.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Vamos, o Senhor nos chama!-Helena Serpa

13 de Dezembro de 2017 -  4ª feira da 2ª Semana do Advento
 Sta. Luzia* - 1ª Leitura - Is 40,25-31 – “os que esperam no Senhor renovarão as suas forças”
Quem criou tudo isso? O profeta nos convida a refletir no poder do Deus Criador dos confins da terra, que não falha, nem se cansa e cuja sabedoria é insondável! Quando nos dispomos a enxergar a beleza das coisas criadas e percebemos que o mesmo Deus que é capaz de expressar em números o exército das estrelas e chama pelo nome cada uma, é também, Aquele que dá coragem ao desvalido e aumenta o vigor de quem está enfraquecido. Muitas vezes, porém, nós nos encontramos dizendo a mesma coisa que o Jacó e o Israel da leitura: “minha vida ocultou-se da vista do Senhor e meu julgamento escapa ao do meu Deus”.  Sentimo-nos abandonados (as) no meio da avalanche de dificuldades que a vida nos impõe e entendemos que o Senhor se esqueceu de nós. Apesar de afirmar que confiamos no Senhor não temos paciência de esperar a Sua intervenção no momento certo. Se, realmente esperamos no Senhor, não temos o direito de desanimar nem desesperar, porque Ele renova as nossas forças e nos dá asas para voar. Não podemos também nos esquecer de que o Senhor nos conhece por inteiro e nos dá a capacidade necessária para continuarmos a nossa caminhada.   Este tempo é propício para que recuperemos a nossa esperança de uma vida mais santa e nos apossemos da graça de Deus que nos levará a correr sem nos cansarmos e a caminhar sem parar, confiando na Sua proteção.
- Como está a sua disposição para começar um novo ano? – Você está confiante de que Deus que o (a) criou, pode também dar a você amparo e proteção? – Você conta com Ele nos seus propósitos e planos? 

Salmo - Sl 102 (103), 1-2. 3-4. 8. 10 (R. 1a)
R. Bendize, ó minha alma ao Senhor.

O salmista nos ensina a como motivar a nossa alma para bendizer ao Senhor. A nossa alma é quem anima o nosso corpo. É nela que estão os nossos sentimentos e as nossas emoções, portanto, ela é capaz de perceber as dores, as alegrias da vida, e, do mesmo modo, o carinho, o perdão e a compaixão de Deus. Experimente fazer o mesmo, colocando a sua alma de prontidão para compreender os favores de Deus na sua vida, e você verá!

Evangelho - Mt 11,28-30 -  “Vamos, o Senhor nos chama! 

Neste Evangelho o Senhor convoca a todos (as) nós que nos sentimos cansados (as) e fatigados (as) com o peso das dificuldades da nossa vida e oferece o Seu jugo, isto é a Sua lei que é o amor, a mansidão e a humildade de coração.  Ele quer nos ensinar a viver confiando na Sua proteção para que encontremos descanso para a nossa alma. Quando colocamos os nossos fardos pesados sob o domínio de Jesus eles se tornam leves e suaves. Os fardos que carregamos são, muitas vezes, consequências do pecado que nos encurva e tenta nos escravizar. A nossa humanidade decaída é uma carga pesada e, por mais que nos esforcemos, na maioria das vezes, leva de vencida e nos derruba. O nosso temperamento, o nosso modo de pensar, as nossas irreverências, a nossa rebeldia, impaciência, egoísmo, desamor são as causas maiores do nosso cansaço. Temos cansaço da vida porque cansamos de nós mesmos (as) e, não nos aguentamos mais. “Vinde a mim”, é o convite de Jesus! Não podemos deixar de aceitá-lo, pois é conforto e segurança para nós, durante a nossa caminhada na estrada da vida.   O nosso Salvador está vivo e nos restaura. Não podemos desistir da vida! Vamos o Senhor nos chama!  – Você tem percebido os sentimentos da sua alma, ultimamente? – Você consegue identificar o que tem lhe angustiado e o que tem lhe feito feliz? – Como está a sua disposição, você sente-se cansado (a)? – Você também, às vezes cansa de si mesmo (a)?


Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir