.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

FÉ COM ESPERANÇA-Alexandre Soledade

3 de Dezembro- Quarta - Evangelho - Mt 15,29-37


Bom dia!
Quem por ventura não se compadeceria de quem muito lutou por algo? “(…) Estou com pena dessa gente porque já faz três dias que eles estão comigo e não têm nada para comer. NÃO QUERO MANDÁ-LOS EMBORA COM FOME, pois poderiam cair de fraqueza pelo caminho”. Ninguém que se abandona nas mãos de Deus voltará para casa sem uma resposta, sem um consolo, uma direção. Preciso então diferenciar algumas coisas sobre o verbete ABANDONAR
Segundo um dicionário na web, abandonar é deixar ao abandono, desamparar, largar, renunciar, entregar-se (…). Aquele povo que veio a procura do conforto de Deus não se importou em levar nada, pois valia tanto aquele arriscar por aquele momento que nem se atentaram ao planejamento, ou seja, arriscaram sem saber se seriam ouvidos ou atendidos.
Domingo reacendemos na missa a vela da esperança em nossas vidas, mas o que abandonar tem haver com esperança? Será que para conseguir algo quero muito preciso me abandonar aos pés da esperança? Será que apenas a fé basta para mudar uma situação, um jeito ou reverter um problema? Mover uma montanha?
“(…) Então os discípulos lhe perguntaram em particular: Por que não pudemos nós expulsar este demônio? Jesus respondeu-lhes: Por causa de vossa falta de fé. Em verdade vos digo: se tiverdes fé, como um grão de mostarda, direis a esta montanha: Transporta-te daqui para lá, e ela irá; e nada vos será impossível. Quanto a esta espécie de demônio, só se pode expulsar à força de oração e de jejum“. (Mateus 17, 19-20)
De fato o que faz mover não é a esperança e sim a fé, mas a fé precisa de um gesto concreto nosso que diz: MOVA-SE! A esperança é o vento que reanima a chama. É aquele sopro que retira a cinza de cima da brasa e que então volta a queimar. A fé pode existir sem a esperança, mas seu tempo de vida é muito menor.
Fé sem esperança?
Sim! Quantas pessoas conhecemos (inclusive nós mesmos) já haviam se dado por vencidas, abandonado a esperança, mas ainda, ao sermos perguntados sobre o assunto, dizíamos: “Já perdi a esperança, mas tenho fé que Deus vai me ajudar”. Quantas pessoas, portanto foram a aquele local atrás de Jesus com esse mesmo sentimento em mente? Não tinham como voltar atrás, pois sem esperança a fé suporta pouco tempo.
Talvez a primeira vela do advento venha soprar a cinza que cobre a nossa fé. Quantos pedidos fiz durante esse ano que não deram certo? Quantas dificuldades passei? Angustias que enfrentei, sentimentos de solidão… Quantas dívidas surgiram, enfermidades que me bateram a porta?
É preciso ficar bem claro: SEM ESPERANÇA A FÉ SUCUMBE!
Quando foram procurar a Jesus, possivelmente a esperança já estava fragilizada, no entanto o abandono de si mesmo, moveu o coração do Senhor ao seu socorro. Da mesma forma que foi preciso dizer a montanha MOVA-SE, foi também preciso buscá-lo com o coração disposto a se abandonar.
Sua esperança se foi? A fé a inda resiste? Mova-se!
Busquemos um coração disposto ao abandono!
Um imenso abraço fraterno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário