.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

VAMOS CAMINHAR COM JESUS – Maria de Lourdes Cury Macedo

 

        

Domingo, 17 de janeiro de 2021.

         Evangelho de São João, 1, 35-42.

 

Estamos no 2º Domingo do Tempo Comum, que tem por objetivo nos levar ao conhecimento do Mestre, que protagoniza todo o ano litúrgico. Esse tempo nos ajuda a conhecer melhor Jesus, a quem celebramos, nos encantar por Ele, nos deixar seduzir pelo seu jeito de ser. A liturgia de hoje nos convida a dar a resposta esperada por Deus, que nos chama para caminhar com Ele, permanecer com Ele.

O Evangelho de hoje nos diz que João Batista, ao ver Jesus passar, aponta para seus dois discípulos, João e André: “Eis o Cordeiro de Deus”, que significava Messias, aquele que se sacrifica pelos pecados do povo, como faziam com o cordeiro no Templo para expiação dos pecados.

João Batista não queria discípulos para si, mas para o Messias. Diante do testemunho de João, seus dois discípulos se dispõem a seguir Jesus. André foi buscar seu irmão Simão para conhecer Jesus, dizendo: encontrei o Messias. A vocação dos dois primeiros discípulos nasce do testemunho de João Batista.

Jesus viu que eles O estavam seguindo, então volta-se para eles e pergunta: “Que estais procurando?” Disseram: “Rabi, onde moras?” Disse-lhes: “Vinde e Vede”. Eles foram e viram onde Jesus morava e permaneceram com Ele aquele dia.

“Perfazendo o caminho do ministério de Jesus, eles vão perceber que Jesus habita os corações mais inacessíveis, as situações de maior dor, a simplicidade dos sorrisos e a complexidade das vidas doadas”.

A experiência do encontro com Cristo fez de André um apóstolo. André encontrou seu irmão Simão e lhe disse: “Encontramos o Messias”. Ele o conduziu a Jesus! Jesus disse a Simão Pedro: “Tu és Simão, filho de João; tu serás chamado Cefas” (que quer dizer: Pedra). Na Bíblia, quando Deus muda o nome da pessoa é porque vai lhe dar uma missão. Dando-lhe esse nome, Jesus indicava a missão que Pedro iria desempenhar na Igreja. Pedro é para a Igreja o que é a pedra fundamental, ou alicerce, para um edifício. Sabemos muito bem qual seria o destino de Pedro: firmar eternamente a ligação dos discípulos ao Senhor!

A experiência do convívio com Jesus transforma as pessoas em apóstolos! Todos nós cristãos, de acordo com o nosso estado de vida, podemos sentir o chamado para seguir Jesus, para fazer crescer o Seu Reino entre os irmãos, para buscar a santidade. Nosso testemunho e nossa atuação podem impulsionar muitos a seguir Jesus, a merecer a graça da vocação ao apostolado. Se nossa experiência de encontro com Cristo for forte, seremos capazes de conduzir outras pessoas a Jesus.

  Nossa alegria deve ser esta: fazer com que muitos outros participem de nossas tarefas de apostolado. Deus se serve de muitos meios para nos chamar para caminhar e estar com Ele. O que importa é saber escutar a Sua voz.

Seguir o Senhor, tanto naquela época como hoje, significa entregar-lhe o coração, o mais profundo do nosso ser, a nossa própria vida.

Se somos gratos a Deus por nos ter chamado, se encontramos o Caminho, a Verdade e a Vida, precisamos fazer com que muitos andem  também por este caminho salvador. Vamos atrair, com o nosso testemunho, muitas pessoas para Jesus.

“Sigamos o Senhor com um coração puro, e assim tenhamos o mesmo ardor missionário dos primeiros discípulos, que partiram com entusiasmo para anunciar aos amigos o tesouro que encontraram!” É o que nos diz o Doc. de Aparecida, nº 29: “A alegria do discípulo não é um sentimento de bem-estar egoísta, mas uma certeza que brota da fé, que serena o coração e capacita para anunciar a boa nova do amor de Deus. Conhecer Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-Lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-Lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria”.

Hoje, Jesus repete o convite para cada um de nós: “Vinde e vede!” Vamos, pois, conhecer Jesus, o seu Reino, caminhar e permanecer com Ele e oferecer a nossa vida em seu favor.

Abraços em Cristo!!!

Maria de Lourdes

 

 

 

 

3 comentários:

  1. Boa reflexão principalmente nestes tempos difíceis em que tantas vidas estão indo embora! Ir com Jesus e ver sua morada é o exemplo de sua vida, nos acalenta e nos trás a certeza de dias melhores!

    ResponderExcluir
  2. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir