Dia 05 Novembro de 2014
Evangelho de Lc 14,25-33
Quantos de nós, passamos pela vida sem vivê-la correndo atrás de uma felicidade ilusória, achando mais cômodo fugir dos problemas do que enfrentá-los, enganando a nós mesmos!
A cada dia, Deus nos oferece uma nova oportunidade para revermos a nossa vida, para assentarmos os nossos passos nos passos de Jesus! A cada amanhecer de um novo dia, é colocada em nossas mãos uma página em branco, na qual escreveremos mais um capítulo da nossa história! O que vamos escreve, vai depender das nossas escolhas, uma coisa é certa: quem coloca Jesus como centro da sua vida, com certeza escreverá uma bela história!
As palavras de Jesus, no evangelho de hoje, são bastantes exigentes! O texto nos diz que grandes multidões acompanhavam Jesus. Mas na sua sabedoria Divina, Jesus sabia que nem todos os que estavam ali, estavam dispostos a enfrentar os desafios do seguimento a Ele! Jesus é contundente, Ele deixa claro todas as exigências deste seguimento. Um seguimento que tem como primeiro passo, o desapego! Desapego tanto das coisas materiais, como também da família e até mesmo da própria vida, o que a princípio pode nos assustar, mas se meditarmos um pouco mais, vamos entender, que o que Jesus quis dizer, é que um seu seguidor, deve colocar este seguimento em primeiro lugar, isto é, não deixar que a família, ou outra coisa, seja empecilho para a sua adesão à Ele!
Colocar Jesus como centro da nossa vida é a certeza de vivermos bem todos os nossos relacionamentos, pois espelhando em Jesus, com certeza, vamos aprender a ser mais flexíveis, a conviver com as diferenças, a respeitar o outro, a amar de forma ordenada, sem aprisionar e sem sermos aprisionados. Eis aí os grandes benefícios de colocarmos Jesus como centro da nossa vida!
O seguimento a Jesus além de exigente, requer sabedoria, planejamento, é preciso fazer cálculos sim, saber o que vamos ganhar e o que vamos perder, afinal, se trata de investir a própria existência na proposta de Jesus! Precisamos estar seguros da nossa opção por Jesus, do contrário, corremos o risco de entrar no seu barco e desistir no meio do caminho, ao primeiro obstáculo, o que seria um grande fracasso em nossa vida!
Não basta ser cristão, é preciso ser discípulo! Existe uma grande diferença entre ser cristão e ser discípulo, ser apenas um cristão, é viver a parte fácil da fé, é gostar de Jesus, ser admirador de suas palavras, é participar assiduamente das missas, do louvor! Enquanto que ser discípulo, é tudo isso e muito mais, ser discípulo, significa comprometer-se com Jesus, abraçar a sua causa, estar com Ele para o que der e vier, é assumir as consequências do seguimento a Ele!
Colocar Jesus como o ponto central da nossa vida, não significa amar menos as pessoas, pelo contrário, quem coloca Jesus como centro de sua vida, ama o outro com mais intensidade, pois é amando Jesus, que amamos o outro, é amando o outro que amamos Jesus!
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Seguir Jesus é muito além de ser cristão 'e ser discípulo , mas um discípulo que seja fiel a esse chamado , é renunciar a si mesmo ,para seguir Jesus , e tenham a certeza que se você fizer essa escolha grandes serão as graças na sua vida. Senhor nos ajude a dizer , e viver o sim de Maria Santíssima !!
ResponderExcluirParabens Olivia Coutinho, Deus proteja...
ResponderExcluir