.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

SE QUERES TENS O PODER DE CURAR-ME-Olivia Coutinho

 

REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 14/01/21-   - Mc1,40-45

 

QUINTA-FEIRA DA 1º SEMANA DO TEMPO COMUM

“SE QUERES TENS O PODER DE CURAR-ME.” 

 

Reflexão de Olivia Coutinho

 

Caros irmãos e irmãs em Cristo



Podemos até dizer que temos fé, mas se não aplicarmos na nossa vida, os ensinamentos de Jesus, somos mentirosos, pois não vivemos a fé que professamos.  Quem professa a sua fé em Jesus e não a vive, não dá testemunho de Jesus, portanto, não será reconhecido por Ele: Mt7,21-23

O ponto fundamental de todos os ensinamentos de Jesus sempre foi o amor. Enquanto caminhou por este chão, Jesus era movido pelo o amor, por onde Ele passava a sua presença exalava amor, todas as suas ações se convergiam para o bem das pessoas,.

Como continuadores da presença de Jesus aqui na terra, não podemos ficar indiferentes ao sofrimento dos nossos irmãos e nem deixar que eles desconheçam a verdade que os libertará.

O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, continua narrando as ações vivificantes de Jesus, nos mostrando o quão é grande a sua misericórdia, a sua compaixão para com os sofredores. Desta vez, o beneficiado da ação libertadora de Jesus, foi um leproso, cuja doença não somente lhe causava feridas no corpo, como também, feridas profundas na alma: o preconceito, a exclusão. 

A lepra, hoje conhecida como hanseníase, era uma doença incurável, quem a contraia, era considerado impuro, condenado ao isolamento, a viver fora do convívio social, religioso e familiar e quando alguém se livrava deste mal, sua cura era atribuída exclusivamente a Deus. E para que uma pessoa curada, pudesse voltar ao convívio social, era preciso que a sua cura fosse comprovada pelos os sacerdotes, somente estes, poderiam liberá-lo para o retorno de sua vida normal. 

O leproso, citado no evangelho, já havia perdido a esperança no humano, em Jesus, ele viu a sua única possibilidade de cura, por isso não hesitou em infringir as leis para chegar até Ele! Prostrado aos pés Jesus, ele diz “Se queres, tens o poder de curar-me.” E desobedecendo as leis, que proibiam qualquer contato com os leprosos, Jesus, não somente permite que aquele homem se aproxime Dele, como também toca nele dizendo: “Eu quero: fica curado!”

Ao ser curado, aquele homem, antes excluído, sente-se abraçado por Deus, experimentando no corpo e na alma, a ação libertadora de Jesus! A partir de então, ele recobra para além da sua vida física, a sua vida social, familiar e religiosa. Superada toda a marginalização e completamente revestido da graça de Deus, ele vê surgir diante de si, novas perspectivas. E mesmo sendo recomendado por Jesus, para não espalhar o acontecido, ele não aguenta, não consegue guardar só para si, tamanha alegria! A se ver livre da lepra, aquele homem, proclama com veemência o nome de Jesus, dando testemunho da sua cura. 

Esta narrativa nos mostra, que pela fé, é possível vencer todos os obstáculos para chegarmos até Jesus. A fé abre caminhos, nos coloca diante de Jesus, como colocou aquele leproso.

Para absorvermos melhor a mensagem que este evangelho quer nos passar, é importante nos colocarmos dentro do contexto, sentir a mesma alegria de quem é libertado por Jesus, é esta alegria que vai nos motivar a sermos continuadores e multiplicadores das ações libertadores de Jesus no meio em que vivemos.

QUE DEUS OS ABENÇOE!

FIQUEM NA PAZ DE JESUS!

Reflexão de Olivia Coutinho

Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir