.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 8 de março de 2020

“DAI E VOS SERÁ DADO!” – Olivia Coutinho

 

Dia 09 de Março de 2020

 

Evangelho de Lc6, 36-38

 

Estamos vivendo um período forte da liturgia da Igreja, que é a Quaresma. Tempo, em que somos chamados a desacelerarmos um pouco da nossa rotina, afim de que possamos fazer um deserto interior e através de uma revisão de vida, confrontar o nosso comportamento com a palavra de Deus e assim, ajustar os nossos passos nos passos de Jesus.

 No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir Jesus chama a nossa atenção sobre a importância de sermos misericordiosos. Misericórdia é mais do que sentimento, é a compaixão transformada  em ação...

Uma pessoa misericordiosa, sempre descobre e destaca o lado bom das pessoas, ela é incapaz de julgar alguém é uma pessoa que está sempre exercitando o perdão a paciência, a tolerância... O modelo apresentado por Jesus, de quem é verdadeiramente misericordioso, é o próprio Deus que nos perdoa e que é misericordioso conosco que somos muitas vezes, filhos ingratos...

“No catecismo, as crianças decoram as quatorze obras de misericórdia: sete corporais e sete espirituais. As corporais são: dar de comer a quem tem fome, dar de beber a quem tem sede, vestir os nus, dar abrigo aos peregrinos, visitar os doentes e encarcerados, libertar os escravizados e sepultar os mortos. Estas sete obras de misericórdia seguem quase que literalmente o evangelho de Mt25,31-46, onde Jesus diz, o que vai cobrar de nós no Juízo Final. Portanto a misericórdia, se trata de algo sério, fundamental para a nossa salvação.

As obras de misericórdia espirituais são: dar bom conselho, ensinar os que não sabem, corrigir os que erram, consolar os aflitos, perdoar as ofensas, suportar as fraquezas do próximo e orar pelos vivos e falecidos.

“Perdoai e sereis perdoado.” É o que pedimos a Deus no Pai Nosso: Perdoa-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.” Como podemos ver claramente, o perdão que Deus nos dá, é do tamanho do nosso perdão aos nossos irmãos.

“Dai e vos será dado. Uma medida calcada, sacudida e transbordante será colocada no vosso colo.” Jesus usa como comparação, a medida sacudida, ou seja, uma medida bem cheia de grãos a serem vendidas, para nos dizer que assim Deus faz para recompensar as nossas obras de misericórdia.  Quanto mais misericordiosos somos, mais misericordioso Deus é conosco...

Na cruz, Jesus nos deu um grande exemplo de misericórdia: “Pai perdoai-lhes, eles não sabem o que fazem!” E também quando disse a um dos ladrões que estava que estava crucificado do seu lado: “Ainda hoje estarás comigo no Paraíso.

Tenhamos um coração misericordioso, semelhante ao coração do Pai, um coração que acolhe, que perdoa, que alegra  com  o retorno do irmão ao convívio com o Pai. 

 

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho

Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:


Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine.Obrigado pela reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul

    ResponderExcluir