.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

EU VI E DOU TESTEMUNHO: ESTE É O FILHO DE DEUS-Olivia Coutinho

 

REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 17/01/21 - Jo1, 29-34

2º DOMINGO DO TEMPO COMUM

“EU VI E DOU TESTEMUNHO: ESTE É O FILHO DE DEUS!”

Reflexão de Olivia Coutinho

Caros irmãos e irmãs em Cristo!

Neste mundo marcado por tantas injustiças é grande a necessidade de profetas, que assim como João Batista, devolva a esperança ao povo, apontando-lhe algo novo! O mundo carece de profetas que não se calem diante as injustiças, que estejam dispostos a gastar a vida para que outros tenham mais vida...
Ao anunciar a vinda do Messias, João Batista motivou o povo, reacendendo nos corações desesperançados a chama da esperança! Foi ele, quem abriu o caminho para o encontro do humano com o Divino graças ao seu testemunho, Jesus não iniciou a sua missão como um desconhecido.
O Evangelho que a Liturgia deste Domingo nos convida a refletir, nos insere na vida de Jesus que entra no coração da humanidade, apresentado pelo o profeta João Batista! Com três afirmações contundentes, João apresenta o Messias para os seus discípulos: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” “Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele.” “Eu vi e dou testemunho: este é o Filho de Deus”. João se referiu a Jesus, como “Cordeiro” símbolo da mansidão, o que não significa passividade e sim, aceitação do sacrifício em favor da nossa redenção, João assegura aos seus discípulos e hoje a nós, que seguir Jesus, é a nossa melhor escolha!
Depois de ter sido apresentado ao povo, por João Batista, Jesus começa a formar a sua primeira comunidade apostólica, o embrião da sua Igreja, tendo como seus primeiros colaboradores, alguns discípulos de João. É graças ao testemunho desta pequena comunidade, que conviveu diretamente com Jesus, participando do seu cotidiano, que hoje, nós também, assim como esses discípulos, podemos fazer esta experiência: dar testemunho de Jesus com a nossa vida.
A postura de João Batista perante aos muitos desafios, deve servir de exemplo para nós que às vezes, por medo do que possa vir pela frente, não assumimos a nossa missão. João Batista foi um profeta que não se intimidou diante os poderosos, nem mesmo na prisão ele deixou de anunciar a vinda o Messias, de chamar o povo à conversão. A sua adesão ao projeto de Deus, o levou a experimentar a força dos dois lados do coração humano: a força do amor, capaz de transformar vidas e a força do ódio, capaz de levar alguém a tirar a vida do outro como tiraram a sua vida. Isto é, tiraram a vida do homem João Batista, mas não conseguiram calar a voz do profeta, uma voz que continua ressoando nos ouvidos e no coração daqueles que graças ao seu anuncio, hoje, se dispõe a apontar Jesus ao outro: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.
É com o nosso testemunho de vida e de fidelidade ao projeto de Deus, que vamos apontando Jesus ao outro, abraçar esta missão, como fez João Batista, é pensar, é viver, é falar é mover em função do amor.

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

FIQUEM NA PAZ DE JESUS!

Reflexão de Olivia Coutinho


Um comentário:

  1. Amém. É sempre uma alegria ver suas reflexões dominicais por aqui, Olivia! Saudades, sempre deixas. Deseja que estejas Bem! Que a Luz a Iluminar tuas palavras aqui, guie toda sua vida! Obrigada!!! Você nos Ilumina.

    ResponderExcluir