.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

O SÁBADO FOI FEITO PARA O HOMEM-Olívia Coutinho

 REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 19/01/21- Mc2,23-28

TERÇA - FEIRA DA 2º SEMANA DO TEMPO COMUM
"O SÁBADO FOI FEITO PARA O HOMEM...”
Caros irmãos e irmãs em Cristo! 
 Sem  uma intimidade profunda com Deus, não tem como vivermos as alegrias da fé! Infelizmente, são muitos os que não vivem esta alegria por terem medo de Deus, pessoas que são submetidas a radicalidade religiosa imposta pelos os seus líderes, que ao contrário do líder Maior que é Jesus, colocam os ritos a observância de normas acima da vida. Ao invés de conduzir as pessoas, para uma proximidade maior com Deus, estes líderes, criam barreiras, dificultando a relação dos filhos com o Pai. São muitas, as religiões cheias de proibições, de regras, moralismos, intimidando as pessoas, passando para elas, a imagem de um Deus vingativo um Deus que está sempre à espreita, pronto para pegá-las em alguma desobediência... Os súditos destes exploradores da fé, vivem como que cegos, alienados, não se dão conta de que Deus só quer nos amar e nunca nos castigar.

A verdadeira religião é a religião do amor, aquela que nos liga a Deus, que não escraviza, que não impõe, mas que propõe uma vida nova em Jesus.

O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, fala de mais um dos conflitos dos fariseus com Jesus a respeito da observância do sábado.
Embora conhecedores das Escrituras, os fariseus, na prática, estavam bem distantes do amor pregado por Jesus: um amor gratuito, desinteressado, um amor que gera vida.

As autoridades religiosas do tempo de Jesus, não tinham compromisso com a vida, viviam colocando fardos pesados nos ombros das pessoas, leis, rituais que deveriam ser cumpridas rigorosamente, como o Jejum, ritos de purificação, observância do sábado e tantos outros preceitos que eles mesmos criavam e que tinham como pano de fundo, cegar o povo diante os seus direitos.
Vemos no texto, que esses fariseus queriam pegar Jesus num casuísmo legal, mas como os discípulos estavam apanhando espigas de trigo para saciar a fome, eles não puderam atribuir o fato como roubo. Determinados a escandalizar Jesus, esses eles procuraram outra forma de incriminá-lo, alegando que os seus discípulos estavam infligindo às leis que proibiam o trabalho em dia de sábado, desconsiderando assim, a necessidade da sobrevivência deles.
Ao ser criticado pelos os Fariseus, em nome da Sagrada escritura, Jesus responde tais críticas, se baseando na própria escritura: “Por acaso nunca lestes nas escrituras o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome?...”Mc 2,25-26
Ainda hoje, presenciamos situações semelhantes a estas, vividas por Jesus, na realidade, o legalismo é um instrumento de alienação e opressão, que tem como objetivo desviar a atenção do povo. Enquanto o povo fica se ocupa com os pormenores, na observância exagerada de muitas normas, seus líderes sentem-se livres para fazer o que lhes convém.
Para Deus, as leis de organização social e religiosas, só tem sentido, se elas forem elaboradas em favor da vida e Jesus veio para libertar e fazer desabrochar a vida! Em todos os seus ensinamentos, Jesus sempre deixava claro que a vida tem que estar em primeiro lugar, acima de tudo, portanto, a necessidade de sobrevivência está acima de toda e qualquer lei.
Foi apanhando espigas de trigo em dia de sábado, para matar a fome, que os discípulos, apoiados por Jesus, começaram a abrir caminho para uma nova mentalidade que coloca o amor acima da lei...
A única “lei” que nunca devemos descumpri-la é a “lei” do amor!

QUE DEUS OS ABENÇOE!

FIQUEM NA PAZ DE JESUS!

Reflexão de Olivia Coutinho

2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.


    ResponderExcluir
  2. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir