.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sábado, 9 de janeiro de 2021

TÚ ÉS O MEU FILHO AMADO-Olivia Coutinho

 

REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA – DIA 10/01/21 – Mc1,7-11

SOLENIDADE DE BATISMO DO SENHOR.

“TÚ ÉS O MEU FILHO AMADO...”

Reflexão de Olivia Coutinho

Caros irmãos e irmãs em Cristo!

Neste domingo, depois de celebrarmos a Epifania do Senhor, somos agraciados com a solenidade do Batismo de Jesus, festa que marca a passagem do tempo Natalino para o Tempo Comum, sinalizando o início do ministério de Jesus, quando Ele sai da sua vida oculta e entra para a vida pública.

O ponto alto da liturgia desta solenidade é a declaração de amor e confiança que o Pai transmite ao Filho no momento decisivo de sua vida: “Tu és o meu filho amado, em ti encontro o meu agrado.”

O evangelho desta solenidade, nos coloca às margens do rio Jordão, onde Jesus se misturou aos pecadores para também receber o Batismo de João, que era um Batismo de conversão, o qual Jesus não precisaria, já que Ele não tinha pecado. Vendo Jesus se aproximar para receber o Batismo, João se surpreende, a princípio, ele recusa em Batizá-Lo: “Eu preciso ser Batizado por ti, e tu vens a mim?”( Mt3,13-14). Mas os argumentos de Jesus convencem João e o seu Batismo acontece, mesmo não sendo necessário.

Ao entrar na fila para receber o Batismo de João, Jesus assume publicamente a nossa humanidade, estabelecendo desde já, um vínculo de proximidade com os pecadores ao solidarizando-se com eles. Com este gesto de humildade, Jesus experimenta a fragilidade humana, deixando claro que Ele não faria uso de suas prerrogativas divina durante a sua trajetória terrena.

Recebendo o Batismo de João, o qual era destinado somente aos pecadores, Jesus “desce” até a fragilidade humana, se fazendo um de nós, exceto no pecado. Conosco, acontece o inverso: no nosso Batismo, que foi instituído por Jesus, nós “subimos” para nos aproximar de Deus!

Foi na sua humanidade, que Jesus se revelou totalmente Divino! No seu Batismo acontece uma Teofania, isto é: a manifestação do Deus Trindade: O Pai faz uma declaração ao Filho e o Espírito se manifesta Nele de forma visível, como uma pomba, mostrando-nos a harmonia entre as três pessoas da Trindade Santa: Pai, Filho, Espírito Santo!
Ao sair das águas do rio Jordão, Jesus, ungido pelo Espírito de Deus que o apresentou carinhosamente à humanidade, dá início ao Seu Ministério disposto a dar a vida por aqueles que o Pai lhe confiara.

Passando pelas águas do Batismo, Jesus abre um caminho novo para a humanidade com a proposta de transformar o nosso presente e garantir o nosso futuro...

O Batismo de Jesus, deve ser ampliado na vida de cada um de nós, de ser entendido como um chamado a vivencia da fé, da humildade, a assumirmos o nosso compromisso de fidelidade a Deus...

Como peregrinos da fé, precisamos ter  um entendimento melhor do nosso Batismo que é totalmente diferente do Batismo de João. O nosso Batismo, não deve ser visto como uma tradição, como uma bênção para que a criança tenha mais saúde, ou para o perdão de pecados. No nosso Batismo é selado o nosso compromisso com Deus.!

Enquanto criança, nossos pais  assumem este compromisso, nos orientando no campo da fé, quando crescemos, a responsabilidade passa a ser nossa, o que confirmamos no Sacramento da Confirmação...

Participar da Festa do Batismo de Jesus, é fazer memória ao nosso Batismo.

Ao sermos Batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, é repetido no coração da Igreja, a mesma manifestação de Deus, como no Batismo de Jesus: “Tu és o meu Filho (a) amado!” Você guardou a data do seu Batismo? Se você guardou, celebre-a, pois o dia do nosso Batismo é tão importante quanto a data do nosso nascimento.

Quem assume o seu Batismo, passa a ser como Jesus: uma pessoa para outra pessoa...


QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

FIQUEM NA PAZ DE JESUS!

Reflexão de Olivia Coutinho


2 comentários:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Todas as reflexões são refrigério para a nossa vida cristã e um chamado a termos mais atitudes diante do nosso batismo!

    ResponderExcluir