.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 11 de março de 2020

QUANDO IGNORAMOS UM POBRE, IGNORAMOS O PRÓPRIO JESUS! - Olivia Coutinho


 
Dia 12 de Março de 2020
 
Evangelho de - Lc 16,19-31 
A liturgia deste tempo Quaresmal, nos convida a contemplar o rosto de Jesus, no semblante desfigurado dos muitos irmãos esquecidos  nas periferias da vida, ceifados até mesmo do seu direito à vida. 
A desigualdade social, (uns com tanto, outros sem nada) fere o coração de Jesus, como aquela lança, que pelas as mãos de um soldado, perfurou o seu lado.   A palavra  de Deus, dirigida a nós, no evangelho de hoje, mostra-nos,  através de uma parábola, uma realidade que o cristão verdadeiro  não pode conformar: a injustiça social. Não  podemos fechar os olhos diante desta triste realidade que aí está: irmãos nossos, vivendo às margens da sociedade, sobrevivendo das migalhas que caem da mesa daqueles que retém  para si, o que de direito, pertence a todos.
Com esta  parábola, Jesus nos alerta, sobre a importância de cuidarmos dos pobres como que dizendo: “cuidem bem dos pobres, pois são eles, os amigos de Deus, que abrirão as portas do céu para vocês!”
Na parábola, Jesus não cita o nome do rico, somente o nome do pobre, que chamava Lázaro, o que confirma  a sua predileção pelos os pobres, estes, Jesus conhece pelo o nome! Como podemos perceber, na parábola, o rico não chegou a maltratar Lázaro diretamente, o seu pecado, foi ignorá-lo, foi por causa da sua indiferença a um pobre, que ele perdeu a oportunidade de alcançar, através da caridade, a sua vida eterna.
É importante consciencializarmos: Deus não condena os ricos propriamente dito, o que Ele condena, é a não partilha, o mal uso da riqueza, o enriquecimento ilícito às custas do empobrecimento do outro. 
A condenação do rico da parábola, não foi pelo o fato dele ser rico, e sim, pelo o bem que ele deixou de fazer a um pobre. Podemos comparar o rico desta história, com aqueles que detêm o poder e com muitos de nós, que dizemos seguidores de Jesus, mas que na prática, ignoramos os prediletos de Deus, que são os pobres. O Lázaro representa o povo ignorado, o povo sofrido e oprimido, e como existe Lázaros espalhados pelo o mundo afora!
Um outro ponto  que deve chamar a nossa atenção nesta parábola, é que Lázaro, mesmo sendo pobre, sobrevivendo das migalhas que caía da mesa do rico, não reclamava da vida, o que vem nos dizer, que ele tinha total confiança na promessa de Deus, promessa esta, que se cumpriu, com o seu acolhimento no céu! 
O texto, deixa claro, que é impossível transpor o abismo que separa o inferno do paraíso. A ponte que nos liga ao céu, deve ser construída aqui na terra, no aqui e no agora, através de nossos gestos concretos de amor ao próximo, depois da nossa passagem, não há como construí-la.
Não esperemos que o pobre venha até a nós, para que possamos ajudá-lo, a exemplo de Jesus, vamos até ele, certifiquemos de suas necessidades, conheçamos a sua história, demonstremos interesse por ele, e não esqueçamos: a fome do pobre, nem sempre é só de pão, é também fome de amor...
Precisamos aprender a olhar o irmão com o olhar de Jesus, um olhar que não condena, que não apenas constate as suas necessidades, mas que nos leve a fazer algo em seu favor.
Como filhos e filhas do mesmo Pai, irmãos em Cristo, formamos uma só família, portanto, somos corresponsáveis pela vida do outro.  Se o problema do nosso irmão, chegou ao nosso conhecimento não podemos transferi-lo para outros, somos nós mesmos que devemos abraça-lo. Quantas vezes passamos por um pobre e não o enxergamos, pior ainda, é quando o enxergamos, mas para justificar a nossa impassibilidade diante a seu sofrimento, o culpamos de sua pobreza  taxando-o  de preguiçoso, vagabundo, sem nem mesmo conhecer a sua história... 
É bom tomarmos consciência, de que no nosso julgamento final, seremos muito mais cobrados pelo o bem que deixamos de fazer, do que pelo o que fizemos de errado.
O que vai nos salvar, não são as nossas orações bonitas, o símbolos religiosos que carregamos, a quantidade de missas que participamos, e sim, o nosso amor a Deus transformado em serviço, o amor vivido na prática da caridade.
No rosto desfigurado do pobre, está estampado o rosto de Jesus, ignorar estes irmãos,  é ignorar o próprio Jesus.
 FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho


Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:https://www.facebook.com/groups/552336931551388/

Nenhum comentário:

Postar um comentário