.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Somente o amor pode nos tornar agradáveis ao Senhor-Helena Serpa

DOMINGO - 26 de Outubro  - Evangelho - Mt 22,34-40

1ª. leitura Êxodo 22, 20-26 - "o estrangeiro, a viúva, o órfão e o pobre"

Por meio de Moisés Deus dava ao povo de Israel instruções que o ajudaria a caminhar em busca da Terra Prometida. A misericórdia e a compaixão tomam um espaço destacado entre as regras que o Senhor estabelecia. O Plano de Deus para a humanidade em todos os tempos é a conquista da sua Salvação. Por isso, o povo que caminha para a Terra Prometida, hoje, somos nós que buscamos viver a santidade na avenida que nos leva para a salvação, isto é, a nossa vida terrena. Nesta leitura o Senhor nos ensina a administrar situações bem presentes na nossa vida diária e que fazem parte da nossa trajetória a procura da santidade. Frequentemente nós nos deparamos com circunstâncias em que nós temos de exercitar a clemência e a misericórdia. O estrangeiro, a viúva, o órfão e o pobre, são, muitas vezes, as pessoas com quem nós lidamos no nosso dia a dia e que, de alguma forma, estão em estado de penúria, de dependência, necessitados (as) de ajuda. São as pessoas que nos procuram em busca do material, do financeiro, mas, principalmente, do conselho, do carinho, do nosso ouvido, da nossa atenção. Elas são enviadas por Deus para exercitarem em nós a justiça, mediante a paciência, a mansidão, a compreensão, etc. Somos tão ocupados (as), temos tantos afazeres e estas pessoas nos tiram do sério, porém o Senhor é claro: "Se os maltratardes, gritarão por mim e Eu ouvirei o seu clamor" Portanto, se quisermos realmente chegar à Terra Prometida vivendo desde já o reino de Deus, nós precisamos praticar as "normas de misericórdia" que nos ensina o Livro do Êxodus. – Existem pessoas na sua vida que dependem de você? – Você acha que as pessoas que o (a) procuram pedindo ajuda são instrumentos de Deus para sua santificação? – Como você tem tratado os "pobres", as "viúvas", os "órfãos" e os "estrangeiros" da sua vida? – Você sabia que Deus escuta o clamor deles?

Salmo 17 – "Eu vos amo, ó Senhor, sois minha força e salvação"

O Salmista nos ensina a reconhecer a Deus como o único em quem nós podemos confiar para nos conduzir a uma vida de santidade. Ele é rochedo que nos abriga, é o escudo que nos protege e somente Nele nós devemos esperar. Apenas com a ajuda do Senhor e por meio do Seu auxílio divino nós podemos conquistar a Terra Prometida. Mesmo os reis e os grandes do universo precisam do Senhor para obter a vitória. O triunfo que nós queremos alcançar é a vivência da santidade desde já.

2ª. Leitura – 1 Tessalonicenses 1, 5-10 " servir ao Evangelho de Jesus Cristo"

São Paulo se congratula com os tessalonicenses pelo testemunho de fé que eles davam no meio das pessoas fazendo com que a Palavra fosse difundida no meio das nações. Isto acontecia em vista da abertura que eles davam ao Espírito Santo de Deus que os conduzia e os fazia viver o Evangelho com alegria, apesar de tantas tribulações. Da mesma forma também nós podemos ser parabenizados quando nos dispomos a servir ao Evangelho de Jesus Cristo com o júbilo e o contentamento do Espírito Santo. O Espírito Santo de Deus é o agente das nossas palavras e ações e é, a partir da nossa abertura e da nossa entrega à sua manifestação, que nós podemos também ultrapassar todas as barreiras que se insurgem na nossa missão evangelizadora. Muitas vezes nós queremos esperar por um tempo bom para dar testemunho do amor de Deus e, no entanto, é no momento da dificuldade e da tribulação que o nosso testemunho de fé tem mais eficácia. Louvar ao Senhor e falar das Suas maravilhas quando a vida nos sorri quase não é muito atrativo, porém a nossa pregação se torna eficaz quando nós conseguimos amar e servir ao Senhor, mesmo na dor. Assim, nós atrairemos as almas para a salvação de Jesus Cristo. – Você tem conseguido louvar e amar na hora da dor? – Como você tem demonstrado a qualidade da sua fé ao mundo? – As suas palavras têm coerência com as suas ações?

Evangelho Mateus 22, 34-40 – "somente o amor pode nos tornar agradáveis ao Senhor"

À luz de Santa Terezinha nós podemos refletir sobre o ensinamento de Jesus Cristo a propósito do primeiro e do segundo mandamento do amor. Quando nos deparamos com os escritos da Baluarte de nossa Comunidade, nós apreendemos um conceito novo de santidade que está aliado não propriamente ao nosso esforço, mas sim, à entrega do nosso coração a Deus para satisfazê-Lo: " Para Santa Teresinha a perspectiva da santidade não era situada como um desafio a ser vencido a qualquer custo ou uma temerária obstinação, mas em estreita conexão com a possibilidade de amar intensamente e, mediante o amor, engrandecer e revestir todo gesto pessoal, com a própria vida para glorificar o Senhor. Só o amor pode tornar agradável a Deus a ação do homem: "Compreendo tão bem, que somente o amor pode nos tornar agradáveis ao Senhor, que isso constitui minha única ambição. O amor "é tudo." O homem poderia fazer coisas grandiosas, mas sem o amor, permaneceriam vazias, completamente desvitalizadas como um corpo sem alma. Seu valor não depende da grandiosidade, mas do amor com o qual foram idealizadas e realizadas. O amor é o único elemento que pode plasmar e dar finalidade dignamente a todo o agir humano. "Com amor, não caminho apenas, ponho-me a voar", dizia Santa Terezinha. Jesus sabiamente calava a boca dos fariseus, pois eles colocavam toda a sua disposição em cumprir com a Lei, mas não alcançavam o que os próprios profetas anunciavam. Somente um coração simples e sincero como o de Santa Terezinha pode entender as palavras do Mestre. - Você já compreendeu que só o amor que você viver será agradável a Deus?- Como você tem vivido o amor com o próximo?- Você sabia que ser santo é amar? Pense nessa perspectiva.

Helena Serpa

Um comentário:

  1. que bom podermos nós como ministros extraord., nos apreendermos em tão ricos comentários, nos ajuda muito nos cultos,que Deus abençõe!

    ResponderExcluir