.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

SEGUI-ME E EU FAREI DE VÓS PESCADORES DE HOMENS-Olivia Coutinho

 

REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 24/01/21 - Mc1,14-20

3º DOMINGO DO TEMPO COMUM

“SEGUI-ME E EU FAREI DE VÓS PESCADORES DE HOMENS.” 

Reflexão de Olivia Coutinho

Caríssimos irmãos e irmãs em Cristo!

Deus não nos criou para sermos meros viventes, Deus nos criou  para relacionar com Ele, e esta relação amorosa  acontece por meio de Jesus, Jesus é o único mediador entre o céu e a terra, estar ligado a Ele é estar em Deus!

Ligados à Jesus, nossa vida ganha um novo sentido, nossos projetos pessoais passam a serem secundários e o projeto de Deus, prioridade na nossa vida.
A palavra de Deus que chega até a nós, no evangelho de hoje, vem nos falar dos primeiros passos de Jesus na sua vida pública, quando Ele inicia o seu ministério. Tudo começa num momento conflituoso, logo após a prisão de João Batista, o que não intimidou Jesus, pelo o contrário, o encorajou ainda mais.
A prisão de João Batista, ao mesmo tempo em que marcou um tempo de grandes turbulências, marcou também, o início de um tempo novo, quando as promessas de Deus começaram a se cumprirem com a chegada do Messias.

 “O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e credes no evangelho!” Quando Jesus disse: “O reino de Deus está próximo” Ele fala de si mesmo, pois era Ele, quem estava próximo do povo...

Graças ao testemunho de João Batista, Jesus não iniciou o seu ministério como um desconhecido, antes Dele dar início a sua missão, muitos  já sabiam quem era  Jesus, João Batista, já tinha, não somente falado Dele, como também,  o apresentado ao povo: “Eis aí o Cordeiro de Deus...”

Se quisesse, Jesus poderia ter realizado as obras do Pai sozinho, mas Ele quis contar com um pequeno grupo de pessoas que participando diretamente do seu dia a dia, presenciando os seus feitos, poderiam mais tarde, dar testemunho Dele no mundo! Para formar esta pequena comunidade, que mais tarde seria chamada de Comunidade dos Apóstolos, (enviados), Jesus não foi atrás de pessoas letradas, seus primeiros colaboradores saíram das margens do mar da Galileia, o seu olhar pairou sobre alguns  pescadores, homens simples, porém corajosos, trabalhadores, acostumados com os desafios de buscar o sustento de cada dia, nas profundezas do mar. Mediante ao chamado de Jesus, estes homens, não hesitaram em deixar tudo para segui-lo! De pescadores de peixes, passaram à  pescadores de gente, dispostos a lançar as  redes nas profundezas do mar humano.

Foi graças ao testemunho desta primeira comunidade fundada por Jesus, que o evangelho chegou até nós e continua chegando a muitos, de geração a geração!

Hoje, somos nós, os convocados a dar continuidade a missão de Jesus, a sermos instrumentos de paz em meios aos conflitos. É urgente a necessidade de homens e mulheres corajosos, pessoas dispostas a lançar suas redes em águas mais profundas! É apontando Jesus ao outro, é abrindo caminho, construindo ponte entre irmãos, que daremos testemunho de Jesus, sendo sal e luz do mundo, como Ele mesmo afirma que o somos: “Vós sois o sal da terra; vós sois a luz do mundo” cf. Mt 5,13. 

Mais importante do que ser cristão, é ser discípulo de Jesus, pois o discípulo não só crê em Jesus, como também se torna íntimo Dele, seu aprendiz!

A convivência com Jesus, transforma a vida do discípulo, o inquieta, o faz ter pressa pra levar ao outro, o que aprendeu do seu Mestre. É a partir daí, que o discípulo passa a ser missionário (a) um anunciador da Boa Nova do Reino! 
O reino de Deus está próximo de nós, para fazermos parte deste Reino, isto é, fazermos parte da vida de Jesus, só nos é exigida uma condição: a conversão do coração. Sem uma mudança radical de vida, não tem como fazer parte do Reino de Deus que é fundamentado no amor, quem não ama, se exclui do Reino...

Deus quer salvar a humanidade contando com cada um de nós, Ele convoca cada um de nós para uma determinada missão, contando com a nossa disposição, com o nosso serviço na construção de um mundo mais justo e mais fraterno.  

Abracemos a nossa missão, sem temer os ventos contrários, pois a nossa sustentação está em Jesus, Jesus é o nosso porto seguro, o pilar que nos mantém de pé nos vendavais da vida...


QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

FIQUEM NA PAZ DE JESUS!

Reflexão de Olivia Coutinho

6 comentários:

  1. Louvado seja Deus por sua vida e missão, Olivia!
    Suas palavras emocionam. Mostra caminho e alegria de viver!
    Acredite! Por favor, mesmo que não haja comentários sobre o que você faz, nem que ninguém lhe agradeça vez ou outra; não duvide nunca da sua Importante Missão neste canal!
    Sou, somos iluminadores. Levo Deus para nossos irmãos assim como você, e acredite: sua luz me ilumina também!
    OBRIGADA! Que as Bençãos de Deus estejam sobre você, minha irmã! Te Amo em Cristo Jesus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, minha irmãzinha! Que Deus te abençoe sempre!

      Excluir
  2. Louvado seja Deus!
    Que a graça de Deus seja derramada sobre ti, sem cessar!!

    ResponderExcluir
  3. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir