.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

-A palavra de Deus é como a semente-José Salviano

 

29  de Janeiro de 2021-Ano B

 

Evangelho Mc 4,26-34


 

Evangelho

E dizia: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse semente à terra.
E dormisse, e se levantasse de noite ou de dia, e a semente brotasse e crescesse, não sabendo ele como.
Porque a terra por si mesma frutifica, primeiro a erva, depois a espiga, por último o grão cheio na espiga.
E, quando já o fruto se mostra, mete-se-lhe logo a foice, porque está chegada a ceifa.
E dizia: A que assemelharemos o reino de Deus? ou com que parábola o representaremos?
É como um grão de mostarda, que, quando se semeia na terra, é a menor de todas as sementes que há na terra;
Mas, tendo sido semeado, cresce; e faz-se a maior de todas as hortaliças, e cria grandes ramos, de tal maneira que as aves do céu podem aninhar-se debaixo da sua sombra.
E com muitas parábolas tais lhes dirigia a palavra, segundo o que podiam compreender.
E sem parábolas nunca lhes falava; porém, tudo declarava em particular aos seus discípulos.

Reflexão

 

Jesus comparou o Reino de Deus com a semente que é lançada sobre a terra, e germinada, tornando-se uma planta de grande porte.

A palavra de Deus é a semente que nós a semeamos por todos os lugares, e que pelo poder de Deus, esta palavra será germinada nas mentes das pessoas, e em seguida produzirá frutos.

Quando pensamos que não está adiantando nada falar de Deus para os nossos netos e filhos, é aí que erramos. Pois aquelas palavras ditas às vezes em momentos que parecem inoportunos, ficarão no inconsciente dos nossos jovens, e um dia eles irão se lembrar delas. Um dia estas sementes irão germinar e produzir frutos, pois é Deus quem cuida da germinação. A nossa função, a nossa missão é de semear, semear e semear. Custe o que custar.

 

Deus escolheu os fracos para confundir os fortes. A humildade encontrada nos ministros e leigos da Igreja, é parecida com a fraqueza da semente de mostarda.

Porém, acontece que a nossa força reside na presença do Espírito Santo presente no meio de nós, e em nós. O Espírito de Deus é aquele que preside, e assiste os destinos da comunidade católica, 24 horas por dia. Em outras palavras, a nossa fraqueza é compensada pela FORÇA DO ESPÍRITO DE DEUS, e de Jesus que prometeu estar conosco até o fim dos tempos.

Não seríamos nada se não estivéssemos com Deus, se vivêssemos longe de Deus.

O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra.
Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece
.

 

Irmãs, e irmãos. Nós fazemos apenas a nossa parte, e Deus Pai faz o resto. Mas precisamos colaborar com o plano de Deus, precisamos semear. Apenas semear. O milagre é realizado pelo Altíssimo.

E esta é mais uma das muitas provas da existência de Deus.  A chuva cai, fertiliza o solo, preparando-o para germinar a semente, num processo independente da nossa ação, da nossa intervenção. Pois tudo isso é feito por Deus.

O feijão, o arroz, as frutas, as carnes, a vida na terra, a vida na água, tudo isso é produzido, tudo isso é cuidado nos mínimos detalhes  pelo Criador, para todos nós, muito embora muitos de nós não o merecemos, pela nossa ingratidão, pela nossa rebeldia, pela nossa incredulidade!

A palavra de Deus semeada nas missas, na internet, vai crescer como o arbusto que é maior que todas as hortaliças, e vai dar muitos frutos. A palavra de Deus que é semeada por nós, vai se multiplicar com a sua graça semelhante ao fermento que faz crescer a massa. A grande massa que é o povo de Deus precisa desse fermento diariamente. Precisa de você, precisa de mim,  precisa de todos aqueles de boa vontade, para aplicar o fermento com muita fé, com muita boa vontade, com muita coragem  com muita dedicação. 

Seja você também é uma cristã, um cristão disposto a semear a palavra de Deus onde e quando puder. Não meça esforço para fazer isso. Tenha coragem e confia no poder e na proteção do Pai que não vai lhe abandonar. A sua atuação será assessorada, monitorada do Alto, e com certeza ela será um sucesso! Vamos! Coragem!

Parabéns aos leigos que estão fazendo celebração da palavra e distribuindo a Eucaristia por este mundo afora, suprindo assim, a falta de padres.   

É importante lembrar que aquela ou aquele cristão que se propõe a fazer uma celebração da palavra, seja uma pessoa de conceituado respeito, além de ser um cristão praticante e preparado. É claro que não precisa ter cursado nenhuma faculdade para essa missão. Mais precisa ser uma pessoa de moral inquestionável, para subir num altar e presidir uma hora de orações em substituição a santa missa. Com todo respeito, para o bem da reputação da nossa Igreja, não pode ser qualquer pessoa que pode assumir uma responsabilidade dessa.

Rezemos ao Pai, para que Ele nos envie mais sacerdotes. Rezemos, irmãs e irmãos, pelas vocações sacerdotais todos os dias em nossas orações.

 

Tenha um bom dia. José Salviano.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário