.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

JOÃO ANUNCIA A ALEGRIA DA BOA NOVA – Maria de Lourdes Cury Macedo.




Domingo, 17 de dezembro de 2017.

Evangelho de São João 1, 6-8.19-28



João Batista foi escolhido e enviado por Deus para ser o precursor do Messias, para “dar testemunho da Luz” que é o Verbo, o Filho de Deus. A missão de João não era simplesmente humana, mas estava ligada à vontade de Deus. Ele veio para dar testemunho do Messias, despertar no povo a fé, para que todos cressem n’Ele quando Ele chegasse. A fé exige mudança de vida, de mentalidade, de pensamento, a fé exige compromisso e testemunho. Esse era o sentido do batismo de João, batismo de conversão.

João atraia multidões com sua pregação forte, radical, honesta, sincera, dizendo para as pessoas se prepararem para a vinda do Cristo. João se tornou muito conhecido, muito procurado, por isso os judeus enviaram sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu”? Ele diz que não é o Messias, nem o profeta, apenas uma voz que convida as pessoas a se prepararem para a chegada do Messias.

Naquele tempo a vinda do Messias era a grande preocupação do povo de Israel. Diante das atividades extraordinárias de João Batista, alguns julgaram que fosse ele o Messias, o enviado de Deus. Por isso quando as multidões começaram a acorrer ao batismo de João, os fariseus quiseram saber quem era ele e com que direito batizava. Estavam preocupados com o movimento religioso criado por João.

Os judeus perguntaram a João se ele era Elias, porque no Antigo Testamento dizia, assim como Elias fora arrebatado ao céu num carro de fogo (cf. 2Rs 2,11), deveria vir ao mundo antes do Cristo para preparar-lhe o caminho (cf. Ml 4, 5-6). João Batista não tinha a missão de dar testemunho de si mesmo, mas de testemunhar o Messias que viria.

Os fariseus muito apegados a Lei e as tradições não podiam admitir que João introduzisse aquela inovação do batismo, sem antes provar que tinha recebido uma autorização divina. O batismo de João era só com água e de Cristo seria com água e acompanhada da efusão do Espírito Santo. João estava preparando o caminho daquele que viria em nome do Pai, por isso pregava a conversão, a mudança de vida para acolher o Messias que logo se manifestaria no meio deles.

João veio para dar testemunho da Luz, que é Jesus. Jesus com sua pregação, com seu exemplo, sua morte e ressurreição ilumina e dá vida ao mundo. O homem só encontra a vida verdadeira em Cristo, que ilumina nossos passos. Pelos patriarcas, pelos profetas e finalmente pelo próprio Filho de Deus, o ensino da salvação iluminou o mundo mergulhado na escuridão, nas trevas. Os homens que preferem a luz da salvação, que é Cristo, sentem sua vida iluminada. “Jesus é a luz verdadeira, que vindo ao mundo, a todo homem ilumina.” A única luz verdadeira que vem iluminar os pontos obscuros de nossa vida é Cristo. Ele é a luz espiritual que esclarece e dá sentido ao espírito sequioso do ser humano, pois Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida.

A missão de João era preparar os homens para receber o Redentor e ele conseguiu isso. As respostas que ele dá, suas explicações revelam mansidão, firmeza, humildade e sabedoria divina. Esse jeito de João serve para nós nos ajudarmos a preparar o Santo Natal com humildade, mansidão, firmeza cristã.

Nossa tarefa de cristãos que estamos nos preparando para celebrar o natal de Jesus é manifestar nossa fé e transmitir Cristo ao próximo com muito zelo e alegria como o fez o precursor. Preparemo-nos para o Natal com esperança que um tempo novo se aproxima, que tudo possa ser mudado pelo amor. Que nós possamos testemunhar Cristo ao mundo pelo nosso exemplo, pelo nosso comprometimento com as boas ações. Vamos levar paz, união, amor, esperança e alegria aos nossos irmãos.

Abraços em Cristo!

Maria de Lourdes

Nenhum comentário:

Postar um comentário