.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 6 de março de 2020

“ESTE É O MEU FILHO AMADO NO QUAL EU PUS TODO MEU AGRADO.” Olivia Coutinho


2º DOMINGO DA QUARESMA

Dia 08 de Março de 2020
Evangelho de Mt 17,1-9
Estamos no segundo Domingo da Quaresma, nos preparando para vivermos de maneira intensa, alegre, a Páscoa do Senhor Jesus!
Neste tempo quaresmal, somos chamados a percorrer o caminho que Jesus percorreu, atualizando esta caminhada no contexto do mundo de hoje.
É percorrendo o caminho que Jesus percorreu, que vamos tomando consciência da grandiosidade do seu amor, é no cotidiano da nossa vida, que vamos respondendo a este amor sem limites, fazendo do seu caminho, o nosso caminho.
A liturgia deste tempo, nos leva  a confrontar o nosso comportamento com a Palavra de Deus, com o objetivo de ajustar os nosso passos nos passos de Jesus.
A Quaresma é um período de interiorização da fé, tempo da escuta, de ouvir mais do que falar...
Junto com a Quaresma, a Igreja nos apresenta a Campanha da Fraternidade, com suas preocupações e desafios: “FRATERNIDADE E VIDA. Lema: “VIU, SENTIU COMPAIXÃO E CUIDOU DELE.”  É Jesus nos convidando a cuidar da vida! Como seguidores de Jesus temos que cuidar da vida em todas suas dimensões: vida pessoal, vida comunitária, vida social, vida ecológica. Não podemos cruzar os braços diante o sofrimento de tantos irmãos, que ainda não tem elementos básicos para viverem com dignidade.
A diferença, entre matar ou deixar morrer é pequena e quando nos calamos diante as injustiças sociais, deixamos alguém morrer. 
O Evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, narra a transfiguração de Jesus!
“Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. E foi transfigurado diante deles; o seu rosto brilhou como o sol e as suas roupas ficaram brancas como a luz.”
A transfiguração de Jesus foi uma amostra do seu retorno glorioso para o céu, momento, em que Ele revela aos discípulos de forma visível, a sua intimidade com o Pai, assegurando-os da sua ressurreição!
Na transfiguração, os discípulos Pedro, Tiago e João puderam visualizar o encontro de Jesus com o Pai. A partir de então, eles, que andavam tristes, com as últimas revelações de Jesus, sobre o desfecho dolorido de sua trajetória terrena, se encheram de alegria com a certeza, de que a vida e ação de Jesus, não terminariam com a sua morte! 
Jesus não transfigurou diante de todos os discípulos, Ele escolheu apenas três, provavelmente, por serem os mais fortes, os que aguentariam tamanha emoção!
Pedro Tiago e João, tiveram a alegria de testemunhar a gloria de Jesus junto ao Pai! Um testemunho, que eles deveriam guardar e  que a pedido de Jesus, só deveria ser revelado aos outros, após a sua ressurreição.
Assim como Pedro desejou construir três tendas para que eles pudessem ficar no alto da montanha com Jesus, longe dos perigos e sem precisar batalhar a vida, nós também, certamente, desejaríamos o mesmo!   Essa pode ser a nossa grande tentação dos dias de hoje: buscar a nossa comodidade, o nosso bem estar sem pensar na necessidade do outro. 
Rezar, ouvir, louvá-lo, agrada muito a Deus, mas Ele quer que façamos muito  mais, Deus quer que  desçamos do alto da “montanha” que voltemos à “planície” pois é aqui, neste chão, que Ele quer contar conosco na construção de um mundo mais  justo e mais fraterno. Precisamos sair de nossas “tendas” abrir mão da nossa zona de conforto, descruzar nossos  braços e nos pôr à caminho, afinal, há muito que fazer neste mundo que a cada dia vem perdendo de vista, o horizonte da paz!
A transfiguração de Jesus nos trouxe a certeza, de que há uma vida melhor por vir...
Este episódio, deve nos animar, afinal, foi transfigurado que Jesus nos mostrou o lado positivo da cruz. Estejamos certos: Depois da ressurreição de Jesus, a cruz deixou de ser um sinal de morte para ser um sinal de vida.
Não deixemos que os ventos contrários apaguem o brilho do rosto transfigurado de Jesus que ficou refletido em nós! Cultivemos este brilho, na certeza de que ele será o farol, que irá clarear a nossa passagem pelos os túneis escuros de nossas vidas.
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:



2 comentários:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Olivia!!! Suas reflexões nos iluminam!!! Benza Deus!!! Abraço Grande!!!

    ResponderExcluir