.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Começar de novo-Helena Serpa

31 DE JANEIRO DE 2021

 

4º DOMINGO DO TEMPO

 

 COMUM

 

Cor Verde

1ª. Leitura - Deut 18,15-20

 

Leitura do Livro do Deuteronômio 18,15-20

Moisés falou ao povo dizendo: 15O Senhor teu Deus fará surgir para ti, da tua nação e do meio de teus irmãos, um profeta como eu: a ele deverás escutar. 16Foi exatamente o que pediste ao Senhor teu Deus, no monte Horeb, quando todo o povo estava reunido, dizendo: 'Não quero mais escutar a voz do Senhor meu Deus, nem ver este grande fogo, para não acabar morrendo'. 17Então o Senhor me disse: 'Está bem o que disseram. 18Farei surgir para eles, do meio de seus irmãos, um profeta semelhante a ti. Porei em sua boca as minhas palavras e ele lhes comunicará tudo o que eu lhe mandar. 19Eu mesmo pedirei contas a quem não escutar as minhas palavras que ele pronunciar em meu nome. 20Mas o profeta que tiver a ousadia de dizer em meu nome alguma coisa que não lhe mandei ou se falar em nome de outros deuses, esse profeta deverá morrer'. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “O que é preciso para ser profeta?”

O povo que caminhava no deserto pedia a Deus um profeta que lhe instruísse, pois temia escutar a voz do Senhor quando se manifestava acompanhada de um grande fogo. Moisés, então os exortou a permanecer atentos, pois o Senhor lhes enviaria profetas. E explicou para eles qual era o papel do profeta.   O profeta é alguém que fala em nome de Deus, para animar, para exortar, para consolar, para orientar, para admoestar, para denunciar. Deus ao longo da história enviou ao Seu povo muitos profetas para que os escutasse e permanecesse firme, ajustado ao Seu plano de amor.  Hoje, cada um de nós que fomos batizados (as) somos chamados (as), também a ser profetas. No entanto, só podemos falar em nome de Deus se estivermos ligados a Ele, em oração, em pensamento, em abertura de coração. É nosso dever permanecer em sintonia com a Palavra de Deus e escutar a sua voz no nosso coração para edificação da comunidade. Quem usa o nome de Deus de maneira leviana há de sofrer as consequências, conforme o próprio Deus afirma no trecho deste livro. Para ser profeta o homem não precisa de nenhum curso de especialização, mas deverá ter o coração rendido e o ouvido interior de sentinela. A voz de Deus produz paz, alegria, convicção. - Você tem parado para escutar a voz de Deus no seu coração? -  O que Deus tem confidenciado no seu coração você tem tido coragem de expressar?  - Você confia na voz dos profetas?

 

 Salmo - Sl 94,1-2.6-7.8-9 (R. 8)

 

R. Não fecheis o coração, ouvi hoje a voz de Deus!

1Vinde, exultemos de alegria no Senhor,*
aclamemos o Rochedo que nos salva!
2Ao seu encontro caminhemos com louvores,*
e com cantos de alegria o celebremos!R.

6Vinde adoremos e prostremo-nos por terra,*
e ajoelhemos ante o Deus que nos criou!
7Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor,
e nós somos o seu povo e seu rebanho,*
as ovelhas que conduz com sua mão.R.

8Oxalá ouvísseis hoje a sua voz:*
'Não fecheis os corações como em Meriba,
9como em Massa, no deserto, aquele dia,
em que outrora vossos pais me provocaram,*
apesar de terem visto as minhas obras'.R.

 

Reflexão - O Senhor unge as pessoas para que nos deem ensinamentos para a nossa felicidade, por isso, somos tocados pela Sua graça e poderemos ter o coração transformado. Quando escutamos alguém falando em Nome do Senhor nós também sentimos a Sua presença e o nosso espírito se alegra. Não podemos tapar os ouvidos e desprezar as palavras dos profetas, pois Deus os usa para o nosso crescimento espiritual e humano. É por meio dos Seus pastores que o Senhor cuida de nós, Seu rebanho. Somos ovelhas que Ele conduz com a Sua mão.

 

2ª. Leitura – I Cor 7,32-35

 

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 7,32-35

Irmãos: 32Eu gostaria que estivésseis livres de preocupações.
O homem não casado é solícito pelas coisas do Senhor e procura agradar ao Senhor. 33O casado preocupa-se com as coisas do mundo e procura agradar à sua mulher 34e, assim, está dividido.
Do mesmo modo, a mulher não casada e a jovem solteira têm zelo pelas coisas do Senhor e procuram ser santas de corpo e espírito.
Mas a que se casou preocupa-se com as coisas do mundo e procura agradar ao seu marido. 35Digo isto para o vosso próprio bem
e não para vos armar um laço. O que eu desejo é levar-vos ao que é melhor, permanecendo junto ao Senhor, sem outras preocupações. Palavra do Senhor! 

 

Reflexão - “solícito pelas coisas de Deus”

São Paulo aconselha às pessoas que queiram dedicar-se ao serviço do Senhor que se mantenham livres das obrigações próprias de quem abraça o matrimônio. Cada um deve meditar para perceber até que ponto é o seu chamado a entregar-se ao serviço do reino de Deus. Muitas vezes nós nem pensamos sobre isso e queremos adotar a regra que todo mundo segue quando na verdade, não era isso o que o nosso coração pedia. “O homem não casado é solícito pelas coisas do Senhor e procura agradar ao Senhor.” Com efeito, agora nós entendemos o porquê de a Igreja não permitir o casamento para os sacerdotes. Quando nos propomos a consagrar a nossa vida ao Senhor, o zelo pela Sua causa deve vir em primeiro lugar na escala dos nossos valores. No entanto, mesmo tendo escolhido a vocação do matrimônio, nós temos a oportunidade de servir ao Senhor sendo fiel ao nosso chamado dentro da nossa família e da nossa comunidade. Seria bom que todo jovem e toda jovem fizesse uma reflexão antes de abraçar o matrimônio, pois com certeza, perceberia o que mais lhe pode fazer feliz. – Você procura agradar ao Senhor em qualquer vocação que tenha abraçado? – Você é uma pessoa muito dividida entre as coisas de Deus e da sua família? – Peça ao Senhor para mostrar o que precisa ser feito, em primeiro lugar de acordo com o Seu plano para sua vida!

 

Evangelho - Mc 1,21-28

 

 + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 1,21-28

21Estando com seus discípulos em Cafarnaum, Jesus, num dia de sábado, entrou na sinagoga e começou a ensinar. 22Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei. 23Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou:
24'Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir?
Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus'. 25Jesus o intimou: 'Cala-te e sai dele!' 26Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu. 27E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: 'O que é isto?
Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!' 28E a fama de Jesus logo se espalhou por toda a parte, em toda a região da Galiléia.
Palavra da Salvação.

 

 

Reflexão - “com o poder do Espírito Santo”

Jesus tinha convicção da Sua Missão libertadora e de que era o Ungido de Deus para cumprir o Seu Plano de Salvação. Por isso, o modo como pregava, como ensinava e curava os doentes, chamava a atenção de todos que frequentavam a sinagoga. Jesus não se condicionava às regras dos fariseus e mestres da lei que com a desculpa de serem fiéis à Lei de Moisés, desprezavam as pessoas a quem o demônio aprisionava. A Sua autoridade vinha do cumprimento da vontade do Pai e até os demônios O temiam. Conscientes da nossa missão de cristãos, comprometidos com o Evangelho, nós também hoje, somos chamados a ter autoridade conforme a vontade do Pai, para, em Nome de Jesus, afugentar os espíritos malignos que insistem em escravizar a nós e as pessoas a quem encontramos. Às vezes pensamos que estes são como cãezinhos que tomam conta da nossa voz, do nosso corpo, no entanto, eles podem advir dos nossos pensamentos impuros, das nossas más intenções ou de sentimentos que não condizem com o nosso ser cristão. “Cala-te e sai dele”, foram as palavras que Jesus anunciou para expulsar o espírito mau. Nós também podemos mandar calar a quem nos perturba.  Não precisamos ter medo de lutar contra o mal, pois o Espírito Santo que habita em nós é o nosso Auxiliador, Advogado e Defensor. Entregues e abandonados (as) ao poder do Espíritonós também podemos usar de autoridade para com as “feras” que estão dentro de nós ou fora, no mundo, para tentarem perder as almas.   – O que você tem feito em Nome de Jesus? – Você tem tentado expulsar os “espíritos maus” que o perturbam? – Você fala com autoridade ou deixa dúvidas quando se expressa? – Você costuma pedir ajuda ao Espírito Santo quando fala?

 

COMEÇAR DE NOVO

 

 

“Mas desejamos que cada um de vós mostre até o fim este mesmo empenho pela plena realização da esperança, para não serdes lentos à compreensão, mas imitadores daqueles que, pela fé e a perseverança, se tornam herdeiros das promessas”. (Hb 6, 11-12)

 

Há no coração de Deus um segredo que vai se revelando enquanto caminhamos firmados nas Suas promessas. Por meio de Jesus Cristo, Deus fez conosco uma Nova Aliança, que se baseia na Sua misericórdia e no esquecimento das nossas iniquidades. Por isso, na medida em que vamos peregrinando aqui na terra, o Senhor vai renovando em nós esta Aliança e nos dando oportunidade para sempre poder recomeçar.

 

No início de mais um Ano todos nós somos chamados a abraçar uma nova chance de perseverar e deixar que Jesus Cristo, o nosso Senhor, tome conta da nossa vida e dê o Norte para as nossas ações.

 

Que neste Ano não abandonemos as nossas assembleias, sejamos perseverantes nas nossas orações comunitárias, incentivando-nos uns aos outros com atos de caridade e boas ações. Que possamos cada dia mais nos aproximar do Senhor para usufruirmos de tudo quanto Ele nos presenteia: vida, saúde, família, amigos, trabalho, casa, comida, enquanto estivermos aqui e, finalmente, a vida eterna no dia que se aproxima.

 

O propósito de Deus sempre é que tenhamos uma vida de qualidade, compartilhando com Ele as nossas dificuldades, sendo abertos (as) e disponíveis uns para com os outros. Ele não exige de nós um monte de rituais cansativos e uma longa lista de exigências, mas a concretização do Seu amor nos nossos relacionamentos. 

 

Jesus abriu para nós Um Novo Caminho para que possamos cada dia mais nos aproximar da casa do Pai. Sabemos que foi pelo Seu Sangue derramada na Cruz que tivemos acesso a este Caminho e, desde então, o que era velho na nossa vida não tem mais razão de ser.

 

Este caminho nos leva a uma vida santa e tudo isto nós podemos vivenciar no agora da nossa história com um coração sincero e cheio de fé, procurando purificar a nossa consciência das coisas que mancharam a nossa alma.

 

Nossa Senhora é o nosso modelo! Com Maria nós aprendemos a permanecer firmes aos pés da Cruz, com os olhos voltados para o céu confiantes em que os planos do Pai se renovam a cada passo da nossa caminhada.

 

Que possamos sempre começar de novo!

 

Helena Colares Serpa 

2 comentários:

  1. Parabéns, suas refeições são muito claras e objetivas, contribuem muito para o nosso entendimento, Deus lhe abençoe

    ResponderExcluir
  2. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir