EFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 27/01/21- Mc4,1-20
QUARTA - FEIRA DA 3º SEMANA DO TEMPO COMUM
"O SEMEADOR SAIU A SEMEAR..."
Caros irmãos e irmãs em Cristo
Embora em meio a tantos opositores, a palavra de Deus ainda encontra resposta em muitos corações, pois sempre haverá quem a acolhe e se deixa conduzir por ela!
A palavra de Deus é fonte de vida, é semente que traz dentro de si, a força do Senhor Jesus que continua lançando sementes em nossos corações, através de seus enviados, confiante de que nós saberemos cultivá-la no espírito da fé e da fidelidade à Deus!
No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, Jesus, através de uma parábola, coloca o coração humano como símbolo de um campo com solos diferentes e que receberam a mesma semente.
Através desta parábola, Jesus chama a nossa atenção sobre a importância do acolhimento à palavra de Deus, comparando-a com a semente lançada na terra. Com esta pedagogia, Jesus falava diante as multidões, mas só entendia a sua mensagem, quem queria entender, quem estava com o coração para acolhe-la.
Uma parábola, tanto pode revelar, como esconder, vai depender da forma de escutá-la, para os pequenos, os que escutam com o coração, as parábolas falam de vida do amor maior, já para os “grandes” os que são cheios de si mesmos, as parábolas não dizem nada, não passam de meras historinhas.
A todo instante somos chamados a sermos semeadores da palavra de Deus, mas antes, precisamos de ser terra boa para acolher a semente e cultivá-la no nosso coração, afinal, são dessas sementes que virão os frutos e simultaneamente novas sementes!
Como anunciadores da Boa Nova do Reino, devemos aproveitar todas as oportunidades para lançar a palavra de Deus, tomando o exemplo do vento que apenas espalha a semente sem se preocupar em que tipo de terreno ela irá cair.
A grande virtude daquele que planta, é a paciência, já que, do plantio à colheita, existe um caminho longo a ser percorrido, tudo acontece através de um processo muito lento. Como semeadores da palavra de Deus, devemos ter a paciência, afinal, não existe tempo marcado para que uma semente lançada, possa germinar...
Que na nossa missão de espalhar a palavra de Deus, sejamos humildes e pacientes, como um agricultor, o agricultor não tem pressa, não almeja em ser conhecido, prestigiado, ele quer apenas semear...
Por mais que acreditamos ter o conhecimento da palavra de Deus, não seremos bons semeadores se não darmos o exemplo, isto é, se não colocarmos em prática, esta palavra, se não nos aproximarmos de Jesus com humildade, como um discípulo que quer aprender sempre mais com o Mestre...
A nossa felicidade plena, começa a partir de uma pequena semente que Deus plantou no nosso coração, que é a semente do amor, semente, que se bem cuidada, germina, cresce, floresce e frutifica o mundo!
Cultivar e semear a semente do amor é colaborar na construção de um mundo melhor, um mundo mais justo e mais fraterno.
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho
DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
ResponderExcluirSanta Maria, Rio Grande do Sul.
Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.
ResponderExcluir