.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Jesus cuida de nós!-Helena Serpa

3 de Dezembro- Quarta - Evangelho - Mt 15,29-37


Isaías 25, 6-10 – “ a comunhão entre os povos”

No inicio desse período do Advento a liturgia nos abre a perspectiva de refletirmos acerca de um tempo vindouro, mas que se faz presente a cada ano quando nos preparamos para celebrar mais uma vez o Natal de Jesus. A promessa é para todos: a teia em que estavam envolvidas todas as nações e a cadeia que prendia todos os povos será removida; a morte será eliminada, as lágrimas serão enxugadas e o povo não sofrerá mais desonra no dia em que o Senhor se manifestar na Sua glória. O Senhor dará um banquete de ricas iguarias, regado com vinho puro. O Banquete representa a comunhão universal de todos os homens entre si e com Deus. Hoje, nós abraçamos a Salvação de Jesus e já sentimos a manifestação da Sua Presença em nós através do Espírito Santo. Na Eucaristia nós já nos deliciamos com a Palavra e comungamos o Corpo e o Sangue de Jesus como prova do poder de Deus que nos promete uma comunhão eterna. Precisamos ser fiéis e confiantes, porque um dia definitivamente nós também diremos: “Este é o nosso Deus, esperamos nele, até que nos salvou!” Neste tempo de preparação para o Natal, aos poucos o nosso coração é contagiado pela Palavra do Senhor e na medida em que caminhamos vamos nos alegrando e exultando, pela presença entre nós de tão grande Salvador. - O que você tem esperado nos tempos atuais? – Você já se considera participante do banquete? - Como você imagina que seja esse banquete? – Qual seria para você o significado das palavras: ricas iguarias, vinho puro as quais se refere o profeta? – De que a sua alma precisa mais e o que mais você tem buscado? Faça uma reflexão.

Salmo 22 – “Na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos!”

O salmo nos coloca numa perspectiva de ovelhas conduzidas pelo pastor. O pastor é Jesus e não faltará coisa alguma àquele (a) que se deixar governar por Ele. O Senhor sabe o que nos fará descansar, Ele sabe aonde se encontra o alimento para as nossas carências, Ele conhece o caminho mais seguro para nós, por isso, se nos deixamos guiar por Ele, nada haveremos de temer. O Senhor já providenciou tudo de que nós precisamos, portanto, a felicidade e todo o bem haverão de seguir-nos até que habitemos na casa do Senhor que é o nosso destino final.

Evangelho – Mateus 15, 29-37 – “Jesus cuida de nós!”

Na Sua missão de Pastor, Jesus estava atento a todas às necessidades das multidões que O acompanhavam em busca de curas físicas e de conforto para os seus males. Os coxos, os aleijados, os cegos e mudos, assim como também muitos outros doentes eram curados. Porém, Jesus se compadecia também com eles, pelas suas carências materiais. Ele sabia que o povo com fome, apesar de ter sido curado dos males físicos e espirituais, se não comesse, desanimaria e por isso, comentou com seus discípulos: “Tenho compaixão da multidão, porque já faz três dias que está comigo e nada tem para comer. Não quero mandá-los embora com fome, para que não desmaiem pelo caminho”. Assim também Jesus tem compaixão de nós e continua cuidadoso diante das nossas dificuldades e carências e providencia para nós também, hoje, o alimento espiritual e material de que precisamos. Quando buscamos a Jesus e procuramos estar sempre perto Dele, podemos ter a certeza de que as coisas materiais de que necessitamos, assim como também o sustento da nossa alma nos será providenciado por Ele. Ele sabe precisamente qual a nossa fome e o que pode saciá-la. Porém, Jesus quer saber de nós o que podemos oferecer também para alimentar àqueles que estão conosco e nos pergunta: “Quantos pães tendes?” Ele sabe com o que nós podemos contribuir, conhece a nossa capacidade embora seja ela limitada. Não podemos esconder de Jesus os “sete pães e alguns peixinhos” que nós já temos conosco. Às vezes queremos receber tudo de Deus sem esforço nenhum, mas para que os milagres aconteçam na nossa vida,


Helena Serpa

Um comentário: