Dia 18 de Novembro 2014
Evangelho de Lc,19,1-10
Quantos de nós, fazemos questão de dizer que somos seguidores de Jesus, enquanto que na prática, em nada assemelhamos a Ele! Ao contrário Dele, muitos de nós estamos sempre numa atitude de juiz diante do outro, condenando-o sem lhe dar uma oportunidade de rever a sua vida de viver uma vida nova em Jesus!.
Muitas vezes, ao invés de nos tornar caminho de volta para àqueles que se enveredarem pelos caminhos contrários, contribuímos para que eles se percam ainda mais!
Um verdadeiro seguidor de Jesus, não vê o outro como caso perdido, como alguém irrecuperável, pelo contrário, ele acredita que uma pessoa criada à imagem e semelhança de Deus, pode mudar de vida!
A diferença entre o bem e o mal, vista claramente por nós, não faz sentido para Jesus, para Ele, estar em pecado é como estar doente, e o que um doente necessita, não é de um juiz e sim, de um médico, uma vez curada a sua doença a pessoa retoma a sua integridade! É importante conscientizarmos de que nós, podemos ser este médico de almas, um medico a prescrever um só remédio para todos: o amor!
Foi o que aconteceu com Zaqueu, o amor de Jesus, o médico dos médicos o salvou! Zaqueu era um homem de vida errante, que ao sentir-se amado por Jesus, teve a sua vida transformada!
Zaqueu, era possuidor de uma riqueza ilícita, era chefe dos cobradores de impostos, explorava o povo, por isto era muito odiado, e mesmo parecendo ter tudo, ele deixava transparecer que não era uma pessoa realizada, do contrário, ele não teria o interesse de conhecer Jesus, pois a sua riqueza lhe bastaria.
Zaqueu não conhecia Jesus, mas certamente, já havia ouvido falar Dele, o que despertou nele o desejo de conhecê-Lo!
Ao tomar conhecimento de que Jesus passaria pela cidade de Jericó, rumo a Jerusalém, Zaqueu se alegra com a possibilidade de ver Jesus, de ver quem era àquele homem que arrastava multidões! No meio da multidão, ele sabia que não seria possível os seus olhos alcançar Jesus, devido a sua baixa estatura, mas ele não desistiu de realizar o seu desejo, não queria perder aquela oportunidade que poderia ser a única. Disposto a tudo para realizar o seu intento, aquele homem mal visto pelo povo, vence todas as barreiras, corre à frente da multidão, sobe numa arvore, e fica esperando pela passagem de Jesus, não se importando em se expor, em tornar alvo de deboche para o povo! Naquele momento, o mais importante para Zaqueu era ver Jesus!
Jesus ao vê-lo em cima de uma arvore, carinhosamente, convida-o à descer e aí, Zaqueu cai nas redes do amor de Jesus!
A partir de então, Zaqueu tem a sua vida transformada! Ao sentir-se amado por Jesus, ele passou a ver a vida com outros olhos, descobriu em Jesus, o verdadeiro sentido para sua vida! Completamente transformado, aquele homem, abandona a sua vida errante, repara todos os seus erros e se entrega por inteiro à Jesus!
Assim como Jesus chamou Zaqueu pelo nome, convidando-o a descer da arvore, Ele também nos chama pelo nome, nos convida a descer dos pedestais que muitas vezes projetamos para nós mesmos! Todos nós somos convidados a descer destes pedestais pelos degraus da humildade que nos leva à conversão, primeiro passo para o nosso ingresso no reino de Deus!
O chamado de Jesus é extensivo a todos, Ele não faz distinção de pessoas. O que importa para Jesus, é a resposta que se dá ao Seu chamado, pois no coração daquele que aceita o seu chamado, com certeza já houve transformação, afinal, ninguém aceita um chamado de Jesus, sem estar disposto a mudar de vida!
O evangelho que nos fora apresentado hoje, chama a nossa atenção para a importância de termos um coração largo para amar, um olhar de misericórdia para com aqueles que às vezes só precisam de se sentirem amados para retomar o caminho da vida! É sendo amado, que uma pessoa aprende a amar!
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Olívia, como você escreve bem! Você é muito iluminada. Adoro seus comentários, sempre tem algo novo.
ResponderExcluirQue a Sagrada família a abençoe sempre. Abraços! Lourdes