.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 23 de março de 2020

-O TESTEMUNHO DA DIVINDADE DE JESUS SÃO AS SUAS OBRAS-José Salviano.


26 de Março-2020

Evangelho – Jo 5,31-47

 

Compartilhe esta homilia em suas redes sociais.

 

1ª Leitura - Ex 32,7-14

Aplaque-se a tua ira
e perdoa a iniqüidade do teu povo.
Leitura do Livro do Êxodo 32,7-14
Naqueles dias:
O Senhor falou a Moisés:
'Vai, desce, pois corrompeu-se o teu povo,
que tiraste da terra do Egito.
Bem depressa desviaram-se do caminho que lhes prescrevi.
Fizeram para si um bezerro de metal fundido,
inclinaram-se em adoração diante dele
e ofereceram-lhe sacrifícios, dizendo:
'Estes são os teus deuses, Israel,
que te fizeram sair do Egito!' '
E o Senhor disse ainda a Moisés:
'Vejo que este é um povo de cabeça dura.
Deixa que minha cólera se inflame contra eles
e que eu os extermine.
Mas de ti farei uma grande nação'.
Moisés, porém, suplicava ao Senhor seu Deus, dizendo:
'Por que, ó Senhor, se inflama a tua cólera contra o teu povo,
que fizeste sair do Egito
com grande poder e mão forte?
Não permitas, te peço, que os egípcios digam:
'Foi com má intenção que ele os tirou,
para fazê-los perecer nas montanhas
e exterminá-los da face da terra'.
Aplaque-se a tua ira
e perdoa a iniqüidade do teu povo.
Lembra-te de teus servos Abraão, Isaac e Israel,
com os quais te comprometeste por juramento, dizendo:
‘Tornarei os vossos descendentes
tão numerosos como as estrelas do céu;
e toda esta terra de que vos falei,
eu a darei aos vossos descendentes
como herança para sempre’ ‘.
E o Senhor desistiu do mal
que havia ameaçado fazer ao seu povo.
Palavra do Senhor.

REFLEXÃO

O diálogo entre Moisés e Deus foi muito forte. De Um lado Deus estava irado pela idolatria do seu povo. Aquele povo que tanto lhe pedia pela libertação daquela escravidão, pedia para que os livrassem das mãos cruéis do Faraó que os estava usando como mão-de-obra escrava, agora é um povo que se esqueceu de todos os benefícios do Pai amoroso, e criaram um Bezerro de metal fundido em substituição ao Pai celeste.

Nós também somos assim, meus irmãos. Quando estamos caídos, necessitados, nos lembramos de Deus, e lhe pedimos desesperadamente o seu socorro. Porém, quando Deus nos liberta da opressão, e nos eleva na vida, nós nos achamos os tais, ficamos orgulhosos, e construímos ídolos, compramos falsos deuses, como carrões, motos, barcos, e os colocamos no lugar de Deus,  e ainda nos julgamos tão poderosos que nos esquecemos do nosso Criador.

E se tem uma coisa que aborrece o Pai é o fato de criarmos ídolos, para substituí-lo em nossas vidas.

Moisés em sua oração ao vivo, em contato com o todo poderoso, porém misericordioso, intercedeu insistentemente pelo seu povo. E  os seus rogos acabaram sendo ouvidos por Deus.

 

Salmo - Sl 105, 19-20. 21-22. 23 (R. 4a)

R. Lembrai-vos de nós, ó Senhor,
segundo o amor para com vosso povo!

Construíram um bezerro no Horeb
e adoraram uma estátua de metal;
eles trocaram o seu Deus, que é sua glória,
pela imagem de um boi que come feno.
Esqueceram-se do Deus que os salvara,
que fizera maravilhas no Egito;
no país de Caim fez tantas obras admiráveis,
no Mar Vermelho, tantas coisas assombrosas.

Até pensava em acabar com sua raça,
não se tivesse Moisés, o seu eleito,
interposto, intercedendo junto a ele,
para impedir que sua ira os destruísse.

REFLEXÃO

Moisés teve  um grande papel na intervenção da ira de Deus, contra a ingratidão do seu povo.

Este capítulo da nossa História da salvação é de grande importância hoje para a nossa reflexão. No nosso dia-a-dia, é comum vermos pessoas indiferentes à presença de Deus no mundo, o que é manifestado pela presença da Igreja, pelo Papa, pelos padres, freiras e leigos engajados.

Tais pessoas se tornaram indiferentes a Deus pelo fato de terem chegado a um patamar muito alto nas suas vidas, pessoas que estão muito bem obrigado, muito bem do ponto de vista econômico, e, por tanto, seus deuses são outros.

A ira do Senhor pode até não se manifestar no momento atual contra tais pessoas. Porém, no dia do Juízo Final, seremos todos cobrados por tudo isso...   

 

 

Evangelho - Jo 5,31-47

Há alguém que vos acusa:
Moisés, no qual colocais a vossa esperança.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 5,31-47
Naquele tempo, disse Jesus aos judeus:
Se eu der testemunho de mim mesmo,
meu testemunho não vale.
Mas há um outro que dá testemunho de mim,
e eu sei que o testemunho
que ele dá de mim é verdadeiro.
Vós mandastes mensageiros a João,
e ele deu testemunho da verdade.
Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano.
Mas falo assim para a vossa salvação.
João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar,
e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com a sua luz.
Mas eu tenho um testemunho maior que o de João;
as obras que o Pai me concedeu realizar.
As obras que eu faço dão testemunho de mim,
mostrando que o Pai me enviou.
E também o Pai que me enviou
dá testemunho a meu favor.
Vós nunca ouvistes sua voz,
nem vistes sua face,
e sua palavra não encontrou morada em vós,
pois não acreditais naquele que ele enviou.
Vós examineis as Escrituras,
pensando que nelas possuís a vida eterna.
No entanto, as Escrituras dão testemunho de mim,
mas não quereis vir a mim para ter a vida eterna!
Eu não recebo a glória que vem dos homens.
Mas eu sei:
que não tendes em vós o amor de Deus.
Eu vim em nome do meu Pai,
e vós não me recebeis.
Mas, se um outro viesse em seu próprio nome,
a este vós o receberíeis.
Como podereis acreditar,
vós que recebeis glória uns dos outros
e não buscais a glória que vem do único Deus?
Não penseis que eu vos acusarei diante do Pai.
Há alguém que vos acusa:
Moisés, no qual colocais a vossa esperança.
Se acreditásseis em Moisés,
também acreditaríeis em mim,
pois foi a respeito de mim que ele escreveu.
Mas se não acreditais nos seus escritos,
como acreditareis então nas minhas palavras?'
Palavra da Salvação.

 

REFLEXÃO

 

Jesus disse: É pelo fruto que conheceis a árvore.  Por que se eu passo em baixo de uma árvore e me cai dela uma laranja, eu não posso dizer que estou de baixo de uma mangueira, ou de um pé de goiaba, mas sim eu estou embaixo de uma laranjeira, ou de um pé de laranja.

Assim também, alguém que rouba o dinheiro do pobres, que faz manobras para prejudicar os fracos, e depois me vem fazer discursos em nome de Jesus, será que devo acreditar nele? Acho que não, pois os seus frutos me dizem que eles não são pessoas de Deus...

Nós conhecemos as pessoas não pelo seu sorriso falso, não pelo seu falar, pela sua mania de contar vantagens, de se autopromover, e de fazer elogios na boca própria. Mais sim, nós conhecemos as pessoas, nas horas difíceis. Às vezes pode acontecer que uma pessoa a que julgamos ser muito devota e santa, na hora do incêndio, sair andando sem tomar nenhuma atitude no sentido de prestar socorro a quem está preso no ambiente  do fogo. No entanto, pessoas que não são conhecidas como devotas, vão lá, até arriscam a sua própria vida, para salvar os irmãos presos entre as chamas.

Jesus provou a sua divindade pelas suas obras, que naquele tempo eram conhecidas como SINAIS, ou milagres.

E estas obras, Ele as realizava pelo poder do Pai que estava nele. O Pai está em mim e eu nele. Quem me viu, viu o Pai.

Com estas palavras, entendemos que Jesus Cristo é a Segunda pessoa da Santíssima Trindade, ou seja, Jesus é o próprio Deus com todos os poderes. A mim foi dado todo o poder no Céu e na Terra, disse Jesus.

Então, meu caro, minha cara. Se a sua fé anda vacilando, pense nos muitos milagres realizados por Jesus. Não foram truques de mágica. Os milagres são fatos extraordinários impossíveis para o ser humano, porém possíveis para Deus.

Se Jesus não ativesse feito nenhum milagre, você teria o direito de afirmar que Ele foi um grande homem, um defensor dos pobres, ou coisa desse tipo.

Porém, meu amigo, minha amiga, os milagres de Cristo dão testemunho da sua divindade. As obras que eu faço dão testemunho de mim.

A leitura da palavra de Deus, do Evangelho, deve ser antecipada por  oração. Quando vamos evangelizar, primeiro devemos rezar. Isto para que o Espírito de Deus nos envie a sua Luz, nos dê a graça de entendermos e de interpretarmos com a devida clareza, o significado do conteúdo que estamos lendo, falando ou escrevendo. Pois o entendimento da palavra de Deus não pode ser apenas pela inteligência e pela razão, mas também, e principalmente pela fé. Não se trata de desprezarmos o conhecimento, o estudo, e mesmo a própria inteligência e confiar apenas na devoção. Pois assim, entraremos na faixa da ingenuidade, e poderemos falar coisas absurdas como dizer, por exemplo, dizer que Jesus esteve ontem em minha casa jantando conosco, ou que Jesus estava hoje de manhã na árvore em frente à minha janela, ou coisa desse tipo.

Por outro lado, uma pessoa obcecada, tentada pelo diabo, poderá distorcer as palavras de Deus, de tal modo que pode interpretá-la em seu próprio proveito.

Por exemplo. Pode dizer que o povo precisa dar dinheiro para que Jesus não os castigue, para que Deus os livre dos perigos desta vida, e assim por diante.

Do mesmo modo, aquele que vive em pecado, tem a sua mente obscurecida, e sua consciência amortecida de tal modo que mesmo que leia ou escuta a palavra de Deus, tal pessoa poderá entender outra coisa completamente diferente. Já ouvi da boca de um palestrante para uma assembleia de fiéis, o seguinte absurdo: Não devemos dar esmola, pois o preguiçoso se acostuma, e não quer mais trabalhar...

Entendemos que quem pede é por que está desesperado, é por que já tentou de tudo para vencer na vida e não conseguiu... quem pede comida é por que está com muita fome...

Jesus está em toda parte, principalmente na Igreja, no Sacrário, presente na Santa Missa. Mas quem não segue os seus ensinamentos, não poderá ver e sentir a presença do Filho de Deus. E isso é muito lamentável, pois encontramos muitos gananciosos, por aí que se apresentam como ungidos de Deus e enganando os humildes.

 

Tenha um bom dia. José Salviano


Nenhum comentário:

Postar um comentário