos deixarás em dúvida?  Se tu és o Messias, dize-nos abertamente.

Jesus respondeu que já havia dito, mas eles não acreditaram. Porque eles, os judeus, não faziam parte das suas ovelhas.

Hoje também, Jesus através da sua Igreja vive diariamente dizendo que Ele é o Messias mais muitos não acreditam. Porque não são do seu rebanho. Os que ignoram a pessoa do Messias são aqueles que pertencem ao rebanho do capitalismo, e da diversão sem limites, além da busca do dinheiro fácil, por meio da corrupção.

Caríssimas e caríssimos. Sejamos do rebanho de Cristo, e acreditemos em sua pessoa e em suas palavras. Pois foram as suas obras milagrosas que nos confirmaram a sua divindade.  “As obras que eu faço em nome do meu Pai dão testemunho de mim”

Vamos nos comportar, vamos agir como membros do seu rebanho. Escutemos a sua voz, pois é Ele que nos dá a vida eterna.  Não nos abandona mesmo quando pecamos.

 As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem” .  Minhas irmãs e meus irmãos. Vamos fazer parte deste rebanho, vamos escutar a voz de Jesus que está no Evangelho, nas explicações de Paulo, e nas demais cartas, nas homilias dos sacerdotes, nos conselhos dos nossos pais.

Não sejamos surdos aos apelos e chamados de Deus para mudar a nossa vida e caminhar rumo a uma conversão definitiva, pois Jesus nos conhece a cada um de nós, e quer que nos demos bem nesta vida, quer que nos preparemos para um dia estar na glória eterna.  E para  que isso aconteça, precisamos seguir o Pastor, seguir Jesus o Filho de feito homem para nos mostrar o caminho da salvação.

 

        Tenha um bom dia.  José Salviano

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário