.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Seremos julgados com a mesma medida com que julgamos-Helena Serpa

 

28 DE JANEIRO DE 2021

 

QUINTA FEIRA – 3ª. SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

1ª. Leitura – Hb 10, 19-25

 

Leitura da Carta aos Hebreus 10,19-25

19Sendo assim, irmãos, temos plena liberdade para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus. 20Ele nos abriu um caminho novo e vivo, através da cortina, quer dizer, através da sua humanidade.
21Temos um grande sacerdote constituído sobre a casa de Deus.
22Aproximemo-nos, portanto, de coração sincero e cheio de fé,
com coração purificado de toda a má consciência e o corpo lavado com água pura. 23Sem desânimo, continuemos a afirmar a nossa esperança, porque é fiel quem fez a promessa. 24Sejamos atentos uns aos outros, para nos incentivar à caridade e às boas obras.
25Não abandonemos as nossas assembleias, como alguns costumam fazer. Antes, procuremos animar-nos mutuamente,
e tanto mais quanto vedes o dia aproximar-se. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “que ninguém desanime nem perca a esperança”

A leitura deste trecho da carta aos Hebreus, nos leva a refletir sobre a nossa aquiescência ao caminho novo e vivo aberto por Jesus para que possamos nos aproximar da casa de Deus.   Sabemos que foi pelo sangue de Cristo que tivemos acesso a este caminho e, desde então, o que era velho na nossa vida não tem mais razão de ser. O tempo da ignorância, isto é, quando não conhecíamos a Cristo, não conta. Este caminho nos leva a uma vida santa e tudo isto nós podemos vivenciar no agora da nossa história com um coração sincero e cheio de fé, procurando purificar a nossa consciência das coisas que mancharam a nossa alma. O autor nos exorta a animar-nos mutuamente e a estar atentos uns aos outros para que ninguém desanime nem perca a esperança, confiando na fidelidade de Deus que nos prometeu salvação. Que não abandonemos as nossas assembleias, perseverando nas nossas orações comunitárias, incentivando-nos uns aos outros com atos de caridade e boas ações. Que possamos cada dia mais nos aproximar do Senhor para usufruir de tudo quanto Ele nos presenteia: vida, saúde, família, amigos, trabalho, casa, comida, enquanto aqui estivermos e a vida eterna, finalmente, no dia que se aproxima. Enquanto aqui vivermos que possamos dar graças a Deus por todas as coisas. – Você já começou a dar os primeiros passos neste Novo Caminho? – Você tem tentado animar as pessoas que o (a) rodeiam mostrando as coisas boas que elas possuem? -  Você ainda é ligado (a) às suas faltas do passado? – Você é perseverante na oração em Comunidade?

 

Salmo 23 (24),1-2. 3-4ab. 5-6 (R. Cf. 6)

 

R. É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.

1Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra,*
o mundo inteiro com os seres que o povoam;
2porque ele a tornou firme sobre os mares,*
e sobre as águas a mantém inabalável.R.

3'Quem subirá até o monte do Senhor,*
quem ficará em sua santa habitação?'
4a'Quem tem mãos puras e inocente coração,*
4bquem não dirige sua mente para o crime.R.

5Sobre este desce a bênção do Senhor*
e a recompensa de seu Deus e Salvador'.
6'É assim a geração dos que o procuram,*
e do Deus de Israel buscam a face'.R.

 

Reflexão - O Senhor Deus criou o céu e a terra com tudo o que ela encerra e assim Ele a sustem firme sobre os mares. No entanto, o homem, objeto de toda a criação, só encontra estabilidade e segurança quando busca a Sua face. Nós só podemos encontrar o rosto do Senhor quando nos dispomos a entrar em comunhão com Ele de coração puro e inocente afastando para longe os nossos pensamentos vãos e deixando-nos purificar das nossas faltas.   Assim nós estamos prontos (as) para receber a Sua bênção especial para cada momento da nossa existência. 

 

Evangelho – Mc 4, 21-25

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 4,21-25

Naquele tempo, Jesus disse à multidão: 1'Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, não a coloca num candeeiro? 22Assim, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. 23Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça.' 24Jesus dizia ainda: 'Prestai atenção no que ouvis:
com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. 25Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem.' Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “Seremos julgados com a mesma medida com que julgamos”

Neste Evangelho Jesus nos orienta para que as nossas ações se comparem a lâmpadas acesas colocadas em lugar bem alto a fim de iluminar todas as pessoas. Em outras palavras Ele nos incentiva a sermos luzeiros que clareiam o caminho de quem estiver necessitando do conhecimento de Deus. Por isso, as nossas ações devem revelar o que cultivamos dentro de nós mesmos (as)! Se cultivarmos em nós bons pensamentos e regarmos os nossos bons sentimentos poderemos também realizar boas obras que sejam como lâmpadas acesas que possam ser vistas por todas as pessoas. Do contrário, quando falseamos, e blefamos escondendo as nossas reais intenções nós também somos capazes de praticar ações duvidosas que, mesmo aparentando gestos bondosos, na verdade são arapucas que armamos para que outros caiam. Aí, nós revelamos apenas a escuridão que há dentro do nosso coração. Jesus continua nos advertindo e, agora, também, quanto aos nossos julgamentos quando diz: “com a mesma medida com que medirdes também vós sereis medidos”.  Muitas vezes nós usamos critérios muito exigentes para com o próximo e não nos apercebemos de que com o mesmo rigor que julgamos também seremos julgados (as). Nós próprios nos julgaremos! A medida, então, é a que nós usamos, isto é, a nossa medida. – Você é uma pessoa transparente e sincera? – As suas ações acompanham os seus sentimentos e pensamentos ou você consegue camuflá-las? – Você é muito rigoroso (a) com os erros das pessoas? – E com os seus? – Você é uma pessoa que se impacienta por qualquer coisa? – Qual é a sua medida?

 

2 comentários:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  2. José Maria Nascimento28 de janeiro de 2021 às 13:59

    Obrigado Senhor, obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir