.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 18 de março de 2020

CONTEMPLEMOS A FIGURA DE SÃO JOSÉ, ESPOSO DA VIRGEM MARIA! - Olivia Coutinho.


Dia 19 de Março de 2020

Evangelho de Mt 1,16.18-21.24a

Estamos vivendo um tempo oportuno para retomarmos a prática da nossa opção cristã. A exemplo de São José, cuja figura contemplamos no dia de hoje, devemos, assim com ele, nos colocar a disposição de Deus, para que o seu projeto de vida plena para todos, possa se desenvolver.
Deus não desiste do humano e é através do próprio humano, que Ele age em favor do humano. Para nos resgatar da escravidão do pecado, Deus foi ao extremo do seu amor por nós, permitindo que seu Filho pagasse com o seu sangue, o preço da nossa liberdade. O Filho de Deus abdicou-se de todas as suas prerrogativas divinas para viver como um de nós, exceto no pecado.
Ao escolher o ventre de uma mulher como caminho para chegar até a nós, Deus nos mostra, que a história da salvação, perpassa pela experiência humana!
A palavra de Deus dirigida a nós no evangelho de hoje, apresenta-nos a origem de Jesus, enfatizando a significante participação de José, nesta história de amor, que começou a partir do “sim” de Maria e que só pôde dar continuidade, graças a compreensão e o amor de São José, que cuidou de Maria e de Jesus com o zelo de um esposo e de um pai...
Para realizar a vontade de Deus, José abriu mão de sua vida tranquila na pacata cidade de Nazaré, para assumir o grande desafio de cuidar do Filho de Deus como se fosse seu próprio pai!
“José filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo.”... Na sua humildade, José, mesmo sem entender, não hesitou em acolher estas palavras de Deus, proferidas por um anjo em sonho, acolhendo Maria como sua esposa! E assim, a salvação entrou na humanidade, graças ao "sim" de Maria e a significante colaboração de José, o Deus menino nasceu entre nós!
Olhando para a figura de Maria, a Mãe de Jesus, vemos uma jovem cheia de graça, que abriu mão de todos os seus projetos pessoais para abraçar o projeto de Deus, deixando tudo acontecer exatamente como Ele quis!
Olhando para a figura de José, o pai adotivo de Jesus, podemos ver o exemplo de um homem bom, um homem simples, de pouca fala, mas que assim como Maria, disse sim a Deus, acolhendo no seu silencio e na sua obediência, a vontade de Deus, assumindo Maria como esposa e Jesus como seu filho!
A história de Jesus, o seu nascimento, não está distante da nossa realidade, afinal, Ele, assim como nós, nasceu de uma mulher, viveu numa família, teve um pai e uma mãe zelosos.
Hoje, podemos viver os frutos desta bela história de amor que teve início, e que nunca terá fim!
É no amor, no carinho e no serviço ao outro, que vamos entrando na dinâmica do Reino, no caminho proposto por Jesus, já vislumbrando um novo céu e uma nova terra.
São José: rogai por nós...

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:https://www.facebook.com/groups/552336931551388/

Nenhum comentário:

Postar um comentário