.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

“A ORIGEM DE JESUS FOI ASSIM...” – Olivia Coutinho

 4º DOMINGO DO ADVENTO
 Dia 22 de Dezembro de 2019
 Evangelho de Mt1, 18-24

          Já às portas do Natal, o nosso coração canta, canta a canção da gratidão, da certeza de que um tempo novo está prestes a chegar.
           Neste tempo jubiloso, já podemos vislumbrar o brilho da estrela de Belém anunciando a chegada de um grande Rei, de um Rei, que já reina no meio de nós, mas que  às vezes, não participamos do seu reinado, por estarmos  seduzidos pelos os reinos deste mundo!
         O Natal é a festa da vida, do encontro e do reencontro, um tempo propício para respondermos e correspondermos ao infinito amor do Pai, que investiu alto no nosso resgate ao permitir  que  seu filho viesse ao mundo para nos libertar!
        O senhor do céu, se fez Senhor da terra se revelando na simplicidade de uma criança que assim como nós,  necessitou dos cuidados de um pai e de uma mãe!  Deus se fez pequeno, desceu à fragilidade humana, para  elevar o humano!
          A todo instante, Jesus vem ao nosso encontro escondido no rosto sofrido  do nosso irmão, no ventre de muitas “Marias,” que ainda hoje, não tem o básico para oferecer aos seus filhinhos. 
           O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, vem  nos falar da origem de Jesus, de uma história de amor idealizada por Deus, uma história,  que teve início, mas que nunca  terá fim. 
          A iniciativa foi do Pai, o “SIM” foi de Maria, foi este “SIM” que marcou o início da nossa redenção, que mudou a história da humanidade dividindo-a  em antes e depois! 
        A  história de Jesus, o seu nascimento, não está distante da nossa realidade, afinal, Jesus nasceu de uma mulher, viveu no seio de uma família, foi educado, acariciado   por um pai e por uma mãe como qualquer um de nós!
       Na nossa caminhada de fé, estamos sempre refletindo sobre a importância  do sim de Maria, mas não meditamos sobre a importância  do sim de José, que foi, assim com o sim de Maria, fundamental  para que o projeto Deus se completasse.
Foi o “sim” de Maria, ligado ao sim de José, que possibilitou  o encontro do Divino com o humano!
Olhando para Maria, a Mãe de Jesus, podemos ver uma mulher cheia de graça, uma jovem desprendida, que abriu mão de todos os seus projetos pessoais, para abraçar o projeto de Deus. Na sua humildade, Maria não hesitou em se entregar por inteira à vontade de Deus, deixando tudo acontecer como Ele queria!
Olhando para José, um carpinteiro de origem simples, que abriu mão de uma vida tranquila na pacata cidade de Nazaré, para assumir o grande desafio de cuidar do Filho de Deus, podemos ver a figura de um homem bom, um homem simples, de pouca fala, mas que também, assim  como Maria, acolheu na obediência, a vontade de Deus: “José não tenhas medo de levar Maria para sua casa”... Na sua humildade, José, acolheu essas palavras proferidas pelo o anjo, recebendo Maria, como sua esposa! 
E assim, o projeto de Deus, começou a se desenvolver através do humano revestido do divino, era o início da história da Salvação! Hoje, nós podemos viver os frutos desta bela história de amor, como também, muitos outros, de geração a geração, poderão viver...
É no amor, na misericórdia, na partilha da vida, que vamos dando continuidade a esta história, contribuindo para  que a ação de Deus multiplique no mundo através de nós.
Graças ao "sim" de Maria e ao sim de José, Deus se fez um de nós, viveu no aconchego de uma família, experimentou as nossas dores e também, as nossas alegrias!
Aprendamos com Maria e com José, que para dizer “Sim” a Deus, não precisamos saber exatamente o que Ele quer de nós e  o virá que  pela frente, basta nos colocarmos a seu dispor, deixando  que Ele realize suas obras, através de nós! 
Apresentemo-nos a Deus, neste Natal, com o firme propósito de dar Ele, o nosso sim, um sim de fidelidade ao seu projeto de vida plena para todos.
 FIQUE NA PAZ DE JESUS - Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:


3 comentários:

  1. muito obrigado Olivia Coutinho por me ajudar nesta evangelização sou ministra da palavra aprendo muito na evangelização e dou esses ensinamento na minha comunidade obrigada por me ajudar Deus Abençõe fique na Páz de Jesus

    ResponderExcluir
  2. Sou Alice, aqui de uma comunidade do Paraná, parabéns Olivia pela bela meditação da palavra de Deus, sou ministra da Sagrada Eucaristia, e estudo a liturgia aqui.

    ResponderExcluir
  3. Oi Olivia, Janio sou diácono da cidade de Palhoça da região da grande Florianópolis gosto muitos do seu comentários e as vezes uso algumas palavras na minha homilia. Que neste Natal o menino Jesus continue te abençoando eternamente.

    ResponderExcluir