.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 30 de março de 2020

-DISSERAM QUE JESUS BLASFEMAVA-José Salviano.


03 de Abril-2020

Evangelho – Jo 10,31-42

 

cê pode ouvir esta reflexão pelo seu celular. É só configurar.

 

 

1ª Leitura - Jr 20,10-13

Ele salvou das mãos dos malvados a vida do pobre.
Leitura do Livro do Profeta Jeremias 20,10-13
Jeremias disse:
Eu ouvi as injúrias de tantos homens
e os vi espalhando o medo em redor:
'Denunciai-o, denunciemo-lo.'
Todos os amigos observavam minhas falhas:
'Talvez ele cometa um engano e nós poderemos apanhá-lo
e desforrar-nos dele.'
Mas o Senhor está ao meu lado, como forte guerreiro;
por isso, os que me perseguem
cairão vencidos.
Por não terem tido êxito,
eles se cobrirão de vergonha.
Eterna infâmia, que nunca se apaga!
O Senhor dos exércitos, que provas o homem justo
e vês os sentimentos do coração,
rogo-te me faças ver tua vingança sobre eles;
pois eu te declarei a minha causa.
Cantai ao Senhor, louvai o Senhor,
pois ele salvou a vida de um pobre homem
das mãos dos maus.
Palavra do Senhor.

REFLEXÃO

'Talvez ele cometa um engano e nós poderemos apanhá-lo
e desforrar-nos dele.'

É isso o que acontece quando os  injustos pretendem eliminar um justo que incomoda, e que tem o prestígio dos  homens de bem, como um profeta, por exemplo. Os impiedosos ficam as espreitas  esperando a hora, o momento em que o profeta cometa algum deslize, e então eles o pegarão. E isso pode se tornar muito fácil, pois todo ser humano está sujeito a erros. Assim, quando se quer anular o efeito das denúncias de alguém que está incomodando, os incomodados buscam incriminá-lo por qualquer motivo, muitas vezes injusto. E a condenação será fácil, pois os que condenam, também fazem parte daqueles e daquelas que pretendem prejudicar o profeta. 

 

 

Salmo - Sl 17, 2-3a. 3bc-4. 5-6. 7 (R. Cf. 7)

R. Ao Senhor eu invoquei na minha angústia
e ele escutou a minha voz.

Eu vos amo, ó Senhor! Sois minha força, *
aminha rocha, meu refúgio e Salvador!

Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga, +
é minha força e poderosa salvação, *
sois meu escudo e proteção: em vós espero!
Invocarei o meu Senhor: a ele a glória! *
e dos meus perseguidores serei salvo!

Ondas da morte me envolveram totalmente, *
e as torrentes da maldade me aterraram;
os laços do abismo me amarraram *
e a própria morte me prendeu em suas redes.

Ao Senhor eu invoquei na minha angústia *
e elevei o meu clamor para o meu Deus;
de seu Templo ele escutou a minha voz, *
e chegou a seus ouvidos o meu grito.

REFLEXÃO

Ao Senhor eu invoquei na minha angústia e ele escutou a minha voz.

Quando  estivermos em desespero, peçamos ao Pai que nos socorra com muita fé e devoção, e o seu socorro virá. Basta termos fé de verdade, e o Senhor nos livrará  da maldade dos opressores, do perigo da tempestade elétrica, do sofrimento causado pelo desemprego,  fará diminuir  a forte chuva  que cai ameaçando o desmoronamento do nosso abrigo.

O Senhor nosso Deus ouvirá os nossos clamores na hora do desespero. Porém, na hora em que tudo passar, não nos esqueçamos de agradecer. Amém!

 

 

Evangelho - Jo 10,31-42

Procuravam prender Jesus,
mas ele escapou-lhes das mãos.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 10,31-42
Naquele tempo:
Os judeus pegaram pedras
para apedrejar Jesus.
E ele lhes disse:
'Por ordem do Pai,
mostrei-vos muitas obras boas.
Por qual delas me quereis apedrejar?'
Os judeus responderam:
'Não queremos te apedrejar por causa das obras boas,
mas por causa de blasfêmia,
porque sendo apenas um homem,
tu te fazes Deus!'
Jesus disse:
'Acaso não está escrito na vossa Lei:
'Eu disse: vós sois deuses'?
Ora, ninguém pode anular a Escritura:
se a Lei chama deuses
as pessoas às quais se dirigiu a palavra de Deus,
por que então me acusais de blasfêmia,
quando eu digo que sou Filho de Deus,
eu a quem o Pai consagrou
e enviou ao mundo?
Se não faço as obras do meu Pai,
não acrediteis em mim.
Mas, se eu as faço,
mesmo que não queirais acreditar em mim,
acreditai nas minhas obras,
para que saibais e reconheçais
que o Pai está em mim e eu no Pai.'
Outra vez procuravam prender Jesus,
mas ele escapou das mãos deles.
Jesus passou para o outro lado do Jordão,
e foi para o lugar onde, antes, João tinha batizado.
E permaneceu ali.
Muitos foram ter com ele,
e diziam:
'João não realizou nenhum sinal,
mas tudo o que ele disse a respeito deste homem,
é verdade.'
E muitos, ali, acreditaram nele.
Palavra da Salvação.

 

REFLEXÃO

 

 

Jesus, ao ser ameaçado pelos judeus, respondeu:  'Por ordem do Pai,
mostrei-vos muitas obras boas. Por qual delas me quereis apedrejar?’
  

Aquela  professora que acordava as 5 horas, pegava 3 conduções para chegar na escola da cidade próxima para ministrar as suas aulas, acabou incomodando os seus superiores que na verdade era na maioria  mulheres, porém não tinham a capacidade e o mesmo talento que ela. Desse modo, a referida professora que até então era muito considerada e querida pelos seus alunos, de repente  caiu em desgraça, e se tornou “persona non grata”, no seu próprio ambiente de trabalho. Colocaram-na no gelo, e buscavam um jeito de prejudicá-la. Igual o que os fariseus fizeram com Jesus.

Certo dia, ao  entrar em uma das classes, onde havia uns alunos filhos de amigos da diretora a qual não a suportava, esses mesmos alunos, “cobrinhas mandadas” insuflaram a classe para fazer uma rebelião contra a mestra tão dedicada,  competente, e ainda por cima, muito bonita. Ela era mesmo muito linda!

Então, ao chegar na porta da sala, os alunos estavam de pé, e  de costas, dizendo em coro: “Vai embora, vai embora...”

Ali mesmo no corredor em frente a porta da sala, a professora gritou em vós alta: Tenho suportado a vossa falta de base em matemática, tenho orientado a vocês em como estudar, em como cuidar da higiene para evitar doenças, e tenho ficado muitos minutos fora do período das aulas tirando vossas dúvidas, respondendo perguntas etc. POR QUAIS DESSAS MINHAS BOAS AÇÕES VOCÊS QUEREM ME EXPULSAR?

Uma aluna muito honesta que estava no corredor, cochichou no ouvido da professora, e disse: Foi a diretora e as coordenadoras quem preparou tudo isso, professora!

Minhas irmãs, e irmãos. Neste mundo, se você é incompetente, e de pouca inteligência, será desprezado. Do contrário, se você tem muito talento, inteligência e muito estudo, também poderá ser perseguido por aqueles e aquelas que sentem inveja  do seu sucesso!

Infelizmente, o seu humano é assim! Mas se Deus é por nós, quem poderá contra nós?

Foi o que aconteceu com Jesus. Até então, os doutores da Lei e os fariseus, eram “os donos do pedaço”, os maiorais, e não tinha para ninguém. Chegou Jesus, e arrasou com seus milagres, com a sua caridade para com os fracos desprezados por aquela mesma elite, e então Jesus passou logo a se tornar uma “persona non grata”.

Jesus foi acusado de blasfêmia, ao dizer que Ele era o próprio Filho de Deus. Até certo ponto, isso parece natural.  Imagine hoje alguém chegar numa festa, ou mesmo na igreja e se por lá na frente, e disser: Eu sou o Filho de Deus, eu tenho poderes...

Muitos irão rir, outros ficarão indignados, e o que mais poderá acontecer?

Só que no caso de Jesus, era a pura verdade. Ele dizia que era o Filho de Deus e provava isso com seus milagres. Porém, os seus oponentes movidos pela INVEJA, não queriam aceitar.

A inveja é a causadora  de muitos pecados e crimes. As pessoas são naturalmente diferentes uma das outras. Umas são mais inteligentes, e outras são menos. As mais inteligentes apesar de nem sempre serem as mais devotas, são pessoas que vencem na vida, e são invejadas. E  se essas pessoas forem caridosas, se elas defendem os fracos, ainda piora mais a situação. Pois isso causa a inveja daquelas e daqueles seus semelhantes, os quais sentem um forte impulso de prejudicar os mais dotados, os justos, os que falam a verdade, seja por meio de maledicência, seja por manobras politicas desonestas, ou mesmo por meios que acabam por promover a morte do seu oponente que incomoda.

Foi assim antes de Jesus, foi assim no tempo de Jesus, e também acontece o mesmo nos nossos dias.

Você que é inteligente e talentoso(a), fica esperto,  preparado pois terá o apreço e os elogios de  uns, e a perseguição movida pela inveja de outros e de outras.

Porém, Deus é o seu refúgio, Ele lhe livrará da maldade dos seus inimigos. Reze por eles diariamente. Não para que Deus os mate, mas para que Deus os faça compreender que a inveja prejudica mais a eles do que a você.

Peça ao Pai para que os seus oponentes sejam também felizes e não precise lhe prejudicar, lhe tirar do seu caminho para conseguirem o que mais querem na vida.

E finalmente, rezem com muita força e devoção, PELA CONVERSÃO DOS SEUS ADVERSÁRIOS. No em prego, na escola, na faculdade, e na nossa própria casa. É! Muitas vezes a inveja está na própria comunidade religiosa, está na nossa própria casa. Irmão contra irmão.

Leis na Bíblia a história de José vendido no Egito.

 

Rezemos pelos nossos inimigos.

 

E tenha um bom dia. José Salviano 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário