.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

-Levanta-te e vem para o meio de todos-José Salviano

 

20  de Janeiro de 2021-Ano B

 

Evangelho Mc 3,1-6



Evangelho

E outra vez entrou na sinagoga, e estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada.
E estavam observando-o se Ele curaria no sábado, para o acusarem.
E disse ao homem que tinha a mão mirrada: Levanta-te e vem para o meio.
E perguntou-lhes: É lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou matar? E eles calaram-se.
E, olhando para eles em redor com indignação, condoendo-se da dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a tua mão. E ele a estendeu, e foi-lhe restituída a sua mão, sã como a outra.
E, tendo saído os fariseus, tomaram logo conselho com os herodianos contra ele, procurando ver como o matariam.


Reflexão

 

Levanta-te e vem para o meio. Foi  o que Jesus disse  àquele homem  que vivia humilhado por  ter uma das mãos seca.  Humilhado, por que segundo a cultura daquele povo, qualquer defeito físico, qualquer doença, era causada  pelos pecados da pessoa.  Assim, aquele pobre homem, além da tristeza de não ter uma mão normal como todo mundo, ele sabia o que pensavam todos os que o viam.  O desprezo lhe cortava a alma, a discriminação fazia com que ele se sentisse mais culpado por seus pecados.

Jesus o convidou para se por no centro daquela sala, para se reintegrar com todos ali presentes. Jesus lhe deu a integração social que ele não estava tendo por causa do seu defeito físico.

Nos nossos dias  esse tipo de discriminação vive acontecendo o tempo odo.  São discriminados: Os negros, os descendentes de índio, de nordestinos, os cegos, os mendigos, e todos os que não são do mesmo nível daqueles que sendo fisicamente perfeitos, se julgam melhores do que os demais mortais.

E Jesus salvou aquele homem não só do seu defeito físico, como também da sua exclusão social.

Assim, fazendo o bem, Jesus era mal visto pelos líderes judaicos. Pois Jesus era um grande e invencível concorrente para eles.

É possível acontecer que pessoas que fazem  o bem poder ser perseguidas por aqueles que sentem inveja, ou que se sentem atrapalhados em seus planos diabólicos, contra o bem comum.

Isso acontece muito na política. Um novo vereador cheio de boas intenções, que começa a pressionar e mesmo denunciar os erros, os desmandos e a corrupção, pode acabar muito mal, pois aqueles que se sentem prejudicados com a sua ação de exterminar  a corrupção, podem dar um jeito ode exterminá-lo de uma vez por todas.

É possível que um funcionário que procura fazer o seu trabalho corretamente seja perseguido não só pelos seus colegas, mas pelos chefes de seção, ou do escalão superior.  E isso é muito comum no funcionalismo público, onde o lema é que ninguém seja o “estrela”.  Ou seja, que ninguém exerça suas funções dando tudo de si, e se destacando dos demais.

Também pode ocorrer na empresa, pois aquela ou aquele que se destaca pelas suas qualidades, ou sei lá, movido por interesses pessoais de subir na vida, seja mal visto pelos demais.

Será que na vida da paróquia isso acontece? É preciso ficar vigilantes pois satanás está sempre buscando uma oportunidade para desviar as atenções dos seguidores de Jesus, com o objetivo de desvirtuar os santos objetivos dos trabalhos da paróquia.

É necessário ficar esperto para qualquer tipo de infiltração, porém, é muito importante acolher com a devida cautela, é claro, um novo leigo que se apresenta para se ingressar nos trabalhos paroquiais. 

 

Jesus disse: É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal?  Os judeus inventaram a chamada lei do sábado, onde ninguém poderia levantar uma palha, nem mesmo podia fazer a própria comida.  A grande desculpa, era que o sábado era o dia do Senhor. Mas lá no fundo, o que eles queriam mesmo era ganhar mais dinheiro, pois era quase impossível seguir à risca essa tal de lei, e assim qualquer deslize no cumprimento da lei do sábado, era punido com multas.

Jesus sabendo das suas verdadeiras intenções, agiu mais de uma vez contra essa observância sem sentido, e fez muitos milagres no sábado para provocar os judeus.

E o beneficiado dessa vez, foi o homem da mão seca, que ficou curado em plena sinagoga.

Irmãs, e irmãos. Não tenhamos medo de fazer o bem, mesmo que isso irrite pessoas invejosas, maldosas e mal intencionadas.

Lembremos que Aquele ao qual nós seguimos, estará sempre do nosso lado para nos defender.

 

Tenha um bom dia. José Salviano

 

 

           

 

2 comentários: