.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

“TUA FÉ TE SALVOU. VÁ EM PAZ!”- Olívia Coutinho

 
 Dia 18 de Setembro  de 2014
 
Evangelho de Lc 7, 36-50
 
 Deus tem um projeto de vida nova para  todos! É Jesus quem nos apresenta esta projeto, indicando-nos o caminho que devemos percorrer, se quisermos colocar este projeto em prática! Colocar  o projeto de Deus como prioridade em nossa vida, é estar disposto a caminhar na contramão do mundo!
Sem uma adesão concreta à proposta de vida nova, anunciada por Jesus, ficamos na superficialidade da fé, numa fé sem compromisso e ao invés de nos tornar  caminho de salvação para o outro,  tomamos   uma postura de juiz, condenando o nosso  irmão sem misericórdia, sem  dar a ele uma oportunidade de rever a sua vida de experimentar uma vida nova  em Jesus!
Um verdadeiro seguidor de Jesus, nunca vê o outro como caso perdido, como alguém irrecuperável, pelo contrário, assim como  Jesus, ele não desiste do outro, pois  acredita no seu retorno à Vida.
É o que Jesus nos mostra no evangelho de hoje, ao acolher com amor, uma mulher de vida errante, que até então, não tivera a oportunidade  de experimentar o aconchego do coração misericordioso de Jesus!
A narrativa  nos mostra um  belíssimo testemunho de amor e de fé de uma  mulher que vence todas as barreiras do preconceito para chegar até Jesus! Provavelmente, faltou-lhe coragem para olhar Jesus de frente, o que não a impediu de demonstrar o seu amor e a confiança na sua misericórdia! Num gesto de ternura e de  humildade, ela  banha os pés de Jesus com  suas lágrimas, enxuga-os com os seus cabelos, cobri-os de beijos e  ungi-os com perfume!  Tudo nos leva a crer, que neste episodio, nenhuma palavra fora dirigida à Jesus por parte desta mulher, tudo, decorrera no mais profundo silencio, afinal, a cena por si só falava  tudo, falava de amor e de fé,  de um amor e de uma  fé que tocou Jesus, mostrando-nos mais uma  vez a grandiosidade do seu coração!  
 O nome desta mulher,  sequer fora revelado, pois ela  já havia sido rotulada pela sociedade, como uma mulher “pecadora.” Rótulo  que a tornava desonrada aos olhos de todos, menos aos olhos misericordiosos  de Jesus!
O fariseu, se escandaliza com a audácia desta mulher anônima que invade a sua casa para encontrar-se com  Jesus. Cheio de si  mesmo, ele lança sobre ela  um olhar de condenação,  enquanto que Jesus a olha  com misericórdia!  Jesus  vê o amor transbordar no  coração dela e a liberta da pior de todas as escravidões: a escravidão do pecado: ”teus pecados estão perdoados.”
É com este mesmo olhar de misericórdia, que Jesus olha para cada um de nós! Procuremos fazer como Ele: olhemos o nosso  irmão com um olhar de misericórdia e não com um olhar de condenação!
A conclusão do fariseu, diante de tal cena, foi de que Jesus não era um profeta, na mente dele, se Jesus  fosse um profeta, Ele não acolheria aquela mulher “pecadora”.  Escandalizado, o fariseu  sequer pronuncia  o nome de Jesus, se refere  a Ele com desdém : “este homem”.
 Este encontro transformador se deu na casa de um fariseu que convidou Jesus para almoçar com ele! Jesus entrou na casa do fariseu como uma luz, mas este,  não se abriu a  esta luz, quem  a acolheu esta luz,  foi uma  mulher marginalizada, que a partir de então, teve a sua vida transformada, passando das trevas para a luz! 
Hoje, Jesus quer entrar na nossa casa, no nosso coração, estamos abertos para acolher esta luz?  
Deixemos-nos conduzir pela  luz de Cristo, sem nunca esquecer: o mais Santo de todos os Santos será sempre um pecador perdoado. Coloquemos em nossa vida, a mensagem do inesgotável perdão de Deus olhando o outro, com o olhar misericordioso!
Tenhamos um coração largo para amar e os  braços abertos  para acolher o irmão que deseja voltar ao convívio do Pai!
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia
 
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook
 

2 comentários:

  1. ADOREI LER SUA REFLEXÃO ME AJUDOU ENTENDER MELHOR O EVANGELHO

    ResponderExcluir
  2. Amo as reflexões de Olívia.Elas mim ajudam muito a ser cada dia mais intima de Jesus!
    Deus continue te abençoando Olívia!

    ResponderExcluir