.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Depois da oração, a ação-Helena Serpa

 

13 DE JANEIRO DE 2021

QUARTA FEIRA 1A. SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

Cor Verde

1ª. Leitura – Hb 2, 14-18

 

Leitura da Carta aos Hebreus 2,14-18

14Visto que os filhos têm em comum a carne e o sangue, também Jesus participou da mesma condição, para assim destruir, com a sua morte, aquele que tinha o poder da morte, isto é, o diabo, 
15e libertar os que, por medo da morte, estavam a vida toda sujeitos à escravidão. 16Pois, afinal, não veio ocupar-se com os anjos, mas com a descendência de Abraão. 17Por isso devia fazer-se em tudo semelhante aos irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso e digno de confiança nas coisas referentes a Deus, a fim de expiar os pecados do povo. 
18Pois, tendo ele próprio sofrido ao ser tentado, é capaz de socorrer os que agora sofrem a tentação. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “Jesus, homem como nós”

O homem foi criado para viver num paraíso aqui na terra e ter comunhão perfeita com o seu Criador. No entanto, o diabo, aproveitando uma brecha introduziu o pecado no homem como um germe, uma bactéria que o levaria à morte. Somente um Deus feito homem poderia nos redimir, por essa razão o próprio Deus se encarnou e assumiu a nossa identidade, nossa fisiologia, nossa forma, nossa humanidade para se tornar um como nós e assim, lutar por nós e vencer nos tirando da destruição. Se pararmos para refletir sobre o plano que Deus concebeu para nos salvar do poder do inimigo, perceberemos a sua perfeição.   Jesus Cristo, como homem, foi o sacerdote perfeito, que se ofereceu a si mesmo como vítima também perfeita. “Tendo ele próprio sofrido ao ser tentado, é capaz de socorrer os que agora sofrem a tentação!” Jesus não veio ocupar-se com os anjos, nem veio como um anjo, mensageiro de Deus. Ele veio como Deus e como homem para salvar a descendência de Abraão, isto é, aqueles (as) que têm fé, pois creem, confiam e dependem Dele. Diante do exposto, precisamos fazer uma reflexão se, realmente, estamos deixando que Jesus se ocupe conosco, seja o Senhor da nossa vida, e renove a nossa mentalidade humana decaída. Ou se, do contrário, estamos querendo salvar a nossa vida confiando nas nossas “boas ações” humanas e fundamentados nas nossas convicções pessoais. Você entende agora de que Jesus veio lhe salvar?   – Você entende agora como foi o plano de Deus para nos libertar da morte? – Você já assumiu a vida nova que Jesus Cristo veio nos conceder? – Você ainda tem alguma dúvida sobre a salvação?

 

Salmo 104,1-2. 3-4. 6-7. 8-9 (R. 8a)

 

R. O Senhor se lembra sempre da Aliança.
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.

1Dai graças ao Senhor, gritai seu nome, *
anunciai entre as nações seus grandes feitos!
2Cantai, entoai salmos para ele, *
publicai todas as suas maravilhas! R.

3Gloriai-vos em seu nome que é santo, * exulte o coração que busca a Deus! 
4Procurai o Senhor Deus e seu poder, * buscai constantemente a sua face! R. 

6Descendentes de Abraão, seu servidor, * e filhos de Jacó, seu escolhido, 
7ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, * vigoram suas leis em toda a terra. R. 

8Ele sempre se recorda da Aliança, * promulgada a incontáveis gerações;
9da Aliança que ele fez com Abraão, * e do seu santo juramento a Isaac. R.

 

Reflexão - Somos descendentes de Abraão porque temos fé, portanto, somos também participantes da aliança promulgada por Deus com todas as gerações que, pela Fé aderirem ao Seu Projeto de Salvação. Temos que alimentar em nós essa certeza e por isso, glorificar a Deus, procurá-Lo e buscar constantemente a Sua face.

 

Evangelho – Mc 1, 29-39

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 1,29-39

Naquele tempo: 29Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. 30A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. 31E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se.
Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los. 32É tarde, depois do pôr-do-sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. 33A cidade inteira se reuniu em frente da casa. 34Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era. 35De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto. 36Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus.
37Quando o encontraram, disseram: 'Todos estão te procurando'.
38Jesus respondeu: 'Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim'.
39E andava por toda a Galiléia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “depois da oração, a ação”

Jesus aproveitava todas as oportunidades para demonstrar a Sua ação libertadora com zelo e carinho para com todos os carentes e necessitados a quem encontrava. Ele não se restringia somente em orar e pregar o Evangelho, mas punha em prática a misericórdia revelando ao mundo o Amor do Pai com gestos concretos. Assim, Ele constantemente manifestava ao mundo a Sua Missão de Salvador com as suas atitudes de compaixão. Ao sair da Sinagoga até à casa de Pedro Jesus não parou para descansar, mas se aproximou de uma mulher velha, doente e acamada. Tocou-a e com grande amor a curou fazendo com que ela voltasse a ser útil. Jesus realizava a cura do homem total, por isso, ao tocar na sogra de Pedro, apesar de ser uma mulher de idade, ela imediatamente se levantou da cama e começou a servi-Lo e aos Seus discípulos.  Deus nos cura para que possamos, libertados de todas as amarras, sair do nosso comodismo e ir buscar o nosso irmão que está carente. Dentro da nossa própria casa deve haver pessoas enfermas, desmotivadas, sem esperança, paralisadas, precisando ser tocadas por Jesus para que sejam curadas saindo do seu mundinho de tristeza e de depressão. Todos nós, assim como Jesus, somos instrumentos do Amor de Deus em todos os lugares pelos quais passamos. Depois da oração a ação! Saindo da Igreja, da Oração, precisamos seguir adiante e, como Jesus, estar conscientes de que necessitamos nos desprender dos lugares tendo como único objetivo cumprir fielmente a Missão que o Pai nos confiou. Jesus não tinha tempo para descansar e não se apegava a ninguém, nem mesmo àqueles (as) que O exaltavam. Na Sua trajetória, cuidava de todos, escutava a todos e atendia a todos e tudo fazia com amor. Não menosprezava os velhos, nem as crianças e curava as pessoas para que fossem úteis e tivessem uma vida eficaz.  – Existe alguém na sua casa precisando ser visitado por Jesus, chame-O e Ele irá.  - Como você vê as pessoas que já estão idosas? O que você faz para que elas sejam úteis? - Qual tem sido o resultado prático e concreto da sua oração e adoração ao Senhor?

2 comentários:

  1. José Maria Nascimento13 de janeiro de 2021 às 03:40

    Obrigado Senhor, obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir