.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

O QUE AGRADA A DEUS É O QUE VEM DO CORAÇÃO ! – Olívia Coutinho

 

 Dia 24 de Novembro de 2014
 
Evangelho de Lc 21,1-4
 
          Vivemos numa cultura onde tudo gira em torno das coisas materiais, com isso,  muitos de nós, vamos perdendo o senso  do amor, do valor da fé, da solidariedade, da importância da partilha!
Atraídos pelo visual, não adentramos no interior humano, e assim, vamos avaliando as pessoas segundo os critérios do mundo,  a partir das aparências, do elemento  quantitativo, ou seja, pelo quanto que ela tem, pelo o quanto  que ela doa...
Ainda não aprendemos a acolher e a valorizar os gestos simples, o “pouco”, vindo  dos “pequenos”, tendemos a valorizar somente o que vem dos “grandes”.
 Aos olhos de Deus, a prática exterior, só encontra seu verdadeiro sentido, quando é uma expressão do que realmente se crê e se vive, do contrário, não passam de  práticas vazias que nada significam, pois mostram  o que na verdade não se é, e não se vive.
 De nada adianta os nossos atos externos se eles não retratam o nosso interior!
No evangelho de hoje, Jesus vem nos mostrar, com o testemunho de uma pobre viúva, que não é  no quanto que se doa, que é manifestado o amor  generoso de uma pessoa, e  sim, no espírito da partilha.
Uma doação, para ter valor, tem que expressar  a vontade do nosso coração, do contrário é apenas números que é ofertado  com segundas intenções, muitos, com o objetivo de aparecer. 
Foi o que Jesus observou no templo: enquanto que pessoas ricas depositavam quantias altas, no cofre das ofertas do templo, uma pobre viúva depositou tudo o que tinha para sua sobrevivência, apenas duas moedas. E segundo Jesus, ela doou mais do que os ricos, que doavam o que lhes sobravam.
Os ricos faziam questão de se  mostrarem generosos, enquanto que a viúva fez questão de colocar a sua oferta discretamente.
O olhar de Jesus ultrapassa as aparências,  vai além do visual, Ele vê o interior das pessoas, só  Ele, percebeu o gesto abnegado  daquela  pobre mulher.
Com um gesto de amor concretizado na partilha, ela deixa transparecer a grandeza do seu coração, nos dando um grande exemplo de desapego e de  total confiança na providencia divina.
O exemplo desta viúva em contraposição com a atitude dos doutores da lei, caiu como uma luva para que Jesus pudesse alertar os discípulos sobre o perigo deles  se deixarem iludir pelas aparências.
É importante estarmos atentos  sobre o perigo de não nos deixar levar por uma religiosidade externa que não nos leva ao um comprometimento com o projeto de  Deus,  por não estar vinculada ao coração, fonte de onde brotam as nossas boas ações.
O que verdadeiramente agrada a Deus é o que vem do nosso interior, as práticas superficiais não passam de estampas, de embalagens bonitas e só!
O  texto  de hoje,  nos leva a um questionamento a respeito da nossa vivencia:
Existe coerência entre o que falamos e o que vivemos?
Estamos dispostos à partilhar o que somos e o que temos? 
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho

Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

2 comentários:

  1. Deus continue te abençoando e iluminando. Leio diariamente seu comentários e agora estou no face. Obrigada. meu carinho e orações.

    ResponderExcluir