.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 23 de março de 2020

-VAI, E NÃO PEQUES MAIS-José Salviano.


30 de Março-2020

Evangelho – Jo 8,1-11

 

-VAI, E NÃO PEQUES MAIS-José Salviano.

Compartilhe esta homilia em suas redes sociais.

 

 

Evangelho - Jo 8,1-11

'Quem dentre vós não tiver pecado, seja
o primeiro a atirar-lhe uma pedra.'
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 8,1-11

Naquele tempo:
Jesus foi para o monte das Oliveiras.
De madrugada, voltou de novo ao Templo.
Todo o povo se reuniu em volta dele.
Sentando-se, começou a ensiná-los.
Entretanto, os mestres da Lei e os fariseus
trouxeram uma mulher surpreendida em adultério.
Colocando-a no meio deles,
disseram a Jesus: 'Mestre,
esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério.
Moisés na Lei mandou apedrejar tais mulheres.
Que dizes tu?'
Perguntavam isso para experimentar Jesus
e para terem motivo de o acusar.
Mas Jesus, inclinando-se,
começou a escrever com o dedo no chão.
Como persistissem em interrogá-lo,
Jesus ergueu-se e disse:
'Quem dentre vós não tiver pecado,
seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra.'
E tornando a inclinar-se,
continuou a escrever no chão.
E eles, ouvindo o que Jesus falou,
foram saindo um a um,
a começar pelos mais velhos;
e Jesus ficou sozinho,
com a mulher que estava lá, no meio do povo.
Então Jesus se levantou e disse:
'Mulher, onde estão eles?
Ninguém te condenou ?'
Ela respondeu: 'Ninguém, Senhor.'
Então Jesus lhe disse:'Eu também não te condeno.
Podes ir, e de agora em diante não peques mais.'
Palavra da Salvação.

 

REFLEXÃO
Os judeus cheios de ódio, aproveitando aquela oportunidade para pegar Jesus em uma cilada, disseram: Moisés na Lei mandou apedrejar tais mulheres. Que dizes tu?
Jesus ficou calmo, e continuou escrevendo no chão. Os seus inimigos já estavam com uma pedra na mão cada um deles.
E foi então que Jesus jogou um balde de água fria na fúria daqueles homens. Pois só Jesus sabia do passado de cada um deles. E então Jesus levantando-se, disse-lhes: Quem dentre vós não tiver pecado,
seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra”.
Ao dizer isso, Jesus insinuou que até concordaria com aquela execução. Porém, fez a cada um deles olhar para dentro de si mesmo e ver o quanto eles também eram pecadores. E por tanto, não teriam o direito de julgar e condenar aquela mulher pelo mesmo pecado que eles já cometeram.
E interessante, que os mais velhos foram os primeiros a jogar as pedras no chão e irem embora dali. Eles tinham mais pecados.
Foi por isso que Jesus virando-se para a mulher, disse-lhe:
”Mulher, onde estão eles?  Ninguém te condenou ? Ela respondeu: 'Ninguém, Senhor.' Então Jesus lhe disse: 'Eu também não te condeno.
Podes ir, e de agora em diante não peques mais.'.
Veja que o perdão de Jesus teve uma condição:  ...e de agora em diante não peques mais.
A armadilha preparada pelos fariseus e mestres da Lei contra Jesus, foi semelhante quando eles lhe apresentaram uma moeda e perguntaram se era justa pagar imposto a César.
Para eles, Jesus não teria saída, e seria condenado a morte.
Eles tinham consciência que Jesus não aprovaria o apedrejamento, pois Ele era bondoso, e era a favor  do perdão. Por outro lado, se Jesus liberasse aquela mulher do martírio, Ele iria contra a Lei de Moisés, e certamente seria condenado a morte.

Então, para aqueles mortais injustos e invejosos, Jesus estaria em um beco sem saída. Só que Jesus não é um homem qualquer. Jesus é Deus feito homem, e estava vendo a maldade dentro de cada um deles, em suas mentes, e por tanto, Ele tem resposta para tudo. Simples assim.
Jesus, então devolveu para eles, a solução daquele problema trazido por eles mesmos. Jesus os colocou em um sério problema de consciência. Pois Jesus sabia muito bem o que cada um fez no verão passado...

A mensagem deste fato histórico, (pois não foi uma parábola), nos mostra que Jesus condena o pecado, porém Ele ama o pecador, e quer a sua conversão e sua salvação.
Nos mostra ainda, que Deus enviou o seu Filho ao mundo não para nos condenar, mas para nos conduzir a salvação plena. Isso não quer dizer que estamos livres para pecar, é claro.
A Lei de Moisés mandava apedrejar. A lei de Jesus é a Lei do amor e do perdão.
E revestida do amor e do perdão de Jesus, aquela mulher começou uma nova vida, só que desta vez, sem pecado. Uma nova vida de conversão.
É o que nós estamos precisamos no atual estágio da nossa vida. Buscar  o amor e o perdão de Jesus, e recomeçar uma vida nova. Uma vida de orações, de leitura da palavra, um vida de fraternidade, de perdão aos que nos ofendem, uma vida com Cristo, nos preparando para um dia merecermos a vida longa e pera sempre.

O pecado daquela mulher , assim como de todas as mulheres e demais pessoas do nosso mundo, também são pecados nossos. Pois vivemos em um mundo que estimula o pecado, um mundo que favorece, de  várias formas, a existência do pecado, e nós que não nos julguemos santinhos, pois somos também culpados de todo este estado de coisas, seja por colaborar para a vida pecaminosa, ou seja por nos omitir diante de tantas coisas erradas, ou seja por que também somos pecadores como qualquer um.  Você concorda, ou sem corda?

Caríssimas, e caríssimos. Este Evangelho nos convida a imitar o gesto de Jesus, pois somos cristãos, imitadores de Cristo.
Antes de julgar uma pessoa pelos seus pecados, busquemos em nós, quantas vezes já cometemos aquele mesmo pecado. E pegamos leve diante daquela pessoa em questão.
Jesus não disse que o que aquela mulher fez, não era pecado grave. Porém, Ele a olhou com muito amor (fraterno), e a perdoou, recomendando-lhe a conversão.

Irmãs e irmãos. Guardemos as pedras que estamos juntando para atacar aquela pessoa que cometeu um grande erro. Vamos pensar um pouco mais. Não condeneis e não sereis condenado!  Não estamos defendendo a impunidade. Quem erra precisa ser punido, sim. Porém, apedrejar, matar, prescrever uma pena, uma sentença duas vezes maior que o crime, vai se voltar contra a nossa própria pessoa.
Pois quem com ferro fere com ferro será ferido. Pense antes de dar a sua condenação.

José Salviano

Nenhum comentário:

Postar um comentário