.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 30 de março de 2020

-OS QUE NUNCA VERÃO A MORTE-José Salviano.


02 de Abril-2020

Evangelho – Jo 8,51-59

 


Compartilhe esta homilia em suas redes sociais.

 

1ª Leitura - Gn 17,3-9

Farei de ti o pai de uma multidão de nações.
Leitura do Livro do Gênesis 17,3-9
Naqueles dias:
Abrão prostrou-se com o rosto por terra.
E Deus lhe disse:
'Eis a minha aliança contigo:
tu serás pai de uma multidão de nações.
Já não te chamarás Abrão,
mas o teu nome será Abraão,
porque farei de ti o pai de uma multidão de nações.
Farei crescer tua descendência infinitamente.
Farei nascer de ti nações,
e reis sairão de ti.
Estabelecerei minha aliança entre mim e ti
e teus descendentes para sempre;
uma aliança eterna,
para que eu seja teu Deus e o Deus de teus descendentes.
A ti e aos teus descendentes
darei a terra em que vives como estrangeiro,
todo o país de Canaã como propriedade para sempre.
E eu serei o Deus dos teus descendentes'.
Deus disse a Abraão:
'Guarda a minha aliança,
tu e a tua descendência para sempre.
Palavra do Senhor.

REFLEXÃO

Agora entendemos  o por que da expressão: Pai Abraão! É que Deus fez uma aliança pessoal com  Abrão, que passou a se chamar Abraão,  e prometeu a ele que  a sua geração seria muito grande.  E recomendou que  ele guardasse a sua aliança. Ele e toda a sua descendência.

Aconteceu que  depois de muitos anos, a descendência  do pai Abraão se desviou  dos caminhos de Deus e estava usando da  religião para os seus benefícios próprios,  sem cuidar do resto do povo,  que vivia alijado,  desprezado,  excluído de seus direitos como pessoas humanas e filhos de Deus.

Aquele homem era dono de um grande império industrial.  Ao morrer, deixou tudo para o seu filho único que se tornou por herança, o dono de toda a sua riqueza. 

Vaidoso, e sem juízo, e pouco  inteligente, aquele jovem  gastava demais, e não se preocupava em administrar corretamente  os bens  que o seu pai havia acumulado com muito trabalho e disciplina.

Assim, não deu outra.  Num curto espaço de tempo, tudo veio a ruína, e o império se desmoronou.  E aquele jovem  e toda a família tiveram de trabalhar  e mesmo mendigar para sobreviver da pior maneira!

 

Salmo - Sl 104, 4-5. 6-7. 8-9 (R. 8a)

R. O Senhor se lembra sempre da Aliança!

Procurai o Senhor Deus e seu poder, *
buscai constantemente a sua face!
Lembrai as maravilhas que ele fez, *
seus prodígios e as palavras de seus lábios!

Descendentes de Abraão, seu servidor, *
e filhos de Jacó, seu escolhido,
ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, *
vigoram suas leis em toda a terra.

Ele sempre se recorda da Aliança, *
promulgada a incontáveis gerações;
da Aliança que ele fez com Abraão, *
e do seu santo juramento a Isaac.

REFLEXÃO

O Senhor se lembra sempre da Aliança!   Por isso que dizemos: Deus é fiel.  Nós que somos uns tratantes, nós é não cumprimos com a nossa palavra, e depois reclamamos da má sorte. 

Vamos até o padre, nos confessamos, depois cumprimos a penitência, prometendo a Deus que não vamos pecar mais.

E depois? Não demora muito,  caímos de novo...

Deus é fiel, continua nos amando, nos chamando sempre a conversão.

 

Evangelho - Jo 8,51-59

Vosso pai Abraão exultou, por ver o meu dia.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 8,51-59
Naquele tempo, disse Jesus aos judeus:
Em verdade, em verdade, eu vos digo:
se alguém guardar a minha palavra,
jamais verá a morte.'
Disseram então os judeus:
'Agora sabemos que tens um demônio.
Abraão morreu e os profetas também,
e tu dizes:
'Se alguém guardar a minha palavra
jamais verá a morte'.
Acaso és maior do que nosso pai Abraão,
que morreu, como também os profetas?
Quem pretendes tu ser?'
Jesus respondeu:
'Se me glorifico a mim mesmo,
minha glória não vale nada.
Quem me glorifica é o meu Pai,
aquele que vós dizeis ser o vosso Deus.
No entanto, não o conheceis.
Mas eu o conheço
e, se dissesse que não o conheço,
seria um mentiroso, como vós!
Mas eu o conheço e guardo a sua palavra.
Vosso pai Abraão exultou,
por ver o meu dia;
ele o viu, e alegrou-se.'
Os judeus disseram-lhe então:
'Nem sequer cinqüenta anos tens ,
e viste Abraão!'
Jesus respondeu:
'Em verdade, em verdade vos digo,
antes que Abraão existisse,
eu sou'.
Então eles pegaram em pedras para apedrejar Jesus,
mas ele escondeu-se e saiu do Templo.
Palavra da Salvação.

 

REFLEXÃO

 

 

 

Para os judeus,  Jesus estava falando asneiras. Pois  se todo mundo morre, até os mais  santos, e os escolhidos de Deus como foi o pai Abraão, como poderia Jesus estar dizendo que  se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte?”
Uns  não queriam entender as palavras de Jesus, pois não aceitavam a sua pessoa,  outros realmente não entendiam.  Para eles, aquilo era um verdadeiro absurdo!

Só que Jesus estava falando da morte da graça santificante, da morte para a glória eterna. Ele se referia àqueles e aquelas que estão mortos para  a vida eterna.

Já quem guardar e praticar a sua palavra  quando chegar a sua hora, morrerá  fisicamente, porém, viverá eternamente, na presença de Deus.

A liturgia de hoje é dedicada  ao patriarca Abraão, aquele bendito e escolhido de Deus,  que esperava que sua descendência não fosse nunca se desvirtuar do caminho  do Senhor.  Mais infelizmente, isso não aconteceu.  O poder subiu  na cabeça dos doutores da Lei e fariseus, ao ponto deles só pensar  em seus objetivos próprios,  em suas vantagens, em seus lucros.  E assim, o povo continuava na miséria, no abandono, no sofrimento.

Jesus continuava explicando que Ele era homem  e Deus, uma pessoa toda especial,  Quem me glorifica é o meu Pai, aquele que vós dizeis ser o vosso Deus. No entanto, não o conheceis. Mas eu o conheço
e, se dissesse que não o conheço, seria um mentiroso, como vós!
Mas eu o conheço e guardo a sua palavra
.”

Realmente, as palavras  de Jesus eram difíceis de serem entendidas, ou interpretadas.  Principalmente para quem  tem a mente totalmente voltada para a realidade terrena, para  a sobrevivência  pura e simplesmente.  Quem vive assim, ouve as palavras do Mestre, e as interpretam ao pé da letra, como aconteceu com judeus, que pensavam que Jesus estava se referindo à morte do corpo.

Para quem vive sintonizado com Deus,  a coisa muda totalmente de figura.  Pois o viver em Cristo  é maravilhoso, pelo fato de estar sempre alerta,  sempre em conexão com Deus,  e recebendo  informações e orientações do Alto.  O viver assim facilita a nossa vida e facilita muito a interpretação da palavra de Deus.

Aquele sacerdote era um verdadeiro instrumento de Deus.  Antes de começar sua homilia,  ele fechava os olhos por alguns segundos.  Ele fazia isso para  invocar  a presença do Espírito de Deus  para que  falasse por meio de sua boca.

O seu sermão era impactante, impressionante, e sempre deixava um gosto de “quero mais”. Para  a assembleia, ele poderia ficar ali falando por mais de uma hora!  E todos sentiam que não era ele quem falava, mas sim,  o próprio Cristo por meio dele. Não dá para explicar isso com palavras.  Só vendo para entender  o como  aquele homem era um homem de Deus!

Caríssima e caríssimo.  Você também pode ser uma mulher, um homem de Deus.  E pode falar  a todos como se fosse o próprio Jesus Cristo que falasse.

Para isso, é preciso estar pronto(a), estar vivendo a graça santificante, e realmente levar a sério  a missão de ser instrumento de Deus na Terra!

Basta só você querer.  Entregue-se  total ou parcialmente ao serviço de Deus, abandone tudo o que lhe leva a pecar, peça a força do Alto para conseguir ser santo(a).

Acredite! Você conseguirá!

 

Fica com Deus. José Salviano.




Nenhum comentário:

Postar um comentário