.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 12 de janeiro de 2021

-A Lei do descanso sabático-José Salviano

 

19  de Janeiro de 2021-Ano B

 

Evangelho Mc 2,23-28


 

Evangelho

E aconteceu que, passando ele num sábado pelas searas, os seus discípulos, caminhando, começaram a colher espigas.
E os fariseus lhe disseram: Vês? Por que fazem no sábado o que não é lícito?
Mas ele disse-lhes: Nunca lestes o que fez Davi, quando estava em necessidade e teve fome, ele e os que com ele estavam?
Como entrou na casa de Deus, no tempo de Abiatar, sumo sacerdote, e comeu os pães da proposição, dos quais não era lícito comer senão aos sacerdotes, dando também aos que com ele estavam?
E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.
Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor.

Ferlexão

Como já sabemos, os judeus tinham mais de 600 leis e mandamentos para obedecer, porém, para eles o respeito ao descanso do dia de sábado era o mais importantes de todos os mandamentos.

Os fariseus e  doutores da Lei, viviam obcecados pelo seguimento dos preceitos criados por eles, e se esqueciam da caridade, não se importavam com  a  importância da defesa da vida mais sim com o legalismo.

Jesus combateu de frente esse desvio da verdadeira Lei. Para Jesus o mais importante era o amor.

Os judeus levavam tão a sério a observância do descanso sabático, que até puniam com pena de morte em certos casos considerados muito graves por eles, com respeito a não observância dessa Lei.

Eles eram tão severos com observância da Lei do descanso sabático, e, no entanto, eram frouxos na observância da CARIDADE.  Desprezavam as mulheres especialmente as viúvas, as crianças, os estrangeiros e escravos. Esses eram considerados pesos mortos naquela sociedade, e jogados ao último lugar na escala social. Caridade para com eles, nem se pensava.

A observância da Lei do sábado era para eles motivo de se ganhar mais dinheiro. Pois a qualquer falta com relação a esse absurdo cumprimento, as pessoas eram punidas com multas.

Jesus veio mostrar que o amor, a caridade, é muito mais que a observância da Lei, ainda mais se tratando de uma observância ridícula como aquela.

Jesus veio mostrar a eles e a nós hoje, que nenhuma lei pode ser feita em benefício de uns em prejuízo de outros. Para prejudicar os fracos em benefício dos ricos. Toda lei elaborada nesse sentido, é, portanto, uma lei injusta!

Uma lei que tira os direitos dos trabalhadores e beneficia os patrões, com a desculpa de que isso vai melhorar a vida do trabalhador, é uma grande mentira, uma grande enganação, mais uma farsa, mais uma hipocrisia!

Fazem leis injustas e ainda dizem em discursos que estão beneficiando os trabalhadores.  Pura mentira, isso não gera emprego como o dizem, e não é nenhum gesto de caridade para com os pobres.

Uma nova lei deve ser feita para regulamentar a vida pública sem visar privilégios, e sem promover mais miséria!

Uma nova Lei deve ser boa para todos. Ricos e pobres, a medida do possível.

Uma nova Lei deve visar o progresso, e não o retrocesso da sociedade como um todo.

Uma nova Lei deve estar baseada na Lei magna, na Lei maior, que é a Lei de Deus. Caso contrário, essa tal de nova Lei, estará fadada ao fracasso, POIS ELA VAI GERAR MAIS VIOLÊNCIA!

Irmãos. Vamos ter gestos concretos, reais de verdadeira caridade para com os fracos e necessitados! Pois Deus que está vendo tudo de mal e de bom que fazemos, irá nos recompensar! Muito cuidado! Deus é bom, mas Deus é justo!

 

Tenha um bom dia. José Salviano.

 

 

 

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir