.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 16 de março de 2020

-E JOSÉ ESCUTOU A VOZ DO ANJO-José Salviano.


19 de Março-2020

Evangelho – Mt 1,16.18-21.24a


Compartilhe esta homilia em suas redes sociais.

 

1ª Leitura - 2Sm 7,4-5a.12-14a.16

O Senhor lhe dará o trono de Davi, seu pai. (Lc 1,32)
Leitura do Segundo Livro de Samuel 7,4-5a.12-14a.16
Naqueles dias,
a palavra do Senhor foi dirigida a Nató nestes termos:
a"Vai dizer ao meu servo Davi:
`Assim fala o Senhor:
Quando chegar o fim dos teus dias
e repousares com teus pais,
então, suscitarei, depois de ti, um filho teu,
e confirmarei a sua realeza.
Será ele que construirá uma casa para o meu nome,
e eu firmarei para sempre o seu trono real.
Eu serei para ele um pai
e ele será para mim um filho.
Tua casa e teu reino
serão estáveis para sempre diante de mim,
e teu trono será firme para sempre'".
Palavra do Senhor.

REFLEXÃO

Eu serei para ele um pai e ele será para mim um filho.  E foi assim que aconteceu com José. Ele foi para Jesus um pai e Jesus foi para ele um filho, aqui na Terra.  E todos reconheceram que Jesus era o filho do carpinteiro. E isso tudo faz parte do Mistério da nossa fé. Está escrito e nós cremos.

 

 

Salmo - Sl 88(89),2-3.4-5.27 e 29 (R. 37)

R. Eis que a sua descendência durará eternamente.

 Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, *
de geração em geração eu cantarei vossa verdade!
Porque dissestes: "O amor é garantido para sempre!" *
E a vossa lealdade é tão firme como os céus.

"Eu firmei uma Aliança com meu servo, meu eleito, *
e eu fiz um juramento a Davi, meu servidor.
Para sempre, no teu trono, firmarei tua linhagem, *
de geração em geração garantirei o teu reinado!".

Ele, então, me invocará: `Â Senhor, vós sois meu Pai, *
sois meu Deus, sois meu Rochedo onde encontro a salvação!'
Guardarei eternamente para ele a minha graça *
e com ele firmarei minha Aliança indissolúvel.

REFLEXÃO

Eu firmei uma Aliança com meu servo, meu eleito, e eu fiz um juramento a Davi, meu servidor. Para sempre, no teu trono, firmarei tua linhagem...

Nós dizemos que Jesus é Filho de Davi, mas na verdade dos fatos, não aconteceu bem assim.  José era sim, da linhagem de Davi. Porém, se José não gerou biologicamente a Jesus, e sim o Espírito Santo, Jesus, por tanto, não é filho de Davi na acepção da palavra. José foi o seu pai adotivo na Terra, e Jesus é o Filho de Deus. Jesus é o próprio Deus que se fez homem, por meio de Maria, e da colaboração de José seu castíssimo esposo...

 

 

Evangelho - Mt 1,16.18-21.24a

José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 1,16.18-21.24a
Jacó gerou José, o esposo de Maria,
da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo.
A origem de Jesus Cristo foi assim:
Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José,
e, antes de viverem juntos,
ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo.
José, seu marido, era justo
e, não querendo denunciá-la,
resolveu abandonar Maria, em segredo.
Enquanto José pensava nisso,
eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho,
e lhe disse: "José, Filho de Davi,
não tenhas medo de receber Maria como tua esposa,
porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo.
Ela dará à luz um filho,
e tu lhe darás o nome de Jesus,
pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados".
Quando acordou, José fez
conforme o anjo do Senhor havia mandado.
Palavra da Salvação.

 

REFLEXÃO

José era noivo de Maria, e segundo o costume, o noivado era quase com um casamento.  Aconteceu que Maria teve de passar 3 meses na casa de Izabel para ajudá-la em sua gravidez.

Quando Maria voltou, ela não sabia como dizer a José sobre a sua gravidez que já estava no quarto mês. José era um bom homem, porém, essa história de gravidez sem ralação sexual,  não lhe caiu muito bem. Lá no fundo, José estava pensando que aquele filho se não era dele, deveria ser de outro homem, pois aquela explicação dada por Maria, não lhe convenceu muito.

Eis que durante o sono, o anjo do Senhor apareceu a José  e o tranquilizou, dizendo que ele poderia ficar sossegado, e receber Maria como sua esposa, pois o que ela lhe havia explicado era pura verdade.

José então ouviu e aceitou a explicação do anjo, e dali em diante, assumiu Maria de corpo e alma, assumiu a sua gravidez, e não teve relações com ela durante a sua gravidez.

José, por tanto, foi o pai adotivo do menino Jesus, por obra e vontade de Deus.

Deus já falou com você por meio de um anjo? Será que alguém  já lhe apareceu assim do nada para lhe ajudar em uma situação difícil, embaraçosa, do tipo... um acidente de carro?

A mim isso já aconteceu por algumas vezes.  Sendo uma dessas experiências  por demais marcante em minha vida.

Eu já contei isso aqui em  outra reflexão. Este acontecimento me marcou profundamente. E  já que toquei nesse assunto,  e se você é novo por aqui,  eu peço  a permissão a quem já sabe desse fato, para repeti-lo.

Eu era seminarista e a noite eu cursava a faculdade de filosofia.

Todo mundo ali sabia que eu era seminarista, uns brincavam  mais todos me consideravam  muito, e uma grande parte deles e delas me davam muita força para continuar firme no meu propósito de seguir em frente para um dia servir o Reino de Deus de verdade.

Porém, eis que chegou o  dia dos namorados, e naquela época, estava em moda, as garotas pintar a sobrancelha com um lápis azul e branco o que as deixavam muito lindas.

Ao chegar na minha classe naquela noite, logo fiquei sabendo que  o reitor havia anunciado  que as aulas seriam suspensas após o recreio,  em homenagem ao dia dos namorados.

E então chegou  a hora do recreio, era sedo para ir embora, e então, para variar, eu entrei na biblioteca.  Essa estava praticamente vazia. Havia meia dúzia de gatos pingados, conversando  bem baixinho em um dos cantos. 

Pedi um livro qualquer e me sentei  a mesa, e fiquei folheando aquele livro praticamente sem ver as palavras...

Eu era considerado o rato daquela biblioteca. Era o meu apelido. Todas as tardes eu estava lá lendo, antes do início das aulas. Eu devorava um livro após o outro. Um dia a secretária falou para a outra funcionária: O Salviano nem pisca. Ele lê direto...

O fato é que naquela noite dos namorados, eu confesso que me senti muito só.  Bateu uma grande solidão, e um vazio imenso invadiu o meu emocional de tal modo que o que eu sentia era algo muito ruim e desconfortante.

Porém eis que de repente, e do nada, apareceu uma garota de cabelos ruivos, e curtos, usava um vestido meio pardo. Evitei olhar  direto em seu rosto, para evitar a tentação...

De canto de olho notei um ligeiro sorriso, enquanto ela perguntou se poderia se sentar.  Ela não tinha nenhum  livro na mão.  Só sei que eu nunca a tinha visto na faculdade antes.

Ela puxou assunto.  Perguntou gentilmente muitas coisas como: Se eu gostava de ler,  que curso eu fazia, etc.

Só sei que sem querer,  eu me abri todo e explique que eu fazia seminário sem prédio, isto é: Eu estudava para ser padre, porém naquela cidade eu morava em um quarto na casa de um casal de idosos, ali mesmo pertinho da faculdade. Estagiava na comunidade de Santa Margarida, com um padre francês, participando de uma comunidade de jovens daquela mesma paróquia, tocava violão e cantava na missa, ajudava na celebração, fazia sermões, e até distribuía a hóstia. E todo mês eu me apresentava ao bispo para relatar a minha experiência de vida,  o como eu me sentia, e recebia as devidas orientações dobre o rumo da minha caminhada. Somente quando terminasse  o curso de Filosofia pura, eu entraria para o seminário maior para cursar Teologia e continuar...

Voltando a mesa da biblioteca.  Contei sobre  o que eu estava  sentindo àquela jovem misteriosa. Desabafei tudo. Falei dos olhos pintados das garotas, e da minha repentina sensação de solidão...

Com toda boa vontade e gentileza, ela me falou que o casamento não era lá aquelas coisas que eu poderia estar pensando...  falou que eu não era um solitário,  pois Jesus  estava sempre ao meu lado...

Falou tantas coisas confortantes, que nem me  lembro das suas palavras.  Uma coisa é certa. Depois de uns  20 minutos de conversa, eu era outro jovem.  Alegre novamente, animado de novo, e pronto para seguir em frente sem medo de ser feliz.

Ela me pediu para  acompanhá-la até o ponto do ônibus que era pertinho, duas quadras dali. Uma coisa me intrigava. Eu nunca tinha visto aquela garota por ali antes. 

E chegamos ao ponto do ônibus. Durante todo o tempo ela não me tocou, e eu nem pensei nisso. Ela se despediu, entrou no ônibus, eu a vi entrando, em seguida desviei o olhar para a direita, quando olhei novamente, o ônibus estava saindo, e ELA NÃO ESTAVA MAIS NO REFERIDO ÔNIBUS.

Conclusão,  ela era um ANJO DE DEUS! Um anjo que me foi enviado para me confortar, me acalmar,  me dar forças para continuar seguindo em frente  a minha vocação.

Este foi um relato de um fato real!  Deus fala conosco às vezes de forma emocionante, marcante e inesquecível!

 

Tenha um bom dia. José Salviano.

 

 

   

 

 

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário