.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

“NÃO DEIS AOS CÃES AS COISAS SANTAS...” - Olívia Coutinho


25 de junho de 2013
 
Evangelho Mt 7,6.12-14
 
Nesta nossa caminhada  de discípulo missionário, é comum deparamos com situações que nos deixam tristes, como encontrar irmãos nossos, que ainda não conhecem  Jesus! Uns, porque ninguém lhes falou Dele, outros porque já fizeram  opções  por outros deuses: o deus dinheiro, o deus  fama, o deus poder...
Quando fazemos  a experiência de Jesus em nossa vida, passamos a querer levá-Lo aos que ainda não O conhece! A partir de então, passamos de discípulo  à missionário, queremos levar ao outro  o que aprendemos do Mestre! E no desejo de que todos provem desta  água viva que bebemos,  as vezes nos precipitamos,  lançamos a semente do Reino em terras áridas, onde ela não irá germinar, correndo o risco de nos machucar, vendo a  palavra de Deus sendo desprezada.
A  palavra de Deus, não entra em coração fechado!
E Jesus, conhecedor das nossas boas intenções e também  da nossa ingenuidade missionária, nos orienta, na intenção de nos  prevenir contra esses desencontros, que pode  nos desestimular da missão.
 No evangelho de hoje, percebemos mais uma vez, o cuidado de Jesus em instruir bem os seus discípulos, para que eles pudessem superar  todos os desafios da missão. 
Sendo Jesus, o próprio Deus, Ele já sabia por antecipação, das dificuldades e aborrecimentos que os discípulos encontrariam pelo caminho, dificuldades que  ainda hoje, todo missionário encontra.
A  orientação de Jesus, descrita no texto de hoje, à princípio, pode nos soar estranho: não dar aos cães as coisas sagradas, nem jogar pérolas aos porcos. São palavras, que  nos assustam, palavras difíceis de serem compreendidas, mas aos poucos, o Espírito Santo  vai clareando a nossa mente, nos fazendo entender,  o que no fundo, Jesus quer nos dizer com tudo isso! Na verdade, Jesus quer prevenir e  nos orientar sobre o cuidado que devemos ter com o Sagrado!  A  palavra de Deus é sagrada, não deve ser lançada onde ela não será acolhida e se insistirmos, além de nos  machucar, estaremos  perdendo tempo, deixando de semeá-la em terras férteis. O que não quer dizer, que devemos desistir dessas pessoas que não querem acolher a palavra de Deus, pelo contrário  devemos ter para com elas, a paciência  de  Deus, dar tempo ao tempo, quem sabe, esta mesma  pessoa, que hoje recusa a palavra de Deus, um dia abrirá o seu coração para acolhê-la?
 A palavra de Deus não pode ser imposta, ela  deve ser uma proposta para a  pessoa certa, do jeito certo e na hora certa.
Sabemos que é inútil querer levar alguém a converter-se se ela não quer abrir à conversão. A palavra de Deus, só produz frutos no coração de quem a acolhe com total liberdade! Querer forçar alguém a acolhê-la, seria fazer mal uso desta palavra, que é palavra de vida eterna. Por tanto, as coisas santas, com certeza, têm destinatários certos: corações  que as acolhe com o carinho que elas merecem!
Quem faz a opção pela porta estreita, vai encontrar estes e muitos outros desafios pelo caminho,  mas terá a alegria da constante presença de Deus em sua vida!
A porta larga nos oferece inúmeras  opções, o ter o poder o prazer, mas não  nos levará, a felicidade plena, felicidade, que só se alcança, passando pela porta estreita.  
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia
 

Um comentário:

  1. de discipulo a missionário, é isto que temos que ser
    levar Jesus a outras pessoas.
    Que o meu coração seja uma terra boa onde a palavra de Deus possa germinar e dar bons frutos!

    ResponderExcluir