.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 15 de março de 2020

A REJEIÇÃO A JESUS, NÃO INTERROMPEU O ANUNCIO DO REINO! - Olivia Coutinho

 Dia 16  de Março de 2020

 Evangelho de Lc4,24-30
 Neste tempo Quaresmal, somos convidados a percorrer o caminho que Jesus percorreu sem o temor da cruz! Antes da ressurreição de Jesus, a cruz era vista como instrumento de tortura, com a sua ressurreição, ela passou a ser vista como sinal de vida, de vitória da vida sobre a morte... 
Sabemos que durante o percurso da nossa caminhada rumo ao definitivo, no não estaremos isentos do sofrimento, mas sabemos também, que o nosso sofrimento não será em vão, pois Deus o transformará em trampolim para a nossa ascensão!  
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, vem confirmar,  que o caminho do profeta é marcado pela perseguição, pela rejeição...
Jesus, o profeta maior de todos os tempos, passou por esta experiência de rejeição, por ser bom, Ele foi perseguido, rejeitado até mesmo,  pelos os seus conterrâneos, aqueles, que deveriam ser os primeiros a acolhe-lo!
A cruz, está sempre presente no caminho do profeta,  pois são muitos, os que tentam calar a sua voz, o que não conseguem, pois nem mesmo a morte faz calar a voz de um profeta! Podem tirar a sua vida, mas não conseguem  tirar a força de suas palavras que tornam mais fortes ainda, depois da sua morte!
 O texto narra o retorno de Jesus à sua cidade de origem. Lá, Ele experimentou no corpo e na alma, a dor da rejeição, uma dor, que certamente, foi mais profunda, por esta rejeição partir dos seus próprios conterrâneos!
 A princípio, o povo ficou encantado ao ouvir  as palavras de Jesus, mas este encantamento caiu por terra,  quando a identidade do Messias começou a se  revelar na pessoa Dele!
Para o povo de Nazaré, era inadmissível, alguém como Jesus, o "filho" de um simples  carpinteiro, se apresentar como o Messias! Eles, diziam conhecer Jesus, mas ficaram somente  na sua condição social, não quiseram enxergar o Rosto humano do Pai se desenhando na pessoa de Jesus!
Os habitantes de Nazaré, esperavam por um Messias, mas um Messias extraordinário, milagreiro, que lhes fosse favorável, por isto, eles não aceitaram um Messias de aparência simples, que tinha o olhar voltado para os pequenos, os pobres e marginalizados.
Os compatriotas de Jesus, tiveram nas mãos a chave da felicidade, mas  não se deram conta desta preciosidade, por isto desperdiçaram a graça de Deus! Ali, Jesus não pode realizar muitos milagres, fez apenas algumas curas, não, por repreensão a aquele povo, mas pela falta de fé. 
Será que nós também, não temos atitudes semelhantes ao do povo de Nazaré? Será que aceitamos o recado de Deus, que chega até a nós por meio das pessoas simples? 
Temos a tendência de confiar somente nas palavras das pessoas que julgamos “grandes”  com isso, deixamos escapar as mensagens que Deus quer nos passar através dos “pequenos”, esquecendo de que Jesus, o Mestre de todos os mestres, o profeta Maior de todos os tempos, serviu-se de meios humanos bem simples para anunciar o reino de Deus!
A rejeição à Jesus, narrada no evangelho de hoje, não interrompeu o anúncio do Reino, que continua através dos incansáveis profetas de hoje: homens e mulheres que se embrenham pelo caminho da cruz, dispostos a dar sua vida, se preciso for, pela causa do Reino.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:


Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine.Obrigado pela reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul

    ResponderExcluir