.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Pela fé o mundo pode ser transformado- Helena Serpa

3 de Outubro -  Sexta - Evangelho - Lc 10,13-16

Jó 38,1.12-21;40,3-5 – “a nossa participação é decisiva” 

Jó, no seu sofrimento e aflição humana, tentava argumentar com Deus e questionava sobre a situação de penúria em que ele estava vivendo. E o Senhor, com paciência, “no meio da tempestade” isto é, na hora do seu clamor, respondeu aos lamentos de Jó e deu a ele explicações que o fizeram reconhecer a sua precipitação em falar e a sua ignorância em querer arguir a Deus. Mesmo que tenhamos liberdade para fazê-lo, argumentar com Deus se torna um combate estéril, pois nunca poderemos abranger os Seus desígnios, mas somente confiar. Só Ele sabe tudo, porque fez tudo e tem ciência exata de como todas as coisas funcionam. Hoje, nós também, muitas vezes vulgarmente acusamos a Deus das desgraças que nos acontecem e com a maior facilidade e displicência ousamos ensiná-Lo a governar o mundo e conduzir os acontecimentos. Todos nós almejamos que o melhor sempre aconteça e não percebemos que a nossa participação é decisiva e oportuna para que o bem vença o mal. Queríamos ser como robôs nas mãos do Senhor para que nada dependesse das nossas ações. No entanto, o Senhor faz a sua parte e deixa ao nosso encargo o que a nós nos compete realizar. – Você também costuma culpar a Deus pelas coisas que você não esperava que ocorressem? – Você costuma questionar as “desgraças” da sua vida? – Você tem consciência daquilo que compete a você e do que compete a Deus?

Salmo 138 – “Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!”

Este salmo é um verdadeiro hino que o homem canta ao Deus que o conhece por inteiro e sabe das suas razões e motivações. Ninguém pode fugir do olhar amoroso do Senhor, nenhuma das nossas ações lhe passa despercebida. Neste hino, o homem se rende e se entrega ao seu Criador que o criou do modo mais maravilhoso e que se compraz com o produto da Sua obra.

Evangelho – Lucas 10, 13-16 – “ pela fé o mundo pode ser transformado”

Nesta passagem do Evangelho Jesus recrimina as pessoas das cidades onde se realizavam os milagres, e nem por isso, tomavam consciência a fim de mudar de atitude. Não se convertiam, não progrediam espiritualmente e davam contra testemunho diante das outras cidades. O mundo precisa de testemunhas fiéis de Jesus, para ser restaurado e nós, podemos estar jogando fora o tempo precioso em que estamos vivendo. Por isso, hoje, somos chamados (as) por meio dessa liturgia a repensar as nossas ações e a nos comprometer com uma mudança nas nossas atitudes. Precisamos ter em mente que a fé remove montanhas e o testemunho da nossa fé poderá transformar o coração e a vida do povo de Deus. A cada dia Jesus nos concede novas oportunidades para escutarmos a Sua voz por meio da Sua Palavra e também dos acontecimentos da nossa vida e continua na sua missão de nos exortar e advertir. Abre os nossos olhos para que enxerguemos as Suas obras no meio de nós, às quais nós quase nunca percebemos porque não exercitamos a nossa fé. Corazim, Betsaida, Cafarnaum, somos cada um de nós que vemos acontecerem os prodígios do Senhor na nossa vida, mas continuamos os mesmos, e por causa da nossa dureza de coração, não conseguimos sermos instrumentos de Deus para os que nos “escutam” falar. Propomo-nos a edificar o reino de Deus aqui na terra, falamos em Seu Nome, mas não agimos conforme pregamos. Olhamos e não vimos, ouvimos e não escutamos. Assim fazendo rejeitamos o Senhor que veio do céu para nos dar vida nova. Se, falarmos, mas não agirmos, estaremos contribuindo para que Jesus seja rejeitado, em vista das nossas más ações diante dos homens. - Você tem percebido as coisas boas da sua vida? Você tem motivos para louvar a Deus? Quais? – A sua pregação tem sido eficaz diante dos homens? – Você fala e vive o que fala? – Você tem sido instrumento de atração ou de rejeição das pessoas para Jesus? – Você tem certeza de que vai para o céu?


Helena Serpa

Um comentário: