.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Precisamos ser os novos João Batistas-Helena Serpa

14 de Dezembro de 2017 -  5ª feira da 2ª Semana do Advento
 S. João da Cruz - 1ª Leitura - Is 41,13-20 - “palavras de esperança! ”
Todos nós podemos nos apossar hoje das promessas que o profeta Isaías faz em nome de Deus. Ele nos anima e revela para nós as promissões de uma vida nova cheia de graça e de felicidade.   Somos também como “Jacó, pobre verme”, pequenos insetos, pobres vermes, temerosos, incapazes e não temos saída para as nossas limitações. Isaías usa a linguagem simbólica do verme e do carro novo de triturar para identificar a nossa pequenez e limitação e mostrar o que a força de Deus pode realizar por meio de nós. Triturar e despedaçar os montes significa ultrapassar todas as barreiras que se apresentam diante de nós, e nos impedem de caminhar para a salvação e de ser feliz. Somos pobres e necessitados procurando água no deserto, mas com o Senhor teremos em nós rios que servem para irrigar a terra seca do nosso coração. Somos os pobres, necessitados que procuramos água e não encontramos, por isso ficamos com a língua seca de sede. No entanto, o Senhor pela boca do profeta, nos diz palavras de esperança e nos garante a vivência de um tempo novo, de transformação e de poder. “Não tenha medo”! ” Eu te tomo pela mão”! “Eu te ajudarei”! Este é o consolo do Senhor para nós! É tempo de nos apossarmos das promessas de Deus e não podemos deixar de experimentar de todas as ações que o Senhor quiser manifestar na nossa vida. Precisamos entregar a terra do nosso coração que foi ferida pelos vaivéns da nossa história, fendida pelos sofrimentos existenciais e sulcada pelos ventos contrários. O Senhor fará nascer em nós rios de água viva e fará germinar na terra boa a semente do Seu Amor Eterno. – Seu coração é terra seca ou você já tem em si o rio que Deus prometeu? – Você já percebe que a solução dos seus problemas está no Senhor? – Você sente a mão do Senhor na sua vida?

Salmo - Sl 144 (145), 1.9. 10-11. 12-13ab (R. 8)

R. Misericórdia e piedade é o Senhor!
Ele é amor, é paciência, é compaixão.


O poder de Deus é misericórdia. Só ele pode nos perdoar quando pecamos. Por isso, precisamos ter um coração agradecido porque existe Alguém que compreende a nossa fraqueza. A nossa gratidão consiste em exaltar e bendizer o Nome d’Aquele que é poderoso na nossa vida e cujas obras O glorificam.

Evangelho - Mt 11,11-15
- “precisamos ser os novos João Batistas”

Referindo-se a João Batista como o maior entre todos os homens que já nasceram Jesus, no entanto, observa que, maior ainda do que ele é todo aquele (a) que possui o reino dos céus.  O reino dos céus sofre a violência da mentalidade do mundo que lhe é contraditória, mas é conquistado justamente por aqueles (as) que são violentos (as), isto é, se opõem ao modo de pensar e julgar pregado por ele. O mundo em que vivemos nos ensina a pensar e agir completamente diferente do que prega o Evangelho de Jesus. Diante disso, podemos, então, fazer uma avaliação se já conquistamos de verdade o reino dos céus, examinando se os nossos pensamentos e ações estão ou não em conformidade com os valores evangélicos. Por conseguinte, se seguimos a cartilha do mundo e pomos em prática o que ele nos orienta estamos sendo covardes e ainda não conquistamos o reino dos céus. Precisamos ser os novos João Batista, ter como ele um espírito desbravador. Ele foi o último profeta do Novo Testamento e veio com o mesmo espírito precursor de Elias abrir para o povo um caminho de conversão e preparar este povo para ser batizado e aceitar a Salvação de Jesus. Portanto, somos também os profetas deste novo tempo e, como eles, fomos convocados a corajosamente bradar ao mundo que a Salvação vem do Senhor.  – Você se considera um grande homem, uma grande mulher? – Você é uma pessoa firme e corajosa no enfrentamento dos “favores” que o mundo lhe tem oferecido? - Você tem dado exemplo, na sua casa e no mundo, de que o reino dos céus já está acontecendo na sua vida?


2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir