.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 23 de março de 2020

-JESUS DISSE. EU SOU-José Salviano.


31 de Março-2020

Evangelho – Jo 8, 21-30

 

Compartilhe esta homilia em suas redes sociais.

 

1ª Leitura - Nm 21,4-9

Aquele que for mordido e olhar
para a serpente de bronze viverá.
Leitura do Livro dos Números 21,4-9
Naqueles dias:
Os filhos de Israel partiram do monte Hor,
pelo caminho que leva ao mar Vermelho,
para contornarem o país de Edom.
Durante a viagem o povo começou a impacientar-se,
e se pôs a falar contra Deus e contra Moisés, dizendo:
'Por que nos fizestes sair do Egito
para morrermos no deserto?
Não há pão, falta água,
e já estamos com nojo desse alimento miserável'.
Então o Senhor mandou contra o povo
serpentes venenosas,
que os mordiam;
e morreu muita gente em Israel.
O povo foi ter com Moisés e disse:
'Pecamos, falando contra o Senhor e contra ti.
Roga ao Senhor que afaste de nós as serpentes'.
Moisés intercedeu pelo povo,
e o Senhor respondeu:
'Faze uma serpente abrasadora
e coloca-a como sinal sobre uma haste;
aquele que for mordido e olhar para ela viverá'.
Moisés fez, pois, uma serpente de bronze
e colocou-a como sinal sobre uma haste.
Quando alguém era mordido por uma serpente,
e olhava para a serpente de bronze,
ficava curado.
Palavra do Senhor.
REFLEXÃO
Este trecho do livro dos números é um prato cheio para quem gosta de chamar os católicos de idólatras. Acontece que na verdade não se trata de adoração de imagens, o fato de Moisés a mando de Deus, ter criado uma escultura de uma cobra, e de tê-la espetado na ponta de uma vara.
O puxão de orelhas do Pai foi exatamente pelo fato do seu povo ter reclamado contra Deus, demonstrando assim, a sua pouca fé. A sua pouca confiança na providência divina. O significado a estátua da serpente colocada na ponta da vara, foi para que eles esquecessem de ficar olhando para baixo, para o chão procurando cobras, e confiassem mais em Deus, olhando então para cima, para a serpente de bronze. Ou seja, confiar na proteção do Alto, em vez de ficar por demais preocupado com os problemas cá de baixo.
Nós somos assim. Ficamos muito tempo preocupados com os nossos problemas terrenos e nos esquecemos de olhar para cima, de voltar  o nosso olhar para o Alto, para Deus que quer nos ajudar a resolver os nossos problemas de cada dia.
Na verdade, quando nós deixarmos de nos preocupar exageradamente com os nossos problemas e nos voltamos para Deus, por meio da oração e da caridade, logo perceberemos que o Pai esteve o tempo todo bem ali do nosso lado querendo nos ajudar, e não ligamos para Ele. Por isso nós  sofremos.

Salmo - Sl 101, 2-3. 16-18. 19-21 (R. 2)

R. Ouvi, Senhor, e escutai minha oração
e chegue até vós o meu clamor.

Ouvi, Senhor, e escutai minha oração, *
e chegue até vós o meu clamor!
De mim não oculteis a vossa face *
no dia em que estou angustiado!
Inclinai o vosso ouvido para mim, *
ao invocar-vos atendei-me sem demora!

As nações respeitarão o vosso nome, *
e os reis de toda a terra, a vossa glória;
quando o Senhor reconstruir Jerusalém *
e aparecer com gloriosa majestade,
ele ouvirá a oração dos oprimidos *
e não desprezará a sua prece.

Para as futuras gerações se escreva isto, *
e um povo novo a ser criado louve a Deus.
Ele inclinou-se de seu templo nas alturas, *
e o Senhor olhou a terra do alto céu,
para os gemidos dos cativos escutar *
e da morte libertar os condenados.

REFLEXÃO

Em nossas orações devemos  nos dirigir ao  Senhor com muita humildade  e recolhimento, nos reconhecendo pecadores diários.  O motivo desta nossa atitude de extrema devoção, é para que o Pai atenda o nosso clamor.

Roguemos a Deus que Ele não  nos oculte a sua  face,  e não nos olheis segundo os nossos pecados, mas segundo a nossa fé, e que em sua infinita misericórdia, nos livre da nossa angústia!

 

 

Evangelho - Jo 8,21-30

Quando tiverdes elevado o Filho do Homem,
então sabereis que eu sou.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 8,21-30
Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus:
'Eu parto e vós me procurareis,
mas morrereis no vosso pecado.
Para onde eu vou,
vós não podeis ir.'
Os judeus comentavam:
'Por acaso, vai-se matar?
Pois ele diz:
'Para onde eu vou,
vós não podeis ir'?'
Jesus continuou:
'Vós sois daqui de baixo,
eu sou do alto.
Vós sois deste mundo,
eu não sou deste mundo.
Disse-vos que morrereis nos vossos pecados,
porque, se não acreditais que eu sou,
morrereis nos vossos pecados.'
Perguntaram-lhe pois:
'Quem és tu, então?'
Jesus respondeu:
'O que vos digo, desde o começo.
Tenho muitas coisas a dizer a vosso respeito,
e a julgar também.
Mas aquele que me enviou é fidedigno,
e o que ouvi da parte dele
é o que falo para o mundo.'
Eles não compreenderam que lhes estava falando do Pai.
Por isso, Jesus continuou:
'Quando tiverdes elevado o Filho do Homem,
então sabereis que eu sou,
e que nada faço por mim mesmo,
mas apenas falo aquilo que o Pai me ensinou.
Aquele que me enviou está comigo.
Ele não me deixou sozinho,
porque sempre faço o que é de seu agrado.'
Enquanto Jesus assim falava,
muitos acreditaram nele.
Palavra da Salvação.

REFLEXÃO

 

E Jesus disse aos fariseus. ... morrereis no vosso pecado. 
e por que Jesus disse isso? Pelo fato dos fariseus não terem acreditado no Filho de Deus enviado ao mundo.  Pois que não crer já está condenado. Disse o Mestre em outra ocasião.

Os fariseus eram tão “tapados”, tão incrédulos, que até pensaram que Jesus estava dizendo que Ele iria se  matar. Veja que absurdo! Eles não entendiam o que Jesus estava dizendo.

E com muita arrogância, eles perguntaram a Jesus: “Quem és tu, então?”

Porém, a resposta de Jesus não lhe foi coisa fácil de entender.

“Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou,
e que nada faço por mim mesmo,  mas apenas falo aquilo que o Pai me enviou”.

É bom deixar claro que aqui Jesus se referiu à sua morte e ressurreição. Pois Jesus não considerou a sua porte uma derrota.  Ele sabia perfeitamente que pelo poder do Pai, seria dada a volta por cima, no terceiro dia com a sua volta à vida.

Foi por isso que Jesus disse aos fariseus: ”Vós sois daqui de baixo,
eu sou do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo”.

É claro! Jesus sendo o próprio Deus, Ele não pertencia a este mundo como os fariseus e qualquer um de nós.  Jesus com estas palavras, nos revela que Ele não é um homem qualquer, mas sim, Ele é o próprio Deus que se fez homem para poder estar no meio de nós.

Porém, Jesus apenas respondeu: Eu sou!

Jesus está lembrando ou repetindo o diálogo entre Moisés e Deus, quando o Pai disse a Moisés: Eu sou!

Para alguns de pouca fé, esta é uma resposta evasiva, e sem sentido. Pelo contrário, Deus em resposta a Moisés que lhe perguntou: Quem és tu? Respondeu que Ele era tudo. Eu sou!  tudo o que existe, pois em tudo está a minha pessoa. Eu estou em toda parte, eu criei tudo o que é invisível e visível aos olhos humanos.
E assim como os fariseus, todos aqueles e aquelas que não crerem que Jesus Cristo foi o enviado do Pai a este mundo, morrerão em seus pecados.
Caríssima, e caríssimo. Roguemos ao Pai para não estejamos nesta lista. Na lista daqueles e daqueles que morrerão pelo pecado da falta de fé em Deus e  em Jesus  Cristo , o Filho de Deus vivo.
Por tanto, meus irmãos. Pecado não é só fazer o mal. Cometer crimes hediondos. Pecado também é não crer em Deus e em seus mistérios de fé: É não crer na pessoa de seu Filho que foi enviado ao mundo, é não crer em Jesus Cristo presente na Hóstia consagrada,  nas Santíssima Trindade, nos milagres, no perdão pela absolvição, na vida eterna,  na ressurreição, etc.
Quando Jesus disse aos discípulos para sacudir a poeira das suas sandálias ao sair de uma cidade que não os recebessem, é por que é uma perda de tempo muito grande o ficar insistindo, martelando diante daqueles e daquelas que não acreditam. Larguemos esses nossos irmãos para que morram em seus pecados, e vamos a procura de outros que nos escutam, que dão valor a palavra de Deus.
Já naquele tempo era assim. Jesus falava para a multidão,  e nem todos acreditavam em suas palavras. Ao ver os seus milagres, muitos passavam a crer. Porém, outros, continuavam duvidando, como os fariseus.
Hoje também a História se repete. Os fariseus atuais continuam  duvidando,  criticando os padres, a Igreja, e vivendo o seu egoísmo.
São aqueles e aquelas que vivem  somente  os valores terrenos, como a riqueza e o dinheiro. Eles são cá de baixo.
Já os que vivem  com um pé na Terra e outro no Céu,  aqueles que são lá de cima, que acreditam  na força do Alto, com certeza se salvarão por ter acreditado em Deus e em seus mistérios.
Meu irmão, minha irmã. Que bom que você é um desses. Pois se leu até o fim esta reflexão  da palavra do Pai, ou (se você veio até aqui na igreja  para se encontrar com Deus), certamente você é um daqueles que tem a sua mente voltada para o Alto, para as coisas lá de cima. E com certeza irá um dia lá pra cima! Parabéns!

Tenha um bom dia. José Salviano.

Um comentário:

  1. Jesus Cristo abençoa, pela reflexão e partilha da palavra. Paz do Senhor irmão.

    ResponderExcluir