.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Uma entre todas foi a escolhida-Helena Serpa

24 de Dezembro de 2017 - 4º Domingo do Advento - 1ª Leitura - 2Sm 7,1-5.8b-12.14a.16 – “O Senhor é o construtor da nossa casa.

Nesta leitura Samuel retrata o questionamento do rei David por estar instalado num palácio de cedro, enquanto a Arca de Deus (Arca da Aliança) estava alojada numa tenda.  Deus, porém, lhe fez entender que isto não competia a ele, David, ressaltando que, no tempo certo teria poder para edificar uma casa para o Seu povo. Depois de relembrar todos os prodígios que fizera na vida de David, o Senhor acrescentou: “concedo-te uma vida tranquila, livrando-te de todos os teus inimigos”. Fazendo um paralelo com a nossa vida percebemos que isso também acontece conosco, pois vivemos preocupados (as) e nos atarefamos, entendendo que só compete a nós tomar todas as providências para que todas as coisas e até mesmo o que pertence a Deus sejam perfeitas e de acordo com os nossos planos. O Senhor vem em nosso auxilio e nos conscientiza de que o Seu Plano para nós é completo e, por isso, não precisamos nos antecipar, pois Ele mesmo providencia o de que necessitamos.  Deus não precisa de casa feita por mãos humanas para morar, mas sim da entrega do nosso coração para que permaneça conosco. Assim como fez com David Ele deseja nos tranquilizar e dar a certeza de que a Sua casa já foi edificada no nosso coração e, por isso, não precisaremos mais nos inquietar. Ele estará conosco em toda a parte por onde andarmos e assim como a David Ele nos promete: “tua casa e teu reino serão estáveis para sempre diante de mim, e teu trono será firme para sempre”. O nosso reino é o reino do Amor, o reino dos céus que já experimentamos aqui na terra. O Senhor é o construtor da nossa casa. É Ele quem planeja e quem faz acontecer em nós o Seu plano de santidade que consiste na vivência do amor e da justiça nos nossos dias. Deus nos promete salvação, casa e o pão da tranquilidade durante todos os dias da nossa vida, inclusive na eternidade.  - Repita hoje muitas vezes de coração agradecido esperando Jesus no Natal: “Senhor eu não sou digno (a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma só palavra e a minha casa será salva”. Deus edifica em você.

Salmo - Sl 88,2-3.4-5.27.29 (R.2a)


R. Ao Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor! 

O amor de Deus é a nossa maior herança e é por isso, que precisamos nos apropriar deste bem precioso. A mesma aliança que Deus firmou com os homens da Bíblia, Ele o fez também conosco. Somos assim aliados (as) de Deus nos Seus projetos e nas Suas realizações. Somos Seus servidores (as) e somente seremos plenos de alegria se reconhecermos isto com cânticos de louvor e exaltação. Cantar o amor de Deus é motivar o nosso coração e a nossa alma para viver a felicidade aqui na terra.

2ª Leitura - Rm 16,25-27 - “A Boa Nova de Jesus Cristo ”


Os profetas nos anunciaram a vinda do Salvador dos homens e tudo o que as Escrituras profetizaram já aconteceu com a chegada de Jesus Cristo.  Ele veio ao mundo revelar o mistério da Salvação que Deus preparou para toda a humanidade. Este mistério é desvendado para nós na medida em que nos aprofundamos no conhecimento da Palavra de Deus, primeiro, por meio dos profetas e depois pela Boa Nova de Jesus. Por isso, São Paulo dá glórias a Deus e confirma a fidelidade daqueles que pregam o Evangelho de Jesus Cristo. A salvação é para todos os povos, no entanto, nós sabemos, que muitos e muitos povos ainda nem ouviram falar no Seu Nome. Para muitas pessoas, o mistério da encarnação e da redenção ainda não foi revelado. Cabe a nós, que já experimentamos o poder da Ressurreição de Jesus, obedientes à Palavra de Deus, dar conhecimento deste mistério a todos os que ainda não lhe tiveram acesso, para que assim eles possam também proclamar “a glória de Deus pelos séculos dos séculos. Amém!”
 - Você tem sido fiel na pregação e no testemunho do Evangelho de Jesus? - Como você o tem feito?  - Você fala da sua vida com Jesus para as pessoas? -  Você dá glórias a Deus por Jesus?

Evangelho - Lc 1,26-38 - “uma entre todas foi a escolhida”


Pensar em Maria como a escolhida do Pai para ser coparticipante do Seu Projeto de Salvação da humanidade é, para nós, uma oportunidade de também, pessoalmente, nos sentirmos escolhidos a participar da grande Obra de Deus no coração dos homens. Podemos, pois, desde já, como Maria, dizer o nosso Sim a Deus nas diversas situações, quando somos chamados a nos ajustar no serviço da edificação do Reino dos céus aqui na terra.  O nosso sim é diário, pois a cada dia Deus nos convoca para algo novo, principalmente, por meio do nosso testemunho de fé na Sua Palavra e nas Suas promessas. A fé há de nos desinstalar e far-nos-á dar passos concretos, apesar da dureza da estrada. Maria, deu seu testemunho de fé, mesmo diante das impossibilidades e não duvidou de que o Espírito Santo poderia conceber nela o Filho de Deus! O Espírito Santo também, poderá fazer acontecer em nós e por meio de nós prodígios e milagres, desde que nos deixemos possuir por Ele, sem medidas. É o Espírito Santo quem nos fará ser alegres, mesmo frente às incompreensões daqueles que não acreditam no nosso testemunho. Maria foi submissa e fiel e alcançou a glória porque foi uma serva do Senhor! Que possamos hoje, diante do Anjo de Deus, nos deixar possuir pelo Espírito Santo com a certeza de que Ele agirá em nós. – Você também se sente escolhido (a) por Deus? – Você já conseguiu dá o seu sim ao Projeto de Deus? – Você acha muito difícil dar testemunho diante do mundo que é um servo (a) do Senhor?

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário