.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 9 de março de 2020

-NO TERCEIRO DIA RESSUSCITARÁ- Mt 20,17-28-José Salviano


11 de Março-2020

Evangelho –Mt 20,17-28

 

1ª Leitura - Jr 18,18-20

Vinde, ataquemo-lo.
Leitura do Livro do Profeta Jeremias 18,18-20
Naqueles dias:
Disseram eles:
'Vinde para conspirarmos juntos contra Jeremias;
um sacerdote não deixará morrer a lei;
nem um sábio, o conselho; nem um profeta, a palavra.
Vinde para o atacarmos com a língua,
e não vamos prestar atenção a todas as suas palavras.'
Atende-me, Senhor,
ouve o que dizem meus adversários.
Acaso pode-se retribuir o bem com o mal?
Pois eles cavaram uma cova para mim.
Lembra-te de que fui à tua presença,
para interceder por eles
e tentar afastar deles a tua ira.
Palavra do Senhor.

REFLEXÃO

E a História de repete. Sempre aqueles que fazem  o bem podem ser atacados pelos que defendem o mal, a injustiça, a exploração dos fracos. Desde o Antigo Testamento, que as coisas são assim.  É a lei do mais forte oprimindo os mais fracos, e eliminando aqueles e aquelas se se atravessarem nos seus caminhos atrapalhando, reclamando, denunciando sua crueldade.

 

Salmo - Sl 30,5-6.14.15-16 (R. 17b)

R. Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!

Retirai-me desta rede traiçoeira, *
porque sois o meu refúgio protetor!
Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, *
porque vós me salvareis, ó Deus fiel!R.

Ao redor, todas as coisas me apavoram; *
ouço muitos cochichando contra mim;
todos juntos se reúnem, conspirando *
e pensando como vão tirar-me a vida.R.

A vós, porém, ó meu Senhor, eu me confio, *
e afirmo que só vós sois o meu Deus!
Eu entrego em vossas mãos o meu destino; *
libertai-me do inimigo e do opressor!

REFLEXÃO

É preciso estar sempre atentos, pois a qualquer momento, em qualquer lugar, mesmo em volta de nós, pode haver  alguém  a serviço de homens maus,  articulando, planejando contra as nossas vidas. Buscando um jeito de nos eliminar sem  provas, ou seja, fazendo tudo para que a sociedade  acredite que foi uma morte acidental. Porém, o sangue dos justos bradam aos céus!

 

Evangelho - Mt 20,17-28

Eles o condenarão à morte.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 20,17-28
Naquele tempo:
Enquanto Jesus subia para Jerusalém,
ele tomou os doze discípulos à parte
e, durante a caminhada, disse-lhes:
'Eis que estamos subindo para Jerusalém,
e o Filho do Homem será entregue
aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei.
Eles o condenarão à morte,
e o entregarão aos pagãos para zombarem dele,
para flagelá-lo e crucificá-lo.
Mas no terceiro dia ressuscitará.'
A mãe dos filhos de Zebedeu
aproximou-se de Jesus com seus filhos
e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido.
Jesus perguntou: 'O que tu queres?'
Ela respondeu: 'Manda que estes meus dois filhos
se sentem, no teu Reino,
um à tua direita e outro à tua esquerda.'
Jesus, então, respondeu-lhes:
'Não sabeis o que estais pedindo.
Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?'
Eles responderam: 'Podemos.'
Então Jesus lhes disse:
'De fato, vós bebereis do meu cálice,
mas não depende de mim
conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda.
Meu Pai é quem dará esses lugares
àqueles para os quais ele os preparou.'
Quando os outros dez discípulos ouviram isso,
ficaram irritados contra os dois irmãos.
Jesus, porém, chamou-os, e disse:
'Vós sabeis que os chefes das nações
têm poder sobre elas e os grandes as oprimem.
Entre vós não deverá ser assim.
Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor;
quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo.
Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido,
mas para servir e dar a sua vida
como resgate em favor de muitos.'
Palavra da Salvação.

 

REFLEXÃO

Está na natureza do ser humano, ambicionar o poder. E de preferência acompanhado de muito dinheiro de preferência dinheiro fácil. Nem todos são assim. Uns são mais do outros.

Para conseguir fama e poder, alguns homens são capazes de tudo. Até de se fazer passar por representantes de Deus na Terra, enganando os fracos e humildes, exigindo que esses lhe entreguem o seu pouco dinheirinho, em troca de milagres  que nunca acontecerão.

Muitos querem ser importantes, muitos querem ser ricos e outros querem o primeiro lugar. Querem estar nos lugares de destacada importância perante a todos os demais.

Muitos querem a profissão mais elegante, mais importante, mesmo que para tal nem tenham a devida vocação ou talento. Enquanto os pobres, mesmo que tenham talento e inteligência suficiente para exercer uma profissão de destaque, são obrigados a se conformarem com o serviço sujo, com o trabalho humilde e quase escravo.

Jesus bem sabia que os ideais de muitos neste mundo são poder e glória. Porém, Ele avisou que com o cristão atuante e autêntico isso não pode acontecer.

Na nossa sociedade os serviços mais humildes são dispensados aos que não têm mais para onde correr, não tem mais o que fazer par ganhar o seu sustento. Esses pobres coitados, além de ganhar uma miséria, são obrigados a executar trabalhos perigosos, pesados, sujos, durante um período de trabalho estafante em condições quase desumanas.

E isso não acontece só aqui, ou ali, mas sim, no mundo inteiro! É assim, e sempre foi assim, lamentavelmente.

Os demais discípulos ficaram revoltados  com  o que aquela  mulher acabara de pedir  para Jesus em benefício dos seus filhos.  E com toda razão.  Pois ela estava reivindicando um privilégio descabido e fora de cogitação. 

Então Jesus  “sartou de banda”, diante  daquele pedido esdrúxulo, dizendo que não competiria a Ele decidir quem iria se sentar à sua direita ou a sua esquerda, como acontecia nos tronos dos reis daqueles tempos.

É bem possível até  que Jesus pudesse sim, decidir sobre aquela questão, e que talvez tivesse declinado por uma simples questão de humildade. Lembremos que Ele disse ao bom ladrão Dimas no calvário: Ainda hoje estarás comigo no paraíso.  Jesus também disse aos seus apóstolos: Os vossos nomes estão escritos no Céu.  Pois Jesus é Deus, e por  isso Ele tem poder de decisão sim. Só que para encurtar a conversa com aquela mulher egoísta e com mania de grandeza, sem nada contribuir para o Reino de Deus, Jesus, não querendo humilhar nem ofendê-la, se livrou daquela situação desconfortante,  dizendo que o seu pedido estava fora do seu alcance, e ponto final.

E quanto a nós? Será que não gostamos de um lugar de importância? Na Prefeitura da nossa cidade?  Ou mesmo no condomínio do nosso prédio? Ou lá no altar!

Vamos repetir aqui mais uma vez aquela  famosa frase:  É MUITO BOM SER IMPORTANTE. PORÉM, É MAIS IMPORTANTE, SER BOM. 

Jesus disse que aquele que quiser ser o maior, deve ser o menor, deve ser aquele que serve aos demais irmãos e irmãs. E provou isso, lavando e beijando os pés dos apóstolos.

Antes de pensarmos no primeiro lugar, ou num lugar de importância, dando uma de BOM, seria melhor nós pensarmos primeiro em ser BONS não só no que fazemos, mas também ser BONS PARA COM OS NOSSOS IRMÃOS, PRINCIPALMENTE OS NECESSITADOS.

Muitos querem um lugar de muita  importância, porém,  entre vós não deve ser assim.  Disse Jesus.

 

E tenha um santo dia. José Salviano

  



Nenhum comentário:

Postar um comentário