.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 30 de março de 2020

-UM DE VÓS ME ENTREGARÁ-José Salviano.


07 de Abril-2020

Evangelho – Jo 13,21-33.36-38

 

Você pode ouvir esta reflexão pelo seu celular. É só configurar a acessibilidade.

 

 

1ª Leitura - Is 49,1-6

Eu te farei luz das nações, para que
minha salvação chegue até aos confins da terra.
(2º canto do Servo do Senhor)
Leitura do Livro do Profeta Isaías 49,1-6
Nações marinhas, ouvi-me, povos distantes, prestai atenção:
o Senhor chamou-me antes de eu nascer,
desde o ventre de minha mãe
ele tinha na mente o meu nome;
fez de minha palavra uma espada afiada,
protegeu-me à sombra de sua mão
e fez de mim uma flecha aguçada,
escondida em sua aljava,
e disse-me: 'Tu és o meu Servo,
Israel, em quem serei glorificado'.
E eu disse: 'Trabalhei em vão,
gastei minhas forças sem fruto, inutilmente;
entretanto o Senhor me fará justiça
e o meu Deus me dará recompensa'.
E agora diz-me o Senhor
- ele que me preparou desde o nascimento
para ser seu Servo - que eu recupere Jacó para ele
e faça Israel unir-se a ele;
aos olhos do Senhor esta é a minha glória.
Disse ele: 'Não basta seres meu Servo
para restaurar as tribos de Jacó
e reconduzir os remanescentes de Israel:
eu te farei luz das nações,
para que minha salvação
chegue até aos confins da terra'.
Palavra do Senhor.

REFLEXÃO

Minhas irmãs, e irmãos.  Deus nos escolhe mesmo antes de nós nascermos.  Antes que chegamos a este mundo, já temos uma missão  a seguir. Porém, Deus nos dá o livre arbítrio de  seguir ou não o seu chamado.
A palavra de Deus é como uma espada afiada.  Ela corta ao meio o orgulho, a arrogância,  e denuncia com coragem a injustiça. A palavra pode separar familiares,  amigos e demais parentes. Pois nem todos aceitam a verdade que é dita pela boca dos escolhidos do Pai.

 

Salmo - Sl 70, 1-2. 3-4a. 5-6ab. 15.17 (R.15)

R. Minha boca anunciará vossa justiça.

Eu procuro meu refúgio em vós, Senhor:*
que eu não seja envergonhado para sempre!
Porque sois justo, defendei-me e libertai-me!*
Escutai a minha voz, vinde salvar-me!.

Sede uma rocha protetora para mim,*
um abrigo bem seguro que me salve!
Porque sois a minha força e meu amparo,
o meu refúgio, proteção e segurança!
Libertai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio.

Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança,*
em vós confio desde a minha juventude!
Sois meu apoio desde antes que eu nascesse,
desde o seio maternal, o meu amparo.

Minha boca anunciará todos os dias*
vossa justiça e vossas graças incontáveis.
Vós me ensinastes desde a minha juventude,*
e até hoje canto as vossas maravilhas.

REFLEXÃO

Somente Deus pode nos livrar das mãos dos ímpios, dos impiedosos, que nos oprimem,  nos deixando sem ter para quem reclamar.  Mais Deus é justo, Deus vê tudo e atende os nossos clamores.  Deus é o todo poderoso,  Ele é mais forte do que a ganância e a crueldade dos opressores.
Roguemos ao Pai  que nos livre da fúria cruel dos que não seguem o Evangelho, dos que não amam o próximo como Jesus recomendou.

 

 

Evangelho - Jo 13,21-33.36-38

Um de vós me entregará...
O galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes.
 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo  João
Naquele tempo:
Estando à mesa com seus discípulos,
Jesus ficou profundamente comovido e testemunhou:
'Em verdade, em verdade vos digo,
um de vós me entregará.'
Desconcertados,
os discípulos olhavam uns para os outros,
pois não sabiam de quem Jesus estava falando.
Um deles, a quem Jesus amava,
estava recostado ao lado de Jesus.
Simão Pedro fez-lhe um sinal
para que ele procurasse saber
de quem Jesus estava falando.
Então, o discípulo,
reclinando-se sobre o peito de Jesus, perguntou-lhe:
'Senhor, quem é?'
Jesus respondeu:
'É aquele a quem eu der o pedaço de pão
passado no molho.'
Então Jesus molhou um pedaço de pão
e deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes.
Depois do pedaço de pão,
Satanás entrou em Judas.
Então Jesus lhe disse:
'O que tens a fazer, executa-o depressa.'
Nenhum dos presentes compreendeu
por que Jesus lhe disse isso.
Como Judas guardava a bolsa, alguns pensavam
que Jesus lhe queria dizer:
'Compra o que precisamos para a festa',
ou que desse alguma coisa aos pobres.
Depois de receber o pedaço de pão,
Judas saiu imediatamente.
Era noite.
Depois que Judas saiu,
disse Jesus:
'Agora foi glorificado o Filho do Homem,
e Deus foi glorificado nele.
Se Deus foi glorificado nele,
também Deus o glorificará em si mesmo,
e o glorificará logo.
Filhinhos,
por pouco tempo estou ainda convosco.
Vós me procurareis,
e agora vos digo, como eu disse também aos judeus:
'Para onde eu vou, vós não podeis ir'.
Simão Pedro perguntou:
'Senhor, para onde vais?'
Jesus respondeu-lhe:
'Para onde eu vou,
tu não me podes seguir agora,
mas me seguirás mais tarde.'
Pedro disse:
'Senhor, por que não posso seguir-te agora?
Eu darei a minha vida por ti!'
Respondeu Jesus:
'Darás a tua vida por mim?
Em verdade, em verdade te digo:
o galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes.'
Palavra da Salvação.

REFLEXÃO

Neste Evangelho Jesus  anuncia aquele que no escuro o entregará aos soldados romanos para  ser encaminhado ao martírio.
Judas não foi traidor durante o tempo em que  seguiu Jesus. Apesar de roubar  dinheiro da bolsa  comunitária,  Judas admirava o trabalho de Jesus.
Porém, Judas finalmente fez uma escolha ruim. Escolheu o dinheiro em vez de ser fiel ao Mestre.
A traição  é um pecado que continua presente nas nossas vidas até hoje, e, infelizmente irá continuar. Quando falamos em traição, a primeira idéia que nos vem a cabeça,  é a quebra do juramento que o casal faz no altar, diante do representante de Deus na Terra, o sacerdote, no dia do casamento.
Realmente,  a traição do marido ou da esposa,  é um pecado muito grave, pois isso acontece devido ao egoísmo de uma das partes,  e também pela falta de vivência na fé, para suportar as sugestões do mundo, por meio de outra pessoa que se nos oferece de forma insinuosa e sensual, nos leva a queda. 
São muitas as tentações  que se apresentam ao um casal  de jovens, saudáveis e bonitos. Porém, quando eles vivem  na presença de Deus, seguindo os ensinamentos de Jesus, tudo fica mais fácil, tudo pode ser superado, e  a traição  pode ser evitada com a força do Alto.
Nós somos frágeis, fracos, e podemos a qualquer momento negar, trair a Deus  e ao esposo, ou a esposa. Podemos trair os nossos melhores amigos, parentes,  e o pior, a Igreja.
Porém,  com a graça e a força de Deus presente em nós, conseguiremos vencer a toda tentação de cometer uma traição.  Precisamos ficar ligados na palavra e no cumprimento dos mandamentos, para podermos ser  fiéis a Deus e ao irmão,  a irmã,  ao cônjuge, etc.
O nosso mundo vive cheio de traições.  Na política nem se fala!  A traição é um pecado, e pecado é iniquidade.  Iniquidade é o contrário de equidade.
Equidade, pois é viver  respeitando a igualdade de direitos de todo ser humano. É respeitar os direitos do outros, especialmente dos fracos. Equidade é respeitar a justiça, é viver  de forma justa com todos sem distinção de pessoas. Sem distinção de classes, raças, cor, religião, etc.
Por tanto, se nós falhamos na prática da EQUIDADE, estamos caindo na iniquidade. Estamos pois, vivendo na iniquidade.
A iniquidade  está presente  por todos os lugares, inclusive  em lugares onde se deveria dar o exemplo  de equidade plena e total.
E as consequências de viver a iniquidade, de viver no pecado, não demora  por a acontecer. Muitos pagam caro por levar uma vida de prazeres ilícitos,  uma vida de esbanjamentos e conforto com muito dinheiro adquirido  de forma corrupta.
Esses não pagam caro somente neste mundo, com toda certeza pagarão na segundo parte da nossa existência, quando naquele dia, ouvirão de Jesus. Afastai-vos de mim, e ide para o fogo eterno, todos vocês que praticaram a iniquidade!
Sejamos justos, e não traiamos  a Deus e nem os nossos irmãos e irmãs.  A sua esposa também é sua irmã, assim também como o seu marido, é seu irmão!...

Fica com Deus, José Salviano

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário