.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Obedecer a Deus é o nosso maior motivo-Helena Serpa

 

18 DE JANEIRO DE 2021

SEGUNDA FEIRA – 2ª SEMANA DO

TEMPO COMUM

Cor Verde

1ª. Leitura – Hb 5, 1-10

 

Leitura da Carta aos Hebreus 5,1-10

1Todo sumo sacerdote é tirado do meio dos homens e instituído em favor dos homens nas coisas que se referem a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados.  2Sabe ter compaixão dos que estão na ignorância e no erro, porque ele mesmo está cercado de fraqueza. 3Por isso, deve oferecer sacrifícios tanto pelos pecados do povo, quanto pelos seus próprios. 4Ninguém deve atribuir-se esta honra, senão o que foi chamado por Deus, como Aarão. 5Deste modo, também Cristo não se atribuiu a si mesmo a honra de ser sumo sacerdote, mas foi aquele que lhe disse: 'Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei'. 6Como diz em outra passagem: 'Tu és sacerdote para sempre, na ordem de Melquisedec.' 7Cristo, nos dias de sua vida terrestre, dirigiu preces e súplicas, com forte clamor e lágrimas, àquele que era capaz de salvá-lo da morte. E foi atendido, por causa de sua entrega a Deus. 8Mesmo sendo Filho, aprendeu o que significa a obediência a Deus por aquilo que ele sofreu. 9Mas, na consumação de sua vida, tornou-se causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem. 10De fato, ele foi por Deus proclamado sumo sacerdote na ordem de Melquisedec. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “ser sacerdote a exemplo de Cristo”

Antes, todo sumo sacerdote era tirado do meio dos homens para oferecer sacrifícios pelos pecados dos homens e, pelos seus próprios pecados. Mesmo sem ter pecado Jesus Cristo foi estabelecido Sumo Sacerdote por chamado do próprio Pai que o constituiu pela palavra: “tu és Sacerdote para sempre”, para se oferecer pelo pecado dos homens. Apesar de ser distinguido pelo Pai, Jesus revelou a sua humildade, pois não atribuiu a si mesmo essa honra. Foi humilde até as lágrimas quando dirigiu preces e súplicas ao Pai para que O salvasse da morte. Pela sua humildade e entrega Jesus é o exemplo do sacerdote perfeito. O sacerdote é aquele que consome a sua vida pela causa da salvação dos seus irmãos. Pelo Batismo, todos nós somos também chamados (as) a ser sacerdotes, oferecendo a nossa vida em oblação a fim de salvar almas. A obediência de Jesus é o parâmetro para que  também nos tornemos causa de salvação eterna para os nossos irmãos. Mesmo que soframos, mesmo que seja difícil, seremos também, depois, gratificados (as), a exemplo de Cristo. Muitas vezes, por causa das dificuldades que enfrentamos somos tentados (as) a desanimar ou nos rebelar e esquecemos de que, o seguimento de Cristo implica na aceitação da vontade do Pai e na confiança na Sua proteção. – Você é uma pessoa obediente ou rebelde? – Você é daquelas pessoas que não admite passar por necessidades e sofrimentos? – O que você acha do exemplo de Jesus?   

 

Salmo 109,1. 2. 3. 4 (R. 4bc)

 

R. Tu és eternamente sacerdote segundo a ordem do rei Melquisedec!

1Palavra do Senhor ao meu Senhor:* 'Assenta-te ao lado meu direito até que eu ponha os inimigos teus* como escabelo por debaixo de teus pés!' R. 

2O Senhor estenderá desde Sião vosso cetro de poder, pois Ele diz:* 'Domina com vigor teus inimigos;R 

3tu és príncipe desde o dia em que nasceste; na glória e esplendor da santidade,* como o orvalho, antes da aurora, eu te gerei!' R. 
4Jurou o Senhor e manterá sua palavra: 'Tu és sacerdote eternamente,* segundo a ordem do rei Melquisedec!' R.

 

Reflexão - O salmista já predizia a missão de Jesus Cristo como sacerdote. Jesus foi, depois do sofrimento, exaltado e está sentado à direita do Pai. O salmo refere-se justamente á realeza de Jesus, o Salvador que ainda viria, mas já o proclama príncipe desde o dia em que nasceu. Embora os inimigos ainda dominassem, ele sabia que a salvação viria breve.

 

 

Evangelho – Mc 2, 18-22

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 2,18-22

Naquele tempo: 18Os discípulos de João Batista e os fariseus
estavam jejuando. Então, vieram dizer a Jesus: 'Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, e os teus discípulos não jejuam?' 19Jesus respondeu: 'Os convidados de um casamento poderiam, por acaso, fazer jejum, enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo está com eles, os convidados não podem jejuar. 20Mas vai chegar o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; aí, então, eles vão jejuar. 21Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha; porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda. 22Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque o vinho novo arrebenta os odres velhos e o vinho e os odres se perdem. Por isso, vinho novo em odres novos'. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “obedecer a Deus é o nosso maior motivo”

Para que possamos fazer sacrifícios ou jejuar, é preciso que tenhamos um motivo justo. Para nós, cristãos o maior motivo será a obediência à Palavra do Senhor e Ele não nos pede nada apenas para cumprir tabela ou por obrigação. Tudo o que fizermos em obediência à Palavra de Deus terá ressonância dentro de nós e, por isso, ajudará no nosso crescimento. O que nos adiantaria jejuar, por jejuar?  O que adiantaria fazer o sacrifício se o nosso coração não acompanha com um espírito obediente? Precisamos dar um sentido às nossas ações para ser sincero no que realizamos. O homem de mentalidade mundana, não entende as coisas do espírito. O remendo novo em pano velho rasga-o; o vinho novo em odre velho rompe-o.   Jesus nos adverte que, para saber entender as coisas do alto, nós precisamos nos renovar e nascer de novo com uma nova visão sobre a realidade da vida.   Para acolher o novo nós precisamos de nova mentalidade e de abertura interior a fim de que aconteça em nós a purificação necessária e nos tornemos pessoas renovadas.  Qual o sentido que você dá ao jejum? Para que finalidade você jejua? Como você se sente? - Como você tem feito as coisas para o reino de Deus?  Por amor ou por obrigação? - Você tem um coração novo ou contínua com os mesmos sentimentos de outrora?  

Um comentário: