.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 30 de junho de 2013

Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles?-Claretianos



Sábado, 6 de Julho de 2013
13ª Semana do Tempo Comum
Santa Maria Goretti, Virgem e Mártir (Memória facultativa).
Outros Santos do Dia: Domingas de Campania (virgem, mártir), Edana de Polesworth (virgem), Goar de Aquitânia (presbítero), Godeleva de Ghistelles (mártir), Isaías (profeta bíblico do Antigo Testamento), Noyala da Bretanha (virgem, mártir), Rômulo de Fiesole (bispo) e Companheiros (mártires), Sexburga de Ely (viúva, abadessa), Sisoes do Egito (eremita), Tranquilino de Roma (mártir). 
Primeira leituraGênesis 27,1-5.15-29
Jacó suplantou seu irmão e tomou sua benção.  
Salmo responsorialSalmo 134 (135),1-2.3-4.5.6 (R.3a)
Louvai o Senhor, porque é bom.  
EvangelhoMateus 9, 14-17
Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles?
Jesus relativiza o jejum porque, ante a presença do noivo, é tempo de alegria e de festa. Com os provérbios sobre o novo e o velho, Jesus explica que o novo Israel não pode estar fundamentado sobre as velhas bases da ortodoxia judaica, mas sobre os novos mandamentos do amor, da solidariedade e da misericórdia.
A prática do jejum, acompanhado de oferendas e leis, beneficiava especialmente as autoridades religiosas. Jesus se opõe a este tipo de prática, quando não é acompanhada de ações concretas a favor da harmonia, da solidariedade e da equidade familiar ou comunitária.
As experiências religiosas de hoje podem também reeditar o jejum e as oferendas como um caminho para alcançar a salvação, sem olhar em profundidade para a exigência de Deus que é a lealdade ao seu projeto histórico de serviço, generosidade e amor.

Não é somente nos ritos, nos dízimos ou na flagelação individual que Deus se compadece de seus filhos, mas na autêntica maneira de viver, de amar e de servir. Peçamos, pois, a Deus Pai e Mãe da vida, que desperte em nós a solidariedade e o sacrifício a favor dos irmãos mais necessitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário