.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

A fé dos amigos ajuda a curar-Helena Serpa

 

15 DE JANEIRO DE 2021

 

SEXTA-FEIRA  1A SEMANA DO

 

TEMPO COMUM 

Cor verde

 

1ª. Leitura – Hb 4, 1-5.11

 

Leitura da Carta aos Hebreus 4,1-5.11

Irmãos: 1Tenhamos cuidado, enquanto nos é oferecida a oportunidade de entrar no repouso de Deus, não aconteça que alguém de vós fique para trás. 2Também nós, como eles, recebemos uma boa-nova. Mas a proclamação da palavra de nada lhes adiantou, por não ter sido acompanhada da fé naqueles que a tinham ouvido, 3enquanto nós, que acreditamos, entramos no seu repouso. É assim como ele falou: 'Por isso jurei na minha ira:
jamais entrarão no meu repouso.' Isso, não obstante as obras de Deus estarem terminadas desde a criação do mundo. 4Pois, em certos lugares, assim falou do sétimo dia: 'E Deus repousou no sétimo dia de todas as suas obras', 5e ainda novamente:
'Não entrarão no meu repouso.' 11Esforcemo-nos, portanto, por entrar neste repouso, para que ninguém repita o acima referido exemplo de desobediência. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “obedecer para entrar no repouso de Deus”

Nesta Carta o Autor nos aconselha a não perder a chance de entrar no repouso de Deus como aconteceu com o povo de Israel na travessia do deserto que não acreditou e não obedeceu às orientações de Moisés, por isso não entrou no Seu repouso. Este é um tempo precioso para acolher as graças de Deus, por isso não podemos deixá-lo passar em vão. Enquanto estamos aqui na terra temos a oportunidade de entrar no repouso de Deus obedecendo a Sua Palavra, assumindo a vida eterna desde já, e vivendo a paz. Precisamos viver o reino que Jesus veio inaugurar, aqui e agora, no tempo presente. Hoje, mais do que o povo no deserto, nós temos motivos para confiar nas promessas do Senhor, pois temos a Palavra, temos a Eucaristia, temos o Espírito Santo. Se, mesmo assim, ainda não acreditamos e não obedecemos à Sua Voz, é tempo, então, de implorar o dom da fé para crescer na graça e no conhecimento de Deus. A Bíblia nos fala que Deus criou todas as coisas! Criou o homem e a mulher, viu que tudo era bom, e no sétimo dia descansou. Que possamos, também, confiando no Senhor, apesar de toda a luta da nossa vida, entrar no Seu repouso e viver desde já, a paz e a justiça que é o reino dos céus acontecendo na nossa vida terrena. – O que você tem feito para entrar no repouso de Deus? – Você tem dúvidas de que o tempo para conquistar esse repouso é hoje? – O que você entende por repouso de Deus? – Você tem paz no coração?

 

Salmo 77, 3.4bc. 6c-7. 8 (R. Cf. 7c)

 

R. Não vos esqueçais das obras do Senhor!

3Tudo aquilo que ouvimos e aprendemos, *
e transmitiram para nós os nossos pais,
4bà nova geração nós contaremos:
4cAs grandezas do Senhor e seu poder.R.

6cLevantem-se e as contem a seus filhos, *
7para que ponham no Senhor sua esperança;
das obras do Senhor não se esqueçam, *
e observem fielmente os seus preceitos.R.

8Nem se tornem, a exemplo de seus pais, *
rebelde e obstinada geração,
uma raça de inconstante coração, *
infiel ao Senhor Deus, em seu espírito.R.

 

Reflexão - O salmista nos ensina a ter sempre presente na nossa mente e na nossa vida a memória das obras do Senhor! Para isso, é necessário que tudo que ouvimos e aprendemos seja transmitido para as gerações que vêm depois de nós. Não podemos nos calar diante dos feitos do Senhor. Para que possamos construir uma família justa, é justo que apregoemos a todos os nossos filhos e filhas, as maravilhas de Deus na nossa vida, a fim de que eles (as) ponham também no Senhor a sua esperança.

 

 

Evangelho – Mc 2, 1-12

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 2,1-12
1
Alguns dias depois, Jesus entrou de novo em Cafarnaum.
Logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa. 2E reuniram-se ali tantas pessoas, que já não havia lugar, nem mesmo diante da porta. E Jesus anunciava-lhes a Palavra.
3Trouxeram-lhe, então, um paralítico, carregado por quatro homens. 4Mas não conseguindo chegar até Jesus, por causa da multidão, abriram então o teto, bem em cima do lugar onde ele se encontrava. Por essa abertura desceram a cama em que o paralítico estava deitado. 5Quando viu a fé daqueles homens,
Jesus disse ao paralítico: 'Filho, os teus pecados estão perdoados'.
6Ora, alguns mestres da Lei, que estavam ali sentados, refletiam em seus corações: 7'Como este homem pode falar assim?
Ele está blasfemando: ninguém pode perdoar pecados, a não ser Deus'. 8Jesus percebeu logo o que eles estavam pensando no seu íntimo,  e disse: 'Por que pensais assim em vossos corações?
9O que é mais fácil: dizer ao paralítico: 'Os teus pecados estão perdoados', ou dizer: 'Levanta-te, pega a tua cama e anda'?
10Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, poder de perdoar pecados, - disse ele ao paralítico: - 11eu te ordeno: levanta-te, pega tua cama, e vai para tua casa!' 12O paralítico então se levantou e, carregando a sua cama, saiu diante de todos. E ficaram todos admirados e louvavam a Deus, dizendo:
'Nunca vimos uma coisa assim'. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “a fé dos amigos ajuda a curar”

A ação dos quatro homens que apresentaram o paralítico a Jesus é uma demonstração de perseverança, de persistência e, principalmente de fé e confiança absoluta em Deus. Eles não mediram esforços e fizeram até o impossível para que aquele homem conseguisse chegar até Jesus, pois tinham certeza de que ele seria curado. Na narrativa chama-nos a atenção o fato de Jesus notar “a fé daqueles homens” que levavam o paralítico até Ele! Daí, podemos também concluir que não foi propriamente a fé do paralítico que o salvou, mas sim a fé dos seus amigos. Todos nós temos muitos amigos a quem desejamos levar a Jesus, no entanto às vezes nos sentimos impotentes por causa dos obstáculos. Jesus nos mostra a necessidade de cultivar uma fé de qualidade, perseverando até o fim, sem desistir diante das dificuldades e dos empecilhos. Há muitos “paralíticos” esperando a nossa ação para que sejam apresentados a Jesus. Nada acontece diferente na vida deles, porque nós também estamos paralisados pela incredulidade e ainda não tomamos a iniciativa de conduzi-los até Ele! Precisamos refletir qual será o espírito que nos move a levá-los. Se dizemos que temos fé por que será que duvidamos do poder de Jesus?    – Você também tem fé de que Jesus pode curar os seus amigos paralíticos? – O que você tem feito para demonstrar a sua fé? – O que você entende por “paralítico”? Para onde Jesus mandou ir o paralítico depois de curá-lo? – Na sua casa tem alguém paralítico (a)? 

3 comentários:

  1. José Maria Nascimento15 de janeiro de 2021 às 04:39

    Obrigado Senhor, obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  3. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir