.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 27 de março de 2020

“TIRAI A PEDRA...” Olivia Coutinho

Meus irmãos em Cristo: este ano, não participaremos das celebrações da Páscoa, em nossas Igrejas (templo) mas poderemos celebrá-la nas nossas igrejas domésticas que são as nossas casas junto com nossa família.
5º DOMINGO D QUARESMA.


Dia 29 de Março de 2020
Evangelho de Jo11,1-45

Estamos no quinto Domingo da Quaresma, finalizando a nossa caminhada rumo a Páscoa do Senhor Jesus, o ponto mais alto da nossa fé!
Nestes dias, em que nos preparamos para esta grande festa, vamos revivendo os últimos passos de Jesus aqui na terra, colocando em prática tudo o que aprendemos durante esta  caminhada de fé.
A liturgia deste tempo de recolhimento interior, nos conscientizou de que a nossa vida, só tem sentido se vivida na perspectiva da vida eterna, nos fez mergulhar no mistério do amor do Pai, mostrando-nos o quão é grande o seu amor por nós!
Em todos os ensinamentos de Jesus, há sempre um apelo de conversão e neste tempo, este apelo se intensifica ainda mais, é o seu amor querendo falar mais forte ao nosso coração no desejo de nos recolocar no nosso verdadeiro lugar, que é o coração do Pai! Jesus não quer perder nenhum de nós, por isto Ele está sempre nos chamando à conversão, a uma conversão sincera, que nos leve ao arrependimento e ao perdão.
A palavra de Deus que chega até a nós, no evangelho de hoje, narra a belíssima cena da ressurreição de Lázaro, um episódio, que se deu em Betânia, uma aldeia  um tanto distante de Jerusalém. Jesus não se encontrava nesta região, quando recebeu a notícia de que Lázaro, seu amigo, estava doente. Ao tomar conhecimento deste fato, Ele disse: “Essa doença não leva a morte; ela serve para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.” “Essa doença não leva a morte.” Ao dizer essas palavras, Jesus afirma, que a doença que leva à morte, é o pecado, quem morre no pecado chegou ao seu fim, o que não era o caso de Lázaro.
Depois de receber a notícia de que Lázaro estava doente, Jesus não se apressou em ir até  ele, Ele só chegou em Betânia, quatro dias depois da sua morte.
Ao saber que Jesus estava chegando, Marta vai ao seu encontro, ela sabia, que a presença daquele amigo, lhe traria um grande conforto! Num desabafo profundo, Marta disse a Jesus: “Senhor se estivesses aqui o meu irmão não teria morrido.” Mal sabia Marta, que Jesus já estava ciente de tudo o que acontecera com Lázaro e que Ele só não interviu  antes, porque aquela “morte” seria aproveitada como fonte de vida para muitos, pois ao devolver a vida de Lázaro, muitos também, ganhariam vida, ou seja, ressuscitando Lázaro, muitos judeus passariam a crer Nele.
Enquanto Marta relata o acontecido para  Jesus, Maria, completamente desolada nada fala, apenas chora, à princípio, ela nem vai ao encontro de Jesus, indo somente, depois que Ele mandou chamá-la.
De joelho, diante de Jesus, Maria repete as mesmas palavras de Marta: “Senhor se estivesses aqui o meu irmão não teria morrido”.
A narrativa prossegue dizendo que enquanto caminhava em direção ao túmulo de Lázaro, Jesus se emociona chegando a chorar,  diante do túmulo, Ele ordena: “Tirai a pedra!” Marta interveio: “Senhor já cheira mal. Está morto há quatro dias.” Mas mediante, aos argumentos de Jesus, a pedra foi removida  e Jesus, após um diálogo com o Pai, chama Lázaro para fora, devolvendo-lhe a vida!
A ressurreição de Lázaro, não teve o sentido de privilegiar Marta e Maria, porque o irmão delas morreria novamente,(morte física) a ressurreição de Lázaro, foi no sentido de servir de sinal para que muitos pudessem ser salvos... Foi o que aconteceu: depois de Jesus devolver a vida de Lázaro, muitos passaram a crer em Jesus, entrando assim, no caminho da salvação!
Podemos tirar várias lições deste evangelho, dentre tantas, um grande aprendizado com a clareza da fé de Marta e de Maria, elas não questionaram Jesus pela morte do irmão e nem a sua demora em chegar lá. Apesar da dor, as duas irmãs, se mantiveram firmes na fé, reconhecendo Jesus como o Deus e Senhor de suas vidas: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo.”
Para quem tem fé, o impossível não existe, ainda que tudo possa lhe  parecer perdido como parecia perdido para Marta e Maria
Por mais escura e longa que seja a noite, podemos ter certeza: ela nunca será definitiva, depois da escuridão, vem sempre um novo dia e o sol volta a brilhar!
Quando perdemos um ente querido, parece que o mundo desaba sobre nós, ficamos sem chão, sem rumo, às vezes até vacilantes na fé. É importante entendermos: Deus permite que estas separações nos aconteçam, mas Ele não nos abandona, nos carrega no colo, enquanto fazemos essas difíceis travessias! Podemos perceber: quando tudo nos parece perdido, Jesus vem ao nosso encontro, como foi ao encontro de Marta e Maria. Ele não traz de volta, a vida terrena dos nossos entes queridos como trouxe a vida de Lázaro, mas mergulha conosco no oceano mais profundo da nossa dor, para depois nos reerguer, nos recolocar de pé.
O choro de Jesus diante a morte do amigo, vem nos mostrar a sua sensibilidade diante aos que sofrem. Sejamos como Ele: sensíveis diante aos que passam pela a dor da separação. A nossa presença junto de quem sofre, ainda que silenciosa, é confortante para os corações enlutados.
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olivia Coutinho


Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:https://www.facebook.com/groups/552336931551388/

Um comentário:

  1. Jesus antecipa para a humanidade através da ressurreição de Lázaro, o que nos aguarda na eternidade. Seremos levantados de nossos túmulos, e viveremos a glória juntamente com todos aqueles que crêem.

    ResponderExcluir