.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 30 de março de 2020

-CELEBRAR A PÁSCOA-José Salviano.


08 de Abril-2020

Evangelho – Mt  26,14-25

 

Compartilhe esta reflexão com outras pessoas. Envie para elas o link do nosso blog.   https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/

 

 

 

1ª Leitura - Is 50,4-9a

Não desviei o rosto de bofetões e cusparadas.
(3º canto do Servo do Senhor)
Leitura do Livro do Profeta Isaías 50,4-9a
O Senhor Deus deu-me língua adestrada,
para que eu saiba dizer
palavras de conforto à pessoa abatida;
ele me desperta cada manhã
e me excita o ouvido,
para prestar atenção como um discípulo.
O Senhor abriu-me os ouvidos;
não lhe resisti nem voltei atrás.
Ofereci as costas para me baterem
e as faces para me arrancarem a barba:
não desviei o rosto
de bofetões e cusparadas.
Mas o Senhor Deus é meu Auxiliador,
por isso não me deixei abater o ânimo,
conservei o rosto impassível como pedra,
porque sei que não sairei humilhado.
A meu lado está quem me justifica;
alguém me fará objeções? Vejamos.
Quem é meu adversário? Aproxime-se.
Sim, o Senhor Deus é meu Auxiliador;
quem é que me vai condenar?
Palavra do Senhor.

REFLEXÃO

Podemos sofrer injúrias, calúnias, difamações e agressões verbais de pessoas com problemas mentais, insanas ou até mesmo de poderosos que se acham os donos do mundo.

De antemão, a nossa reação primeira é de revidar, ou pelo menos responder a altura,  mostrar para  a pessoa contrária, o quando ela está equivocada.

Por outro lado, dependendo da situação, ou do tipo de pessoa que nos agride, não devemos revidar, nem responder nada como o fez o profeta Isaías.   

 

 

Salmo - Sl 68, 8-10. 21bcd-22. 31. 33-34 (R. 14cb)

R. Respondei-me pelo vosso imenso amor,
neste tempo favorável, Senhor Deus.

Por vossa causa é que sofri tantos insultos, *
e o meu rosto se cobriu de confusão;
eu me tornei como um estranho a meus irmãos, *
como estrangeiro para os filhos de minha mãe.
Pois meu zelo e meu amor por vossa casa *
me devoram como fogo abrasador;
e os insultos de infiéis que vos ultrajam *
recaíram todos eles sobre mim!

O insulto me partiu o coração;
Eu esperei que alguém de mim tivesse pena;*
dprocurei quem me aliviasse e não achei!
Deram-me fel como se fosse um alimento, *
em minha sede ofereceram-me vinagre!

Cantando eu louvarei o vosso nome *
e agradecido exultarei de alegria!
Humildes, vede isto e alegrai-vos: +
o vosso coração reviverá, *
se procurardes o Senhor continuamente!
Pois nosso Deus atende à prece dos seus pobres, *
e não despreza o clamor de seus cativos.

REFLEXÃO

 

O Salmo 68 também está anunciando o que ía acontecer a Jesus Cristo. Começa mostrando os insultos  pelos quais passaria o Filho de Deus, e em seguida  fala dos mal tratos no momento na cruz.

Deram-me fel como se fosse um alimento, em minha sede ofereceram-me vinagre!

Tudo isso e mais,  Jesus suportou pelo seu imenso, infinito amor para conosco.  Vamos retribuir ao Senhor pelo  muito que Ele suportou por amor a nós.

 

 

Evangelho - Mt 26,14-25

O Filho do Homem vai morrer,
conforme diz a Escritura a respeito dele.
Contudo, ai daquele que o trair.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 26,14-25
Naquele tempo:
Um dos doze discípulos, chamado Judas Iscariotes,
foi ter com os sumos sacerdotes
e disse: 'O que me dareis se vos entregar Jesus?'
Combinaram, então, trinta moedas de prata.
E daí em diante, Judas procurava uma oportunidade
para entregar Jesus.
No primeiro dia da festa dos Ázimos,
os discípulos aproximaram-se de Jesus
e perguntaram: 'Onde queres que façamos os preparativos
para comer a Páscoa?'
Jesus respondeu: 'Ide à cidade,
procurai certo homem e dizei-lhe:
'O Mestre manda dizer: o meu tempo está próximo,
vou celebrar a Páscoa em tua casa,
junto com meus discípulos'.'
1s discípulos fizeram como Jesus mandou
e prepararam a Páscoa.
Ao cair da tarde, Jesus pôs-se à mesa
com os doze discípulos.
Enquanto comiam, Jesus disse:
'Em verdade eu vos digo, um de vós vai me trair.'
Eles ficaram muito tristes
e, um por um, começaram a lhe perguntar:
'Senhor, será que sou eu?'
Jesus respondeu:
'Quem vai me trair é aquele que comigo põe a mão no prato.
O Filho do Homem vai morrer,
conforme diz a Escritura a respeito dele.
Contudo, ai daquele que trair o Filho do Homem!
Seria melhor que nunca tivesse nascido!'
Então Judas, o traidor, perguntou:
'Mestre, serei eu?'
Jesus lhe respondeu: 'Tu o dizes.'
Palavra da Salvação.

REFLEXÃO

Judas ficou conhecido até hoje como símbolo de traição. Assim dizemos: Ele é o Judas, pois está nos traindo. Ela é Judas, uma traidora...

Jesus até tentou evitar que Judas seguisse com seu plano covarde de traí-lo.  Mas isso foi em vão.  Logo que Jesus lhe deu o pão molhado no molho, o demônio se apoderou de Judas e este foi entregar Jesus aos soldados por 30 moedas.

O mundo não gosta de traidores. Todos nós repudiamos  os que de uma hora para outra, começa a nos trair.

O pecado é uma traição da nossa parte para com  o Pai que nos amou e nos ama de verdade, e nunca nos engana, nunca nos trai. 

Assim como Judas escolheu o dinheiro, nós também podemos escolher seguir o nosso egoísmo, e o próprio dinheiro em vez de seguir a Jesus.

É triste pensar que dentro de cada um de nós existe um santo e um  traidor.  Isso, por que  temos dentro de nós duas forças. Uma que nos chama para praticar o bem, e outra que nos arrasta para o mal! Para vencer a nossa tendência   praticar o mal,  nós precisamos rezar muito.  Vigiai e orai. O espírito está preparado, mais a carne é fraca.  Disse Jesus, para que não  sejamos traidores, para que não pecamos.

Nós somos fracos e podemos cair a qualquer  momento. Por isso precisamos estar revestidos  do poder de Deus, e prestar atenção nas pequenas quedas.  Pois elas podem se avolumar, e sem menos esperar, estamos pecando pra valer.

E infelizmente, pode acontecer que uma mulher ou um homem de Deus que hoje vive a graça santificante, pode vir  cair em pecado grave e se esquecer completamente de Deus. Por isso Jesus recomendou: Vigiai e orai... a oração nos fortalece contra as investidas do diabo.

O próprio Paulo  confessou que o pecado  o estava ameaçando, quando disse:  ...não faço o bem que quero mais o mal que não quero...

Porém, Paul superou esta fase, venceu o pecado  e continuou seu trabalho sob o olhar de Deus. Assim também devemos fazer todos nós.

Muitas vezes nós pecamos por causa das nossas amizades. Por influência dos nossos amigos. E isso acontece principalmente na nossa juventude. Para não passar  por bobinhos, os jovens seguem a orientação dos outros jovens, e pecam. Rezemos pelos nossos jovens!

Jesus instruiu aos discípulos no  que eles iriam dizer ao dono da casa escolhido para receber o Mestre com seus discípulos, para celebrar a Páscoa.

'O Mestre manda dizer: o meu tempo está próximo,
vou celebrar a Páscoa em tua casa,

Amigo. Jesus quer celebrar a Páscoa em sua casa, em sua companhia, e na companhia de seus familiares. Ele não só quer passar a Páscoa em sua casa, como também quer  permanecer  nela por tempo indeterminado. E nada melhor que viver ao lado  do Filho de Deus!

Páscoa é a passagem da vida de pecado para uma vida de estado de graça. Deste modo, Páscoa é mudança de vida.  É conversão, é voltar aos braços do Pai, o qual está sempre nos esperando para nos abraçar.

Páscoa é a passagem do pecado para a vida em estado de graça, é a passagem da morte para a vida.

E com Jesus foi assim.  Ele permitiu que o matassem, porém, Ele não permaneceu morto. Voltou a vida.

Páscoa é passagem de uma vida acomodada sem sentido, para um nova vida  de participação no trabalho do Reino de Deus, uma vida  repleta de sentido.

Prezadas irmãs, e irmãos.  Que a nossa Páscoa não seja apenas mais uma Páscoa,  com almoço na companhia de familiares, mas sim, que seja a melhor Páscoa que passamos até hoje, onde celebramos juntos  a ressurreição de Jesus, e também  a nossa ressurreição pessoal. Pois podemos  hoje estar  mortos para Deus e voltamos a viver a vida da graça, nos preparando para  um dia alcançarmos a eternidade.

Vamos celebrar este ano a melhor  Páscoa  até então celebrada?

 

E seja feliz!  José Salviano


Nenhum comentário:

Postar um comentário