.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 13 de março de 2020

“SENHOR DÁ-ME DESSA ÁGUA...” Olivia Coutinho


 3º DOMINGO DA QUARESMA
Dia 15 de Março de 2020
 Evangelho de Jo4,5-42
 Continuando a nossa caminhada rumo a Páscoa do Senhor Jesus, queremos dar um sentido novo a nossa existência, abandonando tudo o que nos distância de Deus!
Neste tempo litúrgico, somos convidados a olhar para Jesus e a permanecer a seus pés, na escuta atenta de suas palavras como fez Maria de Betânia...
Somos caminheiros da esperança, caminhando   rumo a  uma nova Jerusalém, queremos beber, da única água que de fato, sacia a nossa sede! E a  palavra de Deus, dirigida a nós, no evangelho de hoje, nos coloca diante deste  poço inesgotável de agua viva, que é Jesus!
O texto narra o encontro de uma mulher samaritana com Jesus, um encontro casual que mudou o rumo de uma vida marcada pela a dor da exclusão!
Na narrativa, podemos ver, como Jesus se portava diante os preconceitos as discriminações sociais, religiosas, presentes até mesmo nos seus discípulos.
É Jesus quem inicia o diálogo com a samaritana: “Dá-me de beber”!  Com esta pergunta, Jesus nos mostra a sua natureza humana, Ele quis depender daquela mulher excluída para chegar ao seu coração! Diante do poço de Jericó, Jesus sente sede, mas não era sede da água daquele poço, e sim,  sede de justiça, de tirar  as pessoas da exclusão... No desenrolar daquele diálogo com linhas poéticas, aquela samaritana redescobre a si mesma, sente-se restaurada diante aquele que a acolheu sem preconceito.
Jesus escuta, acolhe, promove aquela mulher sem nome, fala com ela, de uma água viva que transborda de seu coração, enfim: Jesus encontra fé numa mulher da Samaria, onde, para os judeus, era impossível encontrar.
Todos nós sabemos, que entre os judeus e os samaritanos, havia uma barreira intransponível, os judeus julgavam-se superiores, o povo escolhido de Deus, eles acreditavam que uma aproximação com Deus, só seria possível, mediante ao cumprimento rigoroso das leis, leis que nem sempre eram em favor da vida. Eles colocavam o cumprimento das leis, acima da vida, por isso não aceitavam a mensagem de Jesus, que colocava a vida acima de toda e qualquer lei! Já os samaritanos, que eram vistos pelos judeus, como impuros, acolheram Jesus e a sua proposta de vida nova! Eles não tinham o conhecimento das leis, mas viviam a lei maior que é a lei do amor! Vejamos a “Parábola do bom Samaritano”: Lc10,25-37)
A partir do encontro com Jesus, aquela samaritana, sente saciada a sua sede, a partir de então, ela abandona a promiscuidade e   passa a ser missionária do seu próprio povo.  De evangelizada, ela passa a ser evangelizadora, levando a  mensagem de Jesus para o seu povo, um povo, que até então, não conhecia a verdade que liberta! E graças ao seu testemunho, muitos Samaritanos puderam fazer a mesma experiência que ela fez: um encontro pessoal com Jesus! E assim, muitos deles, puderam beber da água vida que verdadeiramente mata a nossa sede!
Num diálogo com uma mulher pagã, Jesus quebra a barreira do preconceito, reafirmando, que o Reino de Deus, não é destinado a um só povo, o Reino de Deus é para todos!
Podemos tirar várias lições desta belíssima narrativa! O encontro de Jesus com a samaritana, foi um encontro de libertação, de transformação, um encontro, que mudou não somente a vida daquela mulher marginalizada, como também, de muitos do seu povo!
Quem faz a experiência de Jesus em sua vida, bebendo da água viva que jorra do seu coração misericordioso, tem a vida transformada, pois somente esta água viva, tem o poder de purificar, de modificar vidas!
Não precisamos sair em busca de outras fontes, se temos ao nosso alcance, esta fonte de água viva que é Jesus! Que esta água viva, que sacia a nossa sede, irrigue todo o nosso ser, transformando-nos em canais desta fonte, possibilitando a outros irmãos, beber também, desta água viva que nos conduz ao imenso oceano de amor que é o coração do Pai.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:https://www.facebook.com/groups/552336931551388/

Um comentário: