.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 16 de março de 2020

4º DOMINGO-A CURA DO CEGO DE NASCENÇA-José Salviano


4º DOMINGO QUARESMA
22 de Março-2020

Evangelho – Jo  9,1-41

 

-JESUS CURA UM CEGO DE NASCENÇA-José Salviano.

Compartilhe esta homilia em suas redes sociais.

 

Segunda leitura-Efésios 5:8-14

 

Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz
(Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade);
Aprovando o que é agradável ao Senhor.
E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as.
Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe.
Mas todas estas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta.
Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.

REFLEXÃO

Precisamos urgentemente nos despertar das trevas e caminhar na Luz.  Por que  os frutos dos que andam nas trevas  são maléficos para a nossa saúde tanto do corpo quanto da alma.

Acordemos desse sono mortal  em que  estamos  vivendo,  para que Jesus  esclareça  a nossa mente, e voltemos a enxergar o caminho iluminado por Deus. O caminho da casa do Pai. 

 

Evangelho Jo  9,1-41

 

E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença.
E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?
Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.
Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.
Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.
Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego.
E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo.
Então os vizinhos, e aqueles que dantes tinham visto que era cego, diziam: Não é este aquele que estava assentado e mendigava?
Uns diziam: É este. E outros: Parece-se com ele. Ele dizia: Sou eu.
Diziam-lhe, pois: Como se te abriram os olhos?
Ele respondeu, e disse: O homem, chamado Jesus, fez lodo, e untou-me os olhos, e disse-me: Vai ao tanque de Siloé, e lava-te. Então fui, e lavei-me, e vi.
Disseram-lhe, pois: Onde está ele? Respondeu: Não sei.
Levaram, pois, aos fariseus o que dantes era cego.
E era sábado quando Jesus fez o lodo e lhe abriu os olhos.
Tornaram, pois, também os fariseus a perguntar-lhe como vira, e ele lhes disse: Pôs-me lodo sobre os olhos, lavei-me, e vejo.
Então alguns dos fariseus diziam: Este homem não é de Deus, pois não guarda o sábado. Diziam outros: Como pode um homem pecador fazer tais sinais? E havia dissensão entre eles.
Tornaram, pois, a dizer ao cego: Tu, que dizes daquele que te abriu os olhos? E ele respondeu: Que é profeta.
Os judeus, porém, não creram que ele tivesse sido cego, e que agora visse, enquanto não chamaram os pais do que agora via.
E perguntaram-lhes, dizendo: É este o vosso filho, que vós dizeis ter nascido cego? Como, pois, vê agora?
Seus pais lhes responderam, e disseram: Sabemos que este é o nosso filho, e que nasceu cego;
Mas como agora vê, não sabemos; ou quem lhe tenha aberto os olhos, não sabemos. Tem idade, perguntai-lho a ele mesmo; e ele falará por si mesmo.
Seus pais disseram isto, porque temiam os judeus. Porquanto já os judeus tinham resolvido que, se alguém confessasse ser ele o Cristo, fosse expulso da sinagoga.
Por isso é que seus pais disseram: Tem idade, perguntai-lho a ele mesmo.
Chamaram, pois, pela segunda vez o homem que tinha sido cego, e disseram-lhe: Dá glória a Deus; nós sabemos que esse homem é pecador.
Respondeu ele pois, e disse: Se é pecador, não sei; uma coisa sei, é que, havendo eu sido cego, agora vejo.
E tornaram a dizer-lhe: Que te fez ele? Como te abriu os olhos?
Respondeu-lhes: Já vo-lo disse, e não ouvistes; para que o quereis tornar a ouvir? Quereis vós porventura fazer-vos também seus discípulos?
Então o injuriaram, e disseram: Discípulo dele sejas tu; nós, porém, somos discípulos de Moisés.
Nós bem sabemos que Deus falou a Moisés, mas este não sabemos de onde é.
O homem respondeu, e disse-lhes: Nisto, pois, está a maravilha, que vós não saibais de onde ele é, e contudo me abrisse os olhos.
Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse ouve.
Desde o princípio do mundo nunca se ouviu que alguém abrisse os olhos a um cego de nascença.
Se este não fosse de Deus, nada poderia fazer.
Responderam eles, e disseram-lhe: Tu és nascido todo em pecados, e nos ensinas a nós? E expulsaram-no.
Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus?
Ele respondeu, e disse: Quem é ele, Senhor, para que nele creia?
E Jesus lhe disse: Tu já o tens visto, e é aquele que fala contigo.
Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou.
E disse-lhe Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem sejam cegos.
E aqueles dos fariseus, que estavam com ele, ouvindo isto, disseram-lhe: Também nós somos cegos?
Disse-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Vemos; por isso o vosso pecado permanece.

REFLEXÃO

 



Quem pecou para que nascesse cego:
ele ou os seus pais?

               E todos os viram aquele homem que foi curado da sua cegueira, queriam saber como aquilo teria acontecido. Não se conformaram de um  ser mortal qualquer ter feito tamanho prodígio.  Os líderes religiosos então  ficaram inconformados pelo fato de alguém ter feito um sinal, ou seja, um milagre em pleno dia de sábado!  E a sua indignação tinha um motivo.  O respeito a lei do descanso sabático.  

  Os judeus acreditavam que toda doença assim como todo sofrimento, era causado pelos pecados de cada pessoa.  Foi por isso que os discípulos perguntaram quem foi que pecou, para que aquele pobre homem nascesse cego.  Jesus, homem e Deus, que tinha resposta para tudo, respondeu: "Nem ele nem seus pais pecaram, mas isso serve para que as obras de Deus se manifestem nele".  Ou seja, para que através da cura que Ele iria efetuar, o mundo ficasse sabendo que foi o Pai quem lhe enviou.
            Prezados irmãos. O mundo está em trevas, estamos cegos. Não queremos enxergar que a causa de tantos males é o nosso afastamento de Deus, a nossa preguiça de rezar, de falar de Deus, de nos apresentar a sociedade como cristãos, de ir à missa, etc. O MUNDO VAI MAL POR QUE A NOSSA RELIGIOSIDADE VAI MAL. Sem a luz de Deus e, portanto cegos, nos debatemos procurando um caminho de salvação e continuamos no mesmo lugar, perdidos na escuridão dos nossos pecados. As trevas que envolvem  a sociedade hoje é como uma nuvem projetada na atmosfera por um enorme vulcão, é fruto do egoísmo, da mentira, da falta de oração, e da destruição da fé causada pelas ilusões apresentadas pelo mundo midiático e digital. 
            O Evangelho deste domingo nos mostra como Jesus curou o cego de nascença, e que podemos confiar no seu poder infinito.  Com o Evangelho deste domingo, aprendemos de Jesus que Ele não só pode curar todo tipo de cegueira, como pode nos ajudar a superar a nossa cegueira, a qual não nos deixa ver o verdadeiro valor das pessoas, assim como nos impede de ver e corrigir os nossos defeitos.
            A iniciativa da cura da nossa cegueira, parte do próprio Jesus que quer a nossa salvação, a nossa libertação do pecado, do egoísmo, dos vícios, etc. Compete a nós aceitar o seu chamado à conversão.
 O cego de nascença era rejeitado pela sociedade judaica que o considerava um homem castigado por Deus por causa dos seus pecados. Ele também simboliza todos aqueles que estão longe dos caminhos de Deus, longe da luz divina, e também representa o quanto estamos cegos diante da nossa realidade existencial. Estamos cegos e não enxergamos que somos vítimas de  uma avalanche do pecados, de mentiras,  de enganações, estamos cegos e não enxergamos que a verdadeira causa da violência, é a falta de Deus.  Somos cegos em busca de uma luz que ilumine os nossos caminhos, os nossos passos, pois estamos perdidos na escuridão  do nosso egoísmo, dos nossos próprios pecados.      
           O objetivo da quaresma é fortalecer a nossa fé, é convidar aqueles que se afastaram de Deus a voltar a praticar o Evangelho de Jesus Cristo. O objetivo da Quaresma é recuperar a vida espiritual daqueles que foram batizados e até fizeram a primeira comunhão,  porém, foram vencidos pelo pecado e hoje andam errantes, hipnotizados pelo delírio da embriaguez de todo tipo.
            Passar das trevas para a luz, passar da cegueira para a recuperação da visão, é passar da morte para a vida. Cristo veio para que todos tenham vida em abundância. O que nos  falta é aceitar a sua mão estendida para nos levantar da lama do pecado.
            Criticaram Jesus dizendo: "Esse homem não vem de Deus, pois não guarda o sábado".  No entanto, outros disseram: "Como pode um pecador fazer tais sinais (milagres)? ".
           Os judeus ficaram inconformados com o fato de Jesus ter desrespeitado a  lei do descanso do sábado   e também ficaram indignados  com o poder de Jesus de realizar tamanho milagre.  Por isso decidiram expulsar da cidade todo aquele que estivesse do lado de Jesus, ou seja, todo aquele que divulgasse que Jesus era o Filho de Deus, o Messias. Eles queriam de todo jeito, convencer a todos que Jesus era um pecador. O cego,  porém respondeu:" 'Se ele é pecador, não sei. Só sei que eu era cego
e agora vejo
". Jamais se ouviu dizer que alguém tenha aberto os olhos a um cego de nascença. Se este homem não viesse de Deus".  Esta afirmação é para aqueles que hoje ainda duvidam  da divindade de Jesus Cristo. Para aqueles que dizem que não existe nada além do que vemos e tocamos. Aqueles que a serviço de satanás, fazem os jovens crer que não  existe um Deus e que não existe outra vida além dessa.
            "'Eu vim a este mundo para exercer um julgamento, a fim de que os que não vêem, vejam, e os que vêem se tornem cegos." Estas foram as palavras que  Jesus disse  depois ao cego aquele que Ele havia recuperado a sua visão.  Jesus veio ao mundo para curar a nossa cegueira espiritual, para que enxergássemos a verdade, e a seguíssemos. Porém, essa verdade trazida ou dita pelo Filho de Deus, CEGOU OS INJUSTOS, FAZENDO-OS COMETER TODO TIPO DE PECADO SEM SOFRER MAIS NENHUM REMORSO.  Essa é a pior cegueira que cobriu grande parte da humanidade, semelhante a uma densa nuvem negra causadora de todo o mal da Terra.
Ao curar o cego, Jesus deu a luz a um homem que sempre viveu nas trevas, por nunca ter enxergado.  Que choque deve ter experimentado aquele homem! Ele que deveria imaginar um mundo de uma forma, de um jeito, de repente começa a ver um mundo nada igual ao que sempre imaginou. Este mesmo Jesus nos tira das trevas e nos devolve a luz através do sacerdote que nos absolve. Quando estamos em pecado, estamos em trevas, estamos na escuridão. É como se fôssemos cegos! Ao receber o sacramento da absolvição, voltamos a ver o mundo e os nossos irmãos com outros olhos.  Em estado de graça, vemos coisas e pessoas como Jesus as vê.  Ao contrário, quando estamos na escuridão do pecado, enxergamos a realidade de acordo com o nosso egoísmo, de acordo com as tentações, de acordo com os ditames do mundo.
            Meus irmãos. É necessário que nós realizemos as obras daquele que nos enviou, para anunciar o seu Evangelho, enquanto é dia. Por que quando vier a noite, quando envelhecemos, não podemos mais catequizar, não podemos mais tirar o pano que cobre os olhos dos nossos irmãos impedindo-os de ver a verdadeira verdade, impedindo-os de ver a luz divina.  Enquanto estamos com a luz de Deus, nós somos refletores da sua luz e somos também luz do mundo. Portanto, o momento é agora. Não vamos deixar para depois. Mãos a obra, meus irmãos! Vamos trabalhar enquanto é dia, pois quando vier a noite ninguém poderá mais trabalhar...
            Vamos iluminar o mundo com a verdade do Evangelho, Vamos denunciar, vamos questionar, vamos mostrar as soluções vindas do alto, para que o mundo saia das trevas e ande na luz de Deus e se salve!
            Coragem! Isso é possível. Porque tudo é possível a aquele que crer!
Coragem! Ainda é tempo.

Um bom domingo. José Salviano.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário