.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 31 de janeiro de 2021

Uma nova maneira de ser e de viver-Helena Serpa

 

4 DE FEVEREIRO DE 2021

 

QUINTA FEIRA – 4ª. SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor verde

 

1ª. Leitura – Hb 12, 18-19.21-24

 

Leitura da Carta aos Hebreus 12,18-19.21-24

Irmãos: 18Vós não vos aproximastes de uma realidade palpável:
'fogo ardente e escuridão, trevas e tempestade, 19som da trombeta e voz poderosa', que os ouvintes suplicaram não continuasse, 21Eles ficaram tão espantados com esse espetáculo,
que Moisés disse: 'Estou apavorado e com medo'. 22Mas vós vos aproximastes do monte Sião e da cidade do Deus vivo, a Jerusalém celeste; da reunião festiva de milhões de anjos; 23da assembleia dos primogênitos, cujos nomes estão escritos nos céus; de Deus, o Juiz de todos; dos espíritos dos justos, que chegaram à perfeição;
24de Jesus, mediador da nova aliança, e da aspersão do sangue mais eloquente que o de Abel. Palavra do Senhor

 

Reflexão – “a comunhão dos santos!”

Por meio de Jesus Cristo nós temos acesso ao Pai e, por isso, podemos, desde já, participar da reunião festiva, juntamente com milhões de anjos e santos, no céu. A Nova Aliança que Deus fez conosco por meio da Morte e Ressurreição de Jesus é uma aliança espiritual que tem como resultado a nossa proximidade com Ele para a vivência de uma maior intimidade. Portanto, é uma aliança diferente daquela que antes fora feita com Moisés e o povo no deserto.    A realidade do céu já se manifesta hoje dentro do nosso coração e podemos conviver com ela, apesar de que não nos seja palpável com as mãos humanas, nem visível por nossos olhos físicos, nem tampouco audível pelos nossos ouvidos anatômicos, mas vivenciada pela comunhão dos santos. A nossa alma já participa do cortejo que se aproxima da Jerusalém celeste, isto é, do céu onde os nossos nomes já estão escritos.   Diante do exposto, todos nós que mantemos comunhão com Jesus, já podemos antever as primícias de uma vida abundante que nos foi alcançada por Ele e que é para nós, o Trono da graça de Deus. Como está a sua intimidade com o Pai? – Você sabia que Jesus veio abrir a porta do céu para que você possa conversar com Ele? – Você sente a presença de Deus? – Você pensa no céu?

 

Salmo 47, 2-3a. 3b-4. 9. 10-11 (R. Cf. 10)

 

R. Recordamos, ó Senhor, vossa bondade em meio ao vosso templo.

2Grande é o Senhor e muito digno de louvores *
na cidade onde ele mora;
3aseu Monte santo, esta colina encantadora *
é a alegria do universo.R.

3bMonte Sião, no extremo norte situado, *
és a mansão do grande Rei!
4Deus revelou-se em suas fortes cidadelas *
um refúgio poderoso.R.

9Como ouvimos dos antigos, contemplamos: *
Deus habita esta cidade,
a cidade do Senhor onipotente, *
que ele a guarde eternamente!R.

10Recordamos, Senhor Deus, vossa bondade *
em meio ao vosso templo;
11com vosso nome vai também vosso louvor *
aos confins de toda a terra.R.

 

Reflexão - O Senhor é digno de louvores na cidade em que habita. A cidade onde mora o Senhor é o nosso coração. Ele é a mansão do grande Rei. É no nosso coração que o Senhor revela seus mistérios para nós. Somos templos do Espírito Santo, por isso Deus nos guarda eternamente. Se nos conscientizarmos dessa verdade a alegria dentro de nós será sempre renovada e grande júbilo levaremos para todo o universo.

 

Evangelho – Mc 6,7-13

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 6,7-13

Naquele tempo: 7Jesus chamou os doze, e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros.
8Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura.
9Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas. 10E Jesus disse ainda: 'Quando entrardes numa casa,
ficai ali até vossa partida. 11Se em algum lugar não vos receberem, nem quiserem vos escutar, quando sairdes, sacudi a poeira dos pés, como testemunho contra eles!' 12Então os doze partiram e pregaram que todos se convertessem. 13Expulsavam muitos demônios e curavam numerosos doentes, ungindo-os com óleo. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “uma nova maneira de ser e de viver”

Assim como enviou os doze apóstolos, dois a dois, recomendando-lhes o completo despojamento das coisas materiais, Jesus, hoje, nos convoca a assumir uma postura diferente diante da realidade da nossa vida. O que aconselhou aos doze, Ele também o faz a nós, a fim de que na nossa caminhada aqui na terra possamos ajudá-Lo, a instaurar no mundo uma nova maneira de ser e de viver no amor e na fraternidade, sem dependência das coisas materiais que nos escravizam. Por isto, Ele nos ensina a caminhar em unidade com os irmãos, nunca seguindo sozinhos (as) e a nos despojar de coisas que não são as essenciais para a nossa trajetória.  Quando nos despojamos da nossa humanidade, dos nossos interesses e das nossas motivações e levamos ao mundo a boa notícia da salvação de Jesus, nós estamos também renunciando à segurança da nossa capacidade intelectual, financeira, material para dar verdadeiro testemunho dos bens espirituais que Jesus nos manda espalhar.    O Cajado é a Sua Palavra que nos guia, nos orienta e ilumina os nossos passos.  As sandálias aos pés são a oração e a vivência dos sacramentos que nos dão respaldo e firmeza para caminhar sem nos machucar.  Se fizermos uma avaliação do que é essencial na nossa vida, perceberemos de que não precisamos de pão, de sacola, de dinheiro, mas sim de confiança na providência e na misericórdia do Senhor e no poder do Seu Espírito.    Jesus nos recomenda para que tenhamos perseverança, por isso não precisamos também ficar mudando de lugar a todo instante.   Ele não nos envia para longe, Ele quer nos ensinar essa nova mentalidade a partir dos nossos relacionamentos familiares, da nossa convivência harmoniosa com as pessoas– Você acha que precisa de muitas coisas para dar testemunho de Jesus?  – Quais as armas que você está usando para conquistar a sua família? – Qual a impressão que você está deixando dentro da sua casa em relação à influência do Evangelho na sua vida? – Você está sendo coerente com o ser um (a) evangelizador (a)?   

 

2 comentários:

  1. José Maria Nascimento4 de fevereiro de 2021 às 04:07

    Obrigado Senhor, obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir